Buscar

AD1 Ciência e Educação 1 2017.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite: 
02/03/2017
NOME: Angélica Velardo dos Santos Bravo
MATRÍCULA: 15112080325
DATA: 24/02/2017
QUESTÕES
O saber popular é um modo comum, usual de conhecer, ou seja, é o conhecimento do povo. Em contrapartida, o conhecimento cientifico é especializado, preciso, verificável e sistemático. Entretanto, estes dois tipos de conhecimentos podem estabelecer conexões quando o saber popular torna-se então validado pelas pesquisas cientificas. Procure em fontes confiáveis (artigos científicos, reportagens de jornais e revistas, páginas de universidades, etc.) quatro exemplos práticos onde o conhecimento cientifico se baseou no saber popular? Cite as referências bibliográficas de cada exemplo relatado.�
RESPOSTAS: Algumas plantras são usadas a muitos anos e outras de uso mais recente, o q	eu acabamos percebendo é que muitas já passaram mpor processos industriais e estão presentes em diversos medicamentos e outras são mais utilizadas sem grande industrialização ou in natura. Exemplo disto são:
https://abrilsaude.files.wordpress.com/2016/10/plantas-medicinais-boldo-do-chile.jpg?quality=85&strip=all&w=620 https://abrilsaude.files.wordpress.com/2016/10/plantas-medicinais-boldo-do-chile.jpg?quality=85&strip=all&w=620
Bibliografia
http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a17.pdf
https://cientificojornalismo.wordpress.com/category/saber-popular-e-senso-comum/page/2/
O Brasil vem enfrentando nos últimos anos (2015,2016 e 2017) uma série de Epidemias que vem assustando a população brasileira. Elabore o quadro comparativo contendo sintomas, modo de transmissão e prevenção das seguintes doenças: Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika. 
RESPOSTA:
	DOENÇAS
	SINTOMAS
	MODO DE
TRANSMISSÃO
	PREVENÇÃO
	DENGUE
	Mais comum: A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início repentino que pode permanecer de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. Dengue Hemorrágica: A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
	A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue.  Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
	Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).
	ZIKA:
	Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.
Observe o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika e busque um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.
	O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus Zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leite materno, assim como por urina e saliva. Conforme estudos aplicados na Polinésia Francesa, não foi identificada a replicação do vírus em amostras do leite, assim como a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível. Também não há descrição de transmissão por saliva. É crescente a evidência de que o vírus pode ser sexualmente transmissível. Em maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o guia interino de prevenção da transmissão sexual do vírus Zika.
	Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 
 Pratique sexo seguro
	CHIKUNGUNYA:
	Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.
	O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. São eles o Aedes aegypti, de presença essencialmente urbana, em áreas tropicais e, no Brasil, associado à transmissão da dengue; e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais, também existente no Brasil e que pode ser encontrado em áreas urbanas e peri-urbanas em menor densidade. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia. O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. São eles o Aedes aegypti, de presença essencialmente urbana, em áreas tropicais e, no Brasil, associado à transmissão da dengue; e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais, também existente no Brasil e que pode ser encontrado em áreas urbanas e peri-urbanas em menor densidade. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia.
	Assim como a dengue, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. Quando há notificação de caso suspeito, as Secretarias Municipais de Saúde devem adotar ações de eliminação de focos do mosquito nas áreas próximas à residência e ao local de atendimento dos pacientes. Assim como a dengue, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. Quando há notificação de caso suspeito, as Secretarias Municipais de Saúde devem adotar ações de eliminação de focos do mosquito nas áreas próximas à residência e ao local de atendimento dos pacientes.
	FEBRE
AMARELA:
	A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os
mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre.
	A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inapetente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.
	Existe vacina contra a febre amarela e ela deve ser tomada 30 dias antes de se viajar para ambientes selvagens ou rurais. A maior parte das pessoas se previne na véspera da partida e, nesses casos, a vacina não tem efeito.
"O organismo leva um tempo para criar anticorpos contra o arbovírus", explica Stefan Cunha Ujvari, médico infectologista. A vacina deve ser renovada a cada dez anos.
Atualmente, o único laboratório nacional produtor dessa vacina é o Bio-Manguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Bibliografia
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao
http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v36n2/a12v36n2.pdf
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-amarela
http://www.saude.ba.gov.br/novoportal/index.php?option=com_content&id=9496&Itemid=17
http://combateaedes.saude.gov.br/pt/tira-duvidas
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_epid_febre_amarela.pdf
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/febre-amarela-transmissao-sintomas-prevencao-e-tratamento.htm
http://www.dengue.org.br/dengue_sintomas.html
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/links-de-interesse/1073-chikungunya/14719-transmissao
http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2016/02/entenda-diferenca-entre-zika-dengue-e-chikungunya
Discuta as concepções de maneira geral equivocadas que tem a população sobre a ciência e o cientista. 
Valor das Questões:
Questões 03 = 2,0 pontos
Questões 01 = 3,0 pontos
Questões 02 = 5,0 pontos
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais