Buscar

Exercicio 1 CITACOES E NOMES DE PESQUISA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade de Rio Verde – UniRV
Núcleo de Disciplinas Comum - Exercício 1 – Data: _________
Nome completo do aluno (a): ________________________________________________
Nome de Pesquisa: ________________________________________________________
Fazer os nomes de pesquisa abaixo:
Carla Mendes Di Souza Bastos ______________________________________________________
Pricila Evelin Carvalho de Souza e Carmo______________________________________________
Sebastião Mendes Sobrinho ______________________________________________________
Vinicius Guimarães Herveling Di Vilares Jr. __________________________________________
Tiago Ornelo, Ricardo Oliveira Neto________________________ __________________________
Escrever um título e 3 palavras-chave para o resumo abaixo :
RESUMO: 
Entre as doenças que incidem sobre a soja, o mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum (Lib) de Bary), também conhecido como podridão-de-esclerotínia, tem se destacado como uma das mais graves. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da cobertura vegetal com palhada de Brachiaria ruziziensis, da aplicação de Trichoderma harzianum 1306 e da interação entre esses métodos na redução da densidade de inóculo de Sclerotinia sclerotiorum, na incidência de mofo-branco e na produtividade da soja. As avaliações foram realizadas entre 2006 e 2008 em Jataí, GO, em lavoura comercial, com média de 136,08 escleródios do patógeno m-2. Em março e outubro de 2006, foram aplicados 0, 0,5, 1 e 1,5 L ha-1 do inóculo de T. harzianum 1306 (2x109 esporos viáveis mL-1) em parcelas cultivadas com e sem B. ruziziensis. Após dessecação da braquiária com glifosato (2,5 L ha-1) e plantio da soja 'M-Soy 6101' sobre 10,1 Mg ha-1 de palhada, verificou-se redução de 98% de apotécios. Nos tratamentos com palhada e 0,5 e 1 L ha-1 de T. harzianum, verificou-se 72,1 e 84,1% de escleródios parasitados a mais, respectivamente. Em 2006/2007, o rendimento da soja 'M-Soy 6101' foi inversamente proporcional à população de apotécios por metro quadrado, porém 7,6% menor nos tratamentos com palha. Na safra 2007/2008, a incidência da doença em soja 'M-Soy 7908' foi menor nas parcelas com palhada e 0,5 e 1 L ha-1 de T. harzianum 1306, aplicados apenas no ano anterior. O biocontrole com T. harzianum 1306 em campo e uso da palhada de B. ruziziensis é eficiente e viável para o controle do mofo-branco da soja em áreas de Cerrado.
Título: _________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Palavras-chave: _______________________________, ______________________________, ______________________________.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WELLINGTON GOMES SILVA NETO; VALTER SOUZA SGARBIERI, VALDEMIRO CARLOS DI MELLO DIAS. Propriedades fisiológicas-funcionais das proteínas do soro de leite. Revista de Nutrição Animal. vol.17, n.4, 2010, p. 397-409. 
CARLOS RODRIGUES MELO; CAMILA MARTINS SOUZA; ELIO NASCIMENTO JR.; DOUGLAS CABRAL TESTI. Fungitoxicidade, atividade elicitora de fitoalexinas e proteção de alface em sistema de cultivo orgânico contra Sclerotinia sclerotiorum pelo extrato de gengibre. Revista brasileira de Agronomia., Jun 2007, vol.33, no.2, p.124-128.
FERNANDA SOUZA BERNARDES; CARLA VIAGGEN; ELIZA ZORNINNI. Indução de resistência sistêmica por rizobactérias em cultivos hidropônicos. Summa phytopathol., Jun 2010, vol.36, no.2, p.115-121.
EXERCICIOS
Fazer uma citação direta com a frase abaixo que fora retirada da referência no. 1, página 128. 
O leite, produto de secreção das glândulas mamárias é um fluido viscoso constituído de uma fase líquida e partículas em suspensão, formando uma emulsão natural, estável em condições normais de temperatura ou de refrigeração. Possui elevado valor nutritivo, sendo o único alimento que satisfaz às necessidades nutricionais e metabólicas do recém-nascido de cada espécie.
Fazer uma citação de citação com a frase abaixo. O documento original é a referência no. 2. O documento que você teve acesso é a referência no. 3.
A alface (Lactuca sativa L.) está entre as dez hortaliças mais apreciadas in natura no Brasil (8). Entretanto, esta cultura apresenta várias doenças dentre as quais destaca-se o mofo branco ou podridão de esclerotínia causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum.
Fazer uma citação indireta com a frase abaixo que fora retirada da referência no. 3, página 119. 
Essas rizobactérias são capazes de produzir compostos como hormônios, antibióticos, enzimas e sideróforos; são classificadas como "rizobactérias promotoras de crescimento de plantas" (RPCPs) seja por modo direto, quando na ausência de patógeno, ou indireto, pela supressão do mesmo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando