Buscar

Atividade 2 História da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01
Esta atividade se refere ao conteúdo das aulas 5 e 6 da disciplina de História da Psicologia e tem o valor de 1,50. Bom trabalho para vocês. 
A data limite para postagem é 23/5/2017
01 - De acordo com BOCK (1996) o movimento humanista teve forte influência das filosofias existenciais e dos fenômenos que a psique pode provocar. Partindo dessa premissa alguns conceitos foram elaborados por Rogers e Perls na teoria da Gestalt para explicar o homem, sendo assim assinale a alternativa correta. (0,75)
a) figura-fundo, percepção da forma e inconsciente
b) figura-fundo, percepção da forma e inconsciente
 c) figura-fundo, percepção da forma e inconsciente e superego
d) percepção da forma e inconsciente
e) figura-fundo, percepção da forma, aqui e agora e contato
Reposta letra E
02 – A Psicologia nasce como uma ciência que estuda o comportamento como o nome de behaviorismo, que surge inicialmente em 1913, e segundo Freire (2014) consiste na ideia do behaviorismo como uma ciência do comportamento. Tal argumento fundamenta-se em fatos específicos que sustentam essa linha de pensamento. A parir disso assinale a alternativa correta. (0,75)
I – A análise experimental consiste na reprodução em laboratório das hipóteses das quais o comportamento pode ser controlado, estimulado, e assim podemos produzir qualquer comportamento com o estimulo correto. Os experimentos iniciarão com Wundt, mas não pararam por ai, Watson e Skinner também o fizeram. Um importante nome nesse movimento e de Ivan Pavlov. 
II – O behaviorismo de Watson fundamenta-se em uma das leis mais famosas do behaviorismo metodológico que é a de Pavlov: o condicionamento clássico, ou o reflexo incondicionado que consiste, tomando as palavras de Furtado (op.cit.:47), "em respostas que são eliciadas (produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente (ex. contração das pupilas quando há luz forte sobre os olhos)” 
III – A base central de Skinner foi sobre a concepção de causas internas para o a conduta humana, ou seja, para ele não são os fatores de dentro do homem que alteram sua conduta, e também se opôs a Watson, principalmente por não entender claramente os seus experimentos. 
IV - O Behaviorismo nasceu de uma crítica às escolas psicológicas como a Psicanálise, e outras abordagens que destacam os termos de mente, e inconsciente, pois isso tornava a Psicologia uma ideia muito vaga e, portanto desmerecia o conhecimento dessa ordem.
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Reposta letra E

Outros materiais