Buscar

Apol 3 Comp Empreendedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Fundamentos de Gestão
De acordo com Oliveira (2009), o pensamento sistêmico é importante, pois as organizações estão envolvidas sob a ótica de alguns aspectos como: as transformações físicas necessárias à fabricação de produtos e prestação de serviços; a comunicação entre agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo às expectativas e necessidades do cliente, e ainda o envolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo.
A partir desse contexto, avalie as afirmações que versam sobre a interação das partes no sistema:
I. Essa interação das partes de um sistema é chamada de sinergia e possibilita o funcionamento do sistema de maneira correta.
II. Quanto mais processos e quanto maior o tamanho, ou seja, o numero de subsistemas, serão necessárias mais pessoas para fazer a gestão.
III. A dinâmica ambiental do sistema, explica que o excesso de sinergia pode provocar falhas em seu funcionamento, levando a desordem.
IV. Um sistema não funciona adequadamente quando ocorre entropia interna, ou seja, a ausência de sinergia.
É correto o que se apresenta em:
Nota: 33.3
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
Você acertou!
A afirmação I está correta porque, a interação gera a sinergia, e por meio dela, o sistema funciona corretamente. 
 A afirmação II está correta porque, quanto maior a fragmentação do sistema (ou seja, o número de subsistemas), maior será a necessidade para coordenar as partes.
 A afirmação III está incorreta porque, excesso de sinergia não tem relação alguma com falhas ou desordem no sistema. A falta dela causa sim, falhas ou qualquer outro tipo de problema no sistema.
 A afirmação IV está correta porque, menciona o entendimento do autor Oliveira (2009) em relação ao conceito de entropia.
De acordo com o conteúdo da Aula 4, Tema 2: Teoria geral dos sistemas, p. 10-11.
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 2/3 - Fundamentos de Gestão
A Teoria da Contingência, desenvolvida com foco na globalização, parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, de forma a enfatizar, na organização do processo administrativo, as variáveis:
Nota: 33.3
	
	A
	tarefas e ambiente
	
	B
	tecnologia e pessoas
	
	C
	pessoas e estrutura
	
	D
	ambiente e tecnologia
Você acertou!
Alternativa correta: D. De acordo com Chiavenato (2004), na Teoria da Contingência a importância se dá sobre o ambiente e a tecnologia, levando em considerações as atividades, os processos, as pessoas e a estrutura.
	
	E
	estrutura e tarefas
Questão 3/3 - Comportamento Empreendedor
Analise as alternativas abaixo, identificado quais são corretas, considerando que o empreendedor atual precisa ter consciência, planejar e agir em prol do desenvolvimento local sustentável:
I- De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade.
II- De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e com sustentabilidade.
III- Um empreendedor sustentável apresenta conceitos de responsabilidade social, ambiental e justiça social.
IV- As organizações como forma de obter matérias-primas com menor impacto ao meio ambiente adotam conceitos como a redução, a reutilização e a reciclagem.
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas. 
 
Nota: 33.3
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “B”. I. De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102), pela filosofia da consciência do desenvolvimento local sustentado não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade, portanto afirmativa correta.
De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e com sustentabilidade. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102), pela filosofia da consciência do desenvolvimento local sustentado não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade, portanto afirmativa incorreta.
III. Um empreendedor sustentável apresenta conceitos de responsabilidade social, ambiental e justiça social. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102), no processo de formação de um empreendedor sustentável devem estar presentes conceitos como de responsabilidade social, ambiental e justiça social, portanto afirmativa correta.
IV. As organizações como forma de obter matériasprimas com menor impacto ao meio ambiente, adotam conceitos como a redução, a reutilização e a reciclagem. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 113), as empresas estão adotando novas ferramentas de gestão, como a redução, a reutilização e a reciclagem baseandose na ecoeficiência. Portanto afirmativa correta. 
 
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.

Outros materiais