Buscar

Revisitando o conceito de resumos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisitando o conceito de resumos
OBJETIVOS
ANNA RACHEL MACHADO EM SEU ARTIGO “REVISITANDO O CONCEITO DE RESUMOS” EXPÕE A NECESSIDADE DE APROFUNDARMOS NOSSA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DOS RESUMOS E TODA SUA ESTRUTURAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE SUMARIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DESTES TEXTOS TÃO IMPORTANTES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA LEITURA.
TAMBÉM CONSIDERA IMPORTANTE RETOMAR POSIÇÕES DA LINGUÍSTICA TEXTUAL (ESTUDO DA ESTRUTURA DOS TEXTOS) NOS RESUMOS, BUSCANDO NOVAS PERSPECTIVAS COM A NOÇÃO BAKHTINIANA DE GÊNERO (A COMUNICAÇÃO HUMANA COM BASE NOS GÊNEROS DO DISCURSO, OU SEJA, NOS DIFERENTES TIPOS DE TEXTO).
TAIS OBJETIVOS SERÃO ALCANÇADOS COM OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE VÁRIOS AUTORES SOBRE O ASSUNTO, BEM COMO AS NOÇÕES DE GÊNERO E O RESUMO DE REGRAS QUE ESTRUTURAM A COMPOSIÇÃO DOS RESUMOS.
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
A AUTORA ELENCA ALGUNS AUTORES E SUA TEORIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE RESUMOS:
COM BRONCKART (1997), ASSUMIMOS A NOÇÃO BAKHTINIANA DE GÊNERO DO DISCURSO, A TEORIA DIZ QUE NO DECORRER DAS ATIVIDADES HUMANAS, ELABORAMOS “TIPOS RELATIVAMENTE ESTÁVEIS DE ENUNCIADOS”.
SEGUNDO BAKHTIN, NOS COMUNICAMOS COM BASE NOS GÊNEROS DE DISCURSO (INDISPENSÁVEIS PARA A COMUNICAÇÃO HUMANA).
PARA SKHNENWLY OS GÊNEROS SÃO VERDADEIRAS FERRAMENTAS DE ESTUDO QUE AUXILIAM E QUE PERMITEM A PRODUÇÃO E A COMPREENSÃO DE TEXTOS. 
		
NOS TRABALHOS DE VAN DIJK (1976) E SPRENGER-CHAROLLES (1980) O PROCESSO DE SUMARIZAÇÃO OCORRE POR UM RESUMO MENTAL DO LEITOR QUE RETÉM AS INFORMAÇÕES BÁSICAS E ELIMINA AS ACESSÓRIAS, CHEGANDO A SIGNIFICAÇÃO BÁSICA DO TEXTO.
AS REGRAS ou estratégias PARA ELABORAR UM BOM RESUMO
compreensão dos gêneros textuais;
a sumarização pelo processo mental do leitor em selecionar e reter o que é mais importante para uma significação básica do texto pretendido;
o apagamento que consiste em selecionar o que é relevante, apagando o que é desnecessário;
a substituição propõe construir com outras palavras as ideias originais do autor, e pode ser feita pela generalização que substitui os nomes de seres, de propriedades e de ações por um termo mais geral (por ex. cães, gatos, coelhos são da mesma classe animal, os mamíferos, o termo geral) e a construção que reelabora informações por associação de significados(por ex. João tomou um táxi, desceu no terminal, comprou uma passagem, esperou e entrou num ônibus rumo ao Sul do país, ou melhor, João viajou.) 
O que diz a autora sobre as pesquisas teóricas dos vários autores 
As pesquisas voltadas para o ensino e aplicação das regras que possibilitam o desenvolvimento e a compreensão da leitura e a capacitação em produzir resumos sempre estão baseadas na noção de gênero, uma ferramenta útil para todo o processo de sumarização, compreensão e elaboração de resumos que proporcionam um trabalho didático mais eficaz.
Essa afirmação pode ser abordada melhor por exemplo, com uma rápida leitura da revista Veja on-line que nos oferece uma grande quantidade de textos ou partes de textos, em seus mais diversos gêneros, que em suas composições há o uso das diversas formas de sumarização.
Revista veja on-line(edição de 24/09/2016)
Grandes Obras de Nietzsche (Nova Fronteira, 608 páginas, 99,90 reais)- três das obras mais importantes do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) estão reunidas no box que chega agora às livrarias. Assim Falava Zaratustra(tradução de José Mendes de Souza), provavelmente o livro mais conhecido, apresenta as bases do pensamento de Nietzsche, explorando os conceitos de super-homem, transmutação de valores, vontade de poder e eterno retorno. O Anticristo (tradução de David Jardim Júnior), como o nome adianta, é um ataque ao cristianismo. Nietzsche não ataca a figura de Cristo ou de Deus, mas sim a religião cristã que, para ele, distorce a realidade e precisa ser combatida. Em um dos capítulos, o filósofo põe à prova da razão os escritos sagrados, atribuindo as falas não a Jesus Cristo, mas sim a padres e pastores cristãos. “’Não julgueis para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados,’ (Mateus 7,1) — Que noção de justiça, de um juiz ‘justo’!…”, comenta o alemão em um trecho. (Veja on-line: http://veja.abril.com.br/entretenimento/imperdivel-lancado-box-com-obras-fundamentais-de-nietzsche/ - 24/09/2016).
Na seção “Veja Entretenimento” uma pequena matéria sobre o livro recomendado como Imperdível. Esse texto pode ser classificado como do gênero resenha e o resumo que nele aparece como uma parte construtiva desse gênero:
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a produção de resumos é importante, sobretudo, para a eficácia do ensino e que todo o processo de sumarização, bem como suas regras e estratégias, são fundamentais para a elaboração, estruturação e organização dos resumos, que dependem do gênero que o texto original pertence.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MACHADO, Anna Rachel. Revisitando o conceito de resumos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. 
Revista Veja on-line. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/entretenimento/imperdivel-lancado-box-com-obras-fundamentais-de-nietzsche/ >. Acesso em 24 de setembro de 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando