Buscar

DISSERTA JACK mais nova (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB 
 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XI
 DISCIPLINA: Gestão Educacional 
 DOCENTE: Jackeline Silva
 DISCENTES: Cledson Souza, Luciane Souza, Naiara Reis
GESTÃO E QUALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A sociedade contemporânea ainda busca se adequar as mudanças oriundas das transformações ocorridas no final do século passado. Estas são tão complexas que se fazem presentes nas escolas até os dias atuais. Transformações essas que continuam ocorrendo na sociedade, porque o tempo não para, e consequentemente a escola deve se adequar à essas mudanças, buscando formas de lidar com essas situações, pois muitas escolas aparentam lidarem com elas. Logo, essas dificuldades que surgiram para a equipe gestora da escola, passou a ter um foco maior na Constituição Federal Brasileira de 1988 que começa a indagar sobre o desenvolvimento de uma gestão escolar de qualidade que garanta a eficácia do processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Para tanto, é necessário considerar nas discussões e planejamentos, os papéis dos profissionais da educação nos dias atuais, as influências da cultura organizacional, e que tipo de gestão é mais adequada para gerir um ensino de qualidade.
O bom funcionamento de uma instituição requer além de um sistema de gestão democrática partitiva, qualidade no serviço prestado por todos os funcionários de maneira que sejam comprometidos sendo necessário agir com competência, onde a construção do diálogo, do companheirismo ético, seja construído pelos profissionais que nela atuam. Sabendo que a escola é um espaço de aprendizagem e exercício da cidadania, para que tenha eficiência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, é relevante ter também na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico, (PPP) além participação dos profissionais da educação da escola (professores e gestores), a participação da comunidade (pais) e outros agentes dos Conselhos Escolares. Como as demandas resultantes das transformações sociais, produzem implicações no sistema escolar, o diretor, entre os profissionais da escola, deverá assumir a sua posição de gestor, para que mediante todas as dimensões do seu funcionamento, o objetivo principal da educação escolar seja realmente alcançado. 
O gestor escolar não é o único agente sensibilizador de uma escola, mas configura-se como um grande mobilizador pedagógico, na medida em que deve oferecer ao corpo docente as melhores condições de trabalho, repercutindo esse encadeamento na organização do seu trabalho com vistas a uma escola de qualidade e consequentemente nos melhores resultados escolares.
A atuação do gestor escolar é fundamental para a organização e planejamento do trabalho pedagógico. É importante que a escola seja atuante e viva, no qual seu foco principal é o aluno. O sucesso escolar é medido pelo desempenho de seus alunos. Se os alunos conseguem aprender cada um no seu ritmo, são assíduos nas aulas, tem capacidade de resolver situações do dia-dia escolar e fora da escola, a escola está cumprindo seu papel e o gestor escolar com certeza está contribuindo para as aprendizagens de todos na escola. Se o aluno sabe ouvir, falar, expressar e defender seus valores, respeitar a opinião do próximo, a escola pode se orgulhar de estar cumprindo seu papel na aprendizagem. Mais do que isso, se a escola oferece uma Educação, independente de raça, credo, classe social, certamente essa é uma escola de sucesso.
 A qualidade no processo de ensino e aprendizagem depende tanto do envolvimento da equipe gestora durante o processo, quanto á formação dos profissionais envolvidos. Sabendo que na sociedade atual são exigidas dos cidadãos a capacidade de operar com criatividade na resolução de conflitos, a formação do professor deve abarcar competências de modo que este atue com responsabilidade, autonomia e flexibilidade, possibilitando o contato do aluno com conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que lhe permitirão participar, como cidadão ativo, ao passo que realiza a leitura critica dos problemas no mundo contemporâneo. Nessa dimensão, o diretor como principal responsável pela instituição de ensino, deve ser um educador antes de assumir a posição de gestor, assim terá conhecimentos pedagógicos específicos para trabalhar na construção de uma escola de qualidade.
Outro fator relevante que implica na tomada de decisão da gestão escolar na melhoria da qualidade da aprendizagem dos sujeitos corresponde às influências produzidas pela cultura organizacional da escola, já que todas as ações do gestor são baseadas nelas. Essas influências são derivadas de fatores sociais, psicológicos e culturais os quais interferem no planejamento das práticas de organização e de gestão, formas de avaliação, formas de convivência, de seus tempos e a espaços, de ritmos, estilos e tipos de aprendizagem. Seu principal foco deve ser de um educador pedagógico, não carregando em sim vestígios do autoritarismo ainda muito presente em algumas escolas. Logo, a escola um lugar pluralizado, de convivência democrática e de exercício da cidadania, para que possa haver qualidade no processo de ensino-aprendizagem, a gestão escolar deverá gerir um modo de organização que possa contemplar a participação individual e coletiva da comunidade escolar na escolha dos parâmetros organizacionais, garantindo mais a integração dos sujeitos com o currículo. 
 Uma gestão escolar de qualidade favorece a aprendizagem eficaz dos alunos, ao passo que é capaz de realizar um bom trabalho com a comunidade. Isto torna a escola reconhecida por sua competência. Neste sentido, a qualidade do ensino varia de acordo com o modelo de gestão utilizada. 
No momento atual, os parâmetros organizacionais dos sistemas de ensino brasileiro estão conduzidos pela gestão escolar democrática, respaldado por lei, a qual tem como meta, o comprometimento de todos os segmentos com o trabalho da escola; reduzindo as relações manipuladoras; através da instalação de um clima favorável ao trabalho e à aprendizagem e ampliando a integração horizontal, em que há a participação conjunta da comunidade escolar nas decisões e conseqüente assunção das responsabilidades, alcançando-se assim a melhoria da qualidade do trabalho escolar.
A sociedade passa por transformações conseqüentemente, que por sua vez, conduzem-nos a buscar respostas e soluções para as necessidades eminentes. No que tange ao ensino-aprendizagem, cabe a gestão escolar buscar e escolher os melhores meios de conduzir este processo de modo que garanta a autonomia dos sujeitos envolvidos. 
Tendo em vista, que mesmo o sistema educacional tendo obtido avanços em alguns aspectos, como aumento de vagas, diminuição do analfabetismo, aumento de escolas, etc. ele ainda precisa melhorar bastante em outros para que o ensino seja satisfatório e garanta aos seus alunos uma aprendizagem significativa e de qualidade que venha formar esses sujeitos de maneira integral para o exercício da cidadania.
Portanto, para que ocorra um processo de ensino-aprendizagem satisfatório e de qualidade, é de fundamental importância que todos assumam seus papéis e suas funções e que os sujeitos inseridos no processo educacional daquela determinada escola participem continuadamente de modo direta e indireto nesse processo e que essa participação seja de maneira dinâmica e interativa que vai além da tomada de decisão, vivenciando todos os desafios que surgem no cotidiano de uma escola. Cujo, gestor seja um acolhedor dando vez e voz as pessoas que envolvidas nesse ambiente.
REFERÊNCIAS: 
PORTELA, Adélia Luiza; ATTA, Dilza Maria Andrade. A gestão da educação escolar hoje: o desafio pedagógico. In: LUZ, Ana Maria de Carvalho; PORTELA, Adélia Luiza (org.). Gestão educacional e qualidade social da educação. Salvador: UFBA, 2007, p. 9-35.
Disponível em: www.proged.ufba.br/biblioteca/Gestão%20Educacional.pdf. Acesso em: 26/06/2017

Outros materiais