Buscar

Doenças Reumatológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doenças Reumatológicas
Doenças reumatológicas são um grupo de doenças que se caracterizam por DOR e RIGIDEZ no aparelho locomotor (articulações e estruturas relacionadas), com as seguintes características: são auto-imunes (formam auto anticorpos que agridem o corpo do paciente), acometem principalmente o tecido conjuntivo, tem evolução crônica e levam a prejuízo da qualidade de vida.
As mais comuns são a Artrite Reumatóide, a Artrite Idiopática Juvenil, a Espondilite Anquilosante e o Lúpus Eritematoso Sistêmico. 
Artrite Reumatóide
Inicia na fase adulta e acomete principalmente as articulações das mãos, punhos e pés. Causa inflamação nestas articulações, podendo evoluir para deformidades.
Artrite Idiopática Juvenil 
Acomete crianças a partir de 2 anos de idade . Afeta principalmente as articulações dos joelhos, punhos, cotovelos e pés. Ocorrem artrites e pode levar a deformidades, com o agravante que o paciente está em fase de crescimento.
Espondilite Anquilosante
Iinicia com inflamações articulares e limitação de movimentos na coluna vertebral e evolui para os membros. Com o avanço pode levar à “postura do esquiador”, deformidade das articulações acometidas.
Lúpus Eritematoso Sistêmico
É uma doença que acomete o tecido conjuntivo das vísceras e vasos sanguíneos, podendo levar ao comprometimento de vários órgãos internos além das articulações.
O tratamento eficaz é médico (medicações adequadas a cada fase da doença) e fisioterapeutico: exercícios para manter ou melhorar os movimentos e a força muscular e orientações para prevenção da piora do quadro e para a convivência com a doença.
Estas doenças não tem cura, mas, podem estabilizar e, seguindo corretamente as orientações do médico e do fisioterapeuta, os pacientes podem conviver normalmente.

Outros materiais