Buscar

FIL.ÉTIC.CIDADANIA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FIL.ÉTIC.CIDADANIA.
Parte superior do formulário
		1 -A Filosofia se desenvolve sob uma perspectiva segundo a qual relaciona diferentes aspectos de um fenômeno a ser investigado. Ao proceder às análises, observa os diversos nuances de um problema, por isso é considerada:
	
	
	
	
	
	
	  Interdisciplinar
	
	
	2 -A Filosofia foi marcadamente um fenômeno grego e que assinalou o surgimento de uma nova maneira de ser de agir na Grécia antiga. Nesse sentido, considerando o conceito de Filosofia, marque a opção que apresenta os elementos caracterizadores desta área do conhecimento:
		
	  A razão, a lógica e o debate.
	
	
	
	
	3 - A filosofia é
		
	 
	Um saber racional que nos leva à uma reflexão sobre a vida cotidiana.
	
4 - Quanto à atitude e modo de pensar é possível afirmar que a Filosofia é, exceto:
		
	 
	Não exige um modo de pensar racional
	
5 -A Filosofia é um saber mais abrangente e, a partir dela são fundamentados e desenvolvidos vários projetos e pesquisas, bem como conhecimentos. A Filosofia utiliza diversos métodos em suas investigações. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses métodos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Argumentação lógica; experiências do pensamento e procedimentos empíricos.
	
	6 - Vimos que a Filosofia não se confunde com Ciência, Religião, Arte, Sociologia ou Psicologia, não se limita à esfera Política, não é História. A Filosofia está na história, pois é produto cultural do homem; um saber do homem situado. A Filosofia busca desvelar as interpretações e limites de cada época. Assinale a afirmativa que explica esta afirmação.
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O conhecimento filosófico se realiza por reflexão. Sua reflexão é radical. A Filosofia é um pensamento sistemático, não é mera opinião.
	
	
	
	7 - O filósofo, amigo do saber, deve dispor de um método a fim de proceder com cautela em sua análise. São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento cuidadoso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também cuidadosa. Este procedimento caracteriza a Filosofia como um saber:
		
	  Rigoroso ou sistemático
	
	
	
8 - Os pensadores gregos foram os primeiros a separar a razão (raciocínio) da fé (crença pura). Com isso, distinguem a Filosofia da religião e da mitologia. Podem ser apontados como fatores que diferenciam a Filosofia da religião, EXCETO:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Explicações baseadas na fé e na crença.
	
	
	
	
9 -Parte inferior do formulário
 Quanto ao surgimento e história da filosofia, é possível afirmar:
R: Corresponde ao nascimento do pensamento racional.
10 - A transição dos mitos para a filosofia levou um certo tempo histórico. Qual elemento fundamental para esta transformação ?
R: O contato com outras culturas.
11 - São condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia:
R: Todas estão corretas
12 - A Filosofia nasceu por si mesma? Nasceu das contribuições orientais? Como surgiu esse modo de proceder que valoriza o pensamento racional? Por que na Grécia? Acredita-se que a Filosofia surgiu de uma mudança de olhar que os gregos desenvolveram a partir do contato com outras culturas, particularmente a cultura oriental. Esse processo foi denominado de:
R: Racionalização
13 - Quanto ao surgimento e história da Filosofia, assinale a alternativa correta.
R: Filosofia com o rompimento do mito e a razão, promovido pelos pré socráticosl. 
14 - Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica (etapa da história da antiguidade grega que se estendeu de finais do século VIII a. C./início do século VII a. C. ao final do século VI a. C./início do século V a. C.), podemos afirmar que:
R: As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade.
15 - Os autores afirmam que a filosofia ¿nasceu grega¿. Isto quer dizer que diferente de outras áreas do saber, nasceu numa região geográfica e num determinado momento histórico. Resulta de uma alteração que os autores denominaram:
R: Passagem da narrativa mítica à narrativa racional.
16 - Os primeiros filósofos inauguraram a Filosofia iniciando uma ruptura ou a separação entre:
R: A filosofia e o pensamento mítico
17 - No que se refere à "dimensão epistemológica" do "mito da caverna" platônico, é possível afirmar que:
R: E - O "mito da caverna" pode ser entendido como uma alegoria que trata das duas formas fundamentais de conhecimento presentes na teoria das ideias de Platão.
18 - Fundador da primeira Academia na Grécia Antiga, considerava que a educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral; deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Defendia que aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar deveriam compor o currículo dos cursos. Ademais, defendia que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens. Este filósofo é:
R: Platão
19 - As indagações fundamentais em torno das quais se configura a ATITUDE FILOSÓFICA ("o que é?", "como é?", "por que é?") devem se mostrar sistemáticas, não se realizando nem ao acaso e muito menos de acordo com preferências e opiniões pessoais.  Assim, no que se refere às relações entre a atitude e a reflexão filosóficas, é possível afirmar que:
R: B - A reflexão filosófica traduz a necessidade de compreensão, por parte da Filosofia, de nossa capacidade de conhecer e de pensar.
20 - O dito comum ¿ a barba não faz o filósofo¿ expressa uma ideia interessante sobre a Filosofia e o sentido do pensamento crítico. Marque a opção que apresenta, sob a ótica filosófica o referido dito comum.
R: O que faz o filósofo é a qualidade de sua reflexão
21 - A contribuição mais significativa da Filosofia é, sem dúvida, a reflexão e seu compromisso com a alteridade. Portanto, a Filosofia não é um saber distante do mundo da vida, mas uma postura crítica diante dos dilemas que precisamos enfrentar em nossa existência. Por isso podemos afirmar que a filosofia nos ajuda a organizar as ideias.Isso só é possível,porque a filosofia é:
R: Postura crítica
22 - Numa importante passagem da obra República, Platão, revela a íntima relação entre Filosofia, diálogo e autonomia do pensar. Trata-se do mito da caverna, em que Sócrates relata uma estranha história de homens prisioneiros, desde o nascimento, no interior de uma caverna.
R: O mito desvela o ser humano como prisioneiro de ideologias
23 - A diferença entre os sofistas, de um lado, e Sócrates e Platão, de outro, é dada pelo fato de que os sofistas aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e trabalham com elas para produzir argumentos de persuasão, enquanto Sócrates e Platão consideram as opiniões e as percepções sensoriais, ou imagens das coisas, como fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade (fonte: IF/MT ¿ 2015 com adaptações). Com base nessa afirmativa, assinale a opção CORRETA.
R: Os sofistas eram considerados por Sócrates e Platão, como os algozes dos prisioneiros no mito da caverna.
24 - Para Platão, a filosofia é uma forma de saber que possui um caráter essencialmente: (Fonte: SEEDUC - RJ - CEPERJ ¿ 2015, com adaptações)
R: reflexivo
25 - Investigar o que significa ética é um desafio! Não obstante seja muito mencionada, a ética é mal compreendida pelo senso comum. Sabemos que não se confunde com a moral porque:
R: A ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito da conduta humana em sociedade.
26 - A partir desta expressão: Aos amigos tudo, aos inimigos a lei, considere as afirmativasabaixo e marque a correta.
R: Estão presentes questões sobre ética e moral nesta expressão.
27 - Em um pequeno livro denominado ¿A filosofia explica as grandes questões da humanidade¿, editado pela Casa da Palavra (RJ) e pela Casa do Saber (SP), Clovis de Barros Filho e Júlio Pompeu iniciam o capítulo sobre este tema nos dizendo que falar sobre ética encontra-se referenciado a um conjunto de reflexões que se faz quando é preciso reconhecer a melhor maneira de viver e de conviver, o que, todavia, não significa dizer que "ser ético" implique na obtenção de um "passe livre" para a felicidade. Assim, no que tange a uma possível "definição"/caracterização do que pode ser entendido como ética, podemos afirmar que:
R: A -ÉTICA é uma área de concentração de origem filosófica que tem por fim estudar, refletir o sentido do agir humano, ela enquanto matéria filosófica busca compreender em que medida um ato é justo ou não, uma intenção é virtuosa ou não, ou mesmo em que consiste a virtude.
28 – O sentido prescritivo da ética significa que:
R: a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres
29 - Estudamos que a ética possui caráter científico, por isso, trabalha com conceitos supostamente universais. E, a moral, associa-se a uma realidade histórico-concreta. A concepção que entende as questões morais como questões de gosto é denominada de:
R: Relativismo
30 - Conviver é indispensável para os membros de uma sociedade. Pensar sobre ética neste contexto é igualmente inadiável. Assim, sendo a ética, um dos objetos de estudo da Filosofia, podemos dizer que são equívocos das sociedades contemporâneas quanto à inobservância da ética, exceto:
R: Preocupar-se com a cooperação e cultura.
31 - Há diferentes olhares sobre o conceito de ética e, neste ponto, pode-se dizer que o sentido reflexivo da ética:
R: envolve as teorias ou concepções éticas.
32 - A ética e a moral representam respectivamente?
R: Caráter; padrões de comportamento social
33 – Para Aristóteles a ética e a política:
R: São consideradas ciências práticas
34 - A teoria aristotélica do justo meio termo implica que:
R: a excelência se encontra num certo ponto intermediário entre o excesso e a falta.
35 - Para Aristóteles a ética não se relacionava:
R: Irracionalidade
36 - No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que:
R: A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos.
37 - Aristóteles escreve duas obras importantes para seus discípulos. A primeira é a Ética a Nicômaco que investiga os aspectos morais das ações humanas etc., ao passo que a segunda, a Política, examina as instituições políticas para os fins da associação dos homens em comunidades. Nesse caso, assinale a alternativa que, corretamente, corresponda às finalidades da ética e da política:
R: A ética visa o homem virtuoso, enquanto a política visa o bom cidadão.
38 - Para Aristóteles, justiça e vida boa estão interligadas, o que nos oportuniza pensar em vida boa de uma maneira muito diferente do que o senso comum brasileiro entenderia como tal. E o que isso significa?
R: Viver na excelência moral
39 - O modelo de ética denominado ¿ética das virtudes¿ ou ética finalista¿, e que representou o que hoje consideramos como o paradigma ou modelo da ética dos antigo. Foi elaborado por qual filósofo?
R: Aristóteles 
40 - A excelência moral é (...) um meio-termo entre duas formas de deficiência moral, uma pressupondo excesso e outra pressupondo falta (...). Sua característica é visar às situações intermediárias nas emoções e nas ações (Aristóteles. Ética a Nicômaco). A partir do trecho acima, é INCORRETO afirmar:
R: A sabedoria prática, para Aristóteles, consiste em evitar o meio-termo em todas as nossas ações.