Buscar

resenha primeiro texto Márcia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Grasiele Alvarenga Gomides - Faculdade Pitágoras
Estágio Básico III- Prof: Márcia Caixeta 
Um lugar hierarquizado para recursos humanos: Cinco sugestões para que o departamento de RH cumpra uma função estratégica.
Gary Kaufman
“Um lugar hierarquizado para recursos humanos: Cinco sugestões para que o departamento de RH cumpra uma função estratégica” (New York Times Syndicate, 2007, 2 páginas), do autor Gary Kaufman*, traz um conjunto de idéias e sugestões para que o departamento de Recursos Humanos deixe de ter programas tradicionais e possa programar recursos que venham a evidenciar um rendimento da organização.
Kaufman, diz ter 34 anos de especificidade nessa área e pôde constatar que a maioria dos departamentos de RH, estão envolvidos em lutas de poder, programas muito complicados e variados projetos especiais	, sendo que essa culpa não é apenas do setor de RH, mas sim da falta de liderança dos executivos seniores, que tem por função comandar os diversos departamentos, para assim cumprir os objetivos da empresa. Com isso o autor cita cinco passos para melhorar o rendimento de uma organização.
O primeiro que se destaca é o de formular missões claras; sendo que a missão do departamento de RH deveria destacar a responsabilidade pelos resultados do negócio.
O segundo se refere a desfazer-se das distrações; que é delegar para terceiros as tarefas laboriosas como as pesquisas de salários e benefícios, e colocar o foco em atrair, motivar e reter os melhores funcionários.
A terceira sugestão baseia-se em avaliar os conhecimentos técnicos. Verificando que as pessoas de RH estejam atualizadas com as últimas tendências em sua área e que leiam revistas especializadas pertinentes; e garanta que esse conhecimento seja aplicado em benefício da empresa.
Quarta sugestão é encontrar o líder apropriado. Se a pessoa tem um bom departamento de RH, então tem que promover um funcionário com alto potencial ao posto de gerente.
Quinta e última sugestão são de fixar as responsabilidades do gerente de RH. Não aceitar a quantidade de vagas cobertas ou de horas de capacitação como indicadores de sucesso. Exigir indicadores que reflitam o sucesso do negócio como vendas, receitas, ganhos, produtividade, taxa de retenção de clientes, entre outros.
Kaufman, afirma que ao efetivar esses cinco passos no departamento de RH é garantido a melhoria e rendimento da organização, deixando de lado programas habituais e elaborando programas que elevam os resultados, tanto em benefícios de salários com os ganhos, quanto no recrutamento de seleção buscando captar a concorrência.

Continue navegando