Buscar

Prova Discursiva Legislação Aplicada e Direito do Consumidor (SIMULADO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Legislação Aplicada e Direito do Consumidor
A sociedade brasileira encontrou sua forma de expressar suas necessidades básicas para uma Vida Humana Digna, e a expressou na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6o. Como fruto da dinâmica social e das lutas dos movimentos sociais, no ano de 2000, através da Emenda Constitucional nº 26, de 14/02/2000, recebeu o acréscimo do direito à moradia. Em seu art.6º, elenca um rol de direitos sociais, cite 06 direitos apontados pela CF/1998.
	(
Educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção a maternidade e a assistência aos desemparados . 
Questão 2/5 - Legislação Aplicada e Direito do Consumidor
Sobre o Direito Empresarial, analise e responda:
A atividade empresarial é o novo nome atribuído à antiga atividade comercial (comércio). Só se observa quando há relação direta entre o consumidor e o fornecedor, desde que o fornecedor explore o produto ou a atividade colocada à disposição do consumidor profissionalmente e visando a lucro (BRANCHIER E TESOLIN, 2006, p. 332).
E dentre as formas que pode o empresário escolher para exercer sua atividade, discorra sobre a individual e societária:
	(A forma individual é exercida direta e exclusivamente pelo empresário, por sua conta e risco. Forma individual – empresário Primeiramente, para que o empresário possa exercer legalmente a sua atividade profissional, é obrigatória a sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial ou mediante convênio firmado com a Prefeitura Municipal) no local de sua sede. Podem exercer a atividade empresarial todos aqueles que forem plenamente capazes e legalmente desimpedidos. Regra geral, de acordo com o novo CC, o cidadão alcança a plena capacidade aos 18 anos de idade. São considerados legalmente impedidos, tanto pela CF e LC quanto pelos estatutos e regimentos regulamentadores, os governadores dos estados; os deputados e os senadores; os militares da ativa das três armas; os magistrados vitalícios; os juízes; os empregados da Fazenda em geral; os falidos; os corretores e os leiloeiros; os médicos (na exploração de farmácia); os funcionários públicos federais, estaduais
Questão 3/5 - Legislação Aplicada e Direito do Consumidor
José das Couves, efetuou a compra de um aparelho de som da marca BomSom na Loja BoaVenda. Ocorre que 05 dias depois o aparelho parou de funcionar, sem qualquer motivo aparente. Seu aparelho foi consertado e, passados mais 10 dias parou de funcionar novamente.Em face de quem José pode efetuar sua reclamação? Ele terá direito a um novo reparo no produto adquirido? Justifique.
	(
 
RESPOSTA: A reclamação poderá ser efetuada em face da Loja BoaVenda que comercializou o produto ou em face da empresa BomSom que fabricou o produto. Sim, ele terá direito a um novo conserto porque o prazo para reclamação se reinicia a cada vez que o defeito se manifesta.
Questão 4/5 - Legislação Aplicada e Direito do Consumidor
Sobre o direito de agir: Prescrição e decadência responda: 
A prescrição e a decadência são institutos jurídicos que possuem o objetivo de manter a paz social, tranqüilidade da ordem jurídica e estabilidade das relações sociais, isto é, o direito não pode ser exercido eternamente e a qualquer tempo pela parte.
Explique no que consiste a decadência de um direito:
	(A decadência é a extinção do direito pela inércia do titular, quando a eficácia desse direito estava originalmente subordinada ao exercício dentro de determinado prazo, que se esgotou, sem o respectivo exercício.
Questão 5/5 - Legislação Aplicada e Direito do Consumidor
Segundo Branchier e Tesolin (2006):
Os direitos fundamentais são prerrogativas que os indivíduos têm em face do Estado Constitucional, em que o exercício dos poderes soberanos do Estado não pode ignorar um limite para as suas atividades, de modo a não invadir a esfera de proteção jurídica do cidadão.
Neste sentido responda: o que visam os Direitos Sociais?
	(São aqueles que visam possibilitar uma igualização de situações sociais a fim de possibilitar melhores condições de vida aos menos favorecidos. Dividem-se em direitos dos trabalhadores e direitos coletivos dos trabalhadores. Por fim, importa destacar que todas essas garantias são realmente asseguradas e consideradas de grande importância na manutenção do sistema democrático de direito. Tanto é assim que estão todas previstas nos incisos do art. 5º, o qual se constitui em cláusula pétrea, ou seja, não pode ser alterado nem mesmo por emenda constitucional.

Outros materiais