Buscar

TIPOS DE CORROSAO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Tipos de Corrosão
*
*
Na Corrosão uniforme ou por ataque generalizado a velocidade de corrosão é aproximadamente igual em toda a superfície do metal. É possível controlar este tipo de corrosão mediante utilização de revestimentos protetores, inibidores ou por proteção catódica (ver adiante).
*
A corrosão galvânica ou de par bimetálico ocorre devido à acção de uma pilha de corrosão - contacto entre dois metais. Como exemplo temos os ligadores bimetálicos Al/Cu para redes de baixa e alta tensão.
O metal mais nobre não corrói e o mais activo sofre corrosão. Este fenómeno é utilizado em certos casos para proteger os metais. É o caso do aço recoberto com uma camada de zinco (aço galvanizado) Quando a camada de zinco sofre por exemplo uma ranhura, o aço passa a estar em contacto com o electrólito, formando o par aço – zinco, uma pilha em que o ânodo é a camada de zinco e o aço é o cátodo.
Outro exemplo é o da folha de estanho (folha-de-flandres) usada em latas para refrigerantes e em embalagens para conservas alimentares.
*
Corrosão por pites – trata-se de uma corrosão localizada, manifestada por cavidades (perfurações de pequeno diâmetro) na superfície do metal. O catodo e o anodo encontram-se claramente separados. O anodo situa-se no interior da cavidade enquanto a superfície circundante funciona como catodo. Um recipiente de ferro pode ser coberto com estanho (ferro estanhado). Enquanto a camada está intacta não há corrosão. 
*
Corrosão por pites
*
Corrosão por pites
*
Corrosão por pites
 Imagem de microscopia eletrônica de varredura de um pite em aço inoxidável 
*
Corrosão por pites
Causas iniciais
 	A corrosão por pites pode ser iniciada por um pequeno defeito de superfície, como um arranhão ou uma alteração local na composição, ou um dano à camada protetora. Superfícies polidas mostram maior resistência à esta corrosão.
	Para um material livre de defeitos, ”perfeito”, a corrosão por pite é causada predominantemente pela química do ambiente em que este se encontra, o qual podem conter espécies químicas agressivas como o íon cloreto. Cloreto é especialmente prejudicial para o filme passivo (óxido), com o que a corrosão por pites pode iniciar o ataque ao óxido.
*
Corrosão por pites
*
Corrosão por pites
Conformações
	A corrosão em pites apresenta diversas configurações em seu crescimento dentro do metal. A forma da corrosão por pites só pode ser identificada através de metalografia, onde uma amostra corroída é transversal e a forma, o tamanho e a profundidade da penetração pode ser determinada. 
*
Corrosão por pites
	A ASTM-G46 tem uma tabela de padrões visuais para sua classificação.
*
	A corrosão em fendas (crevice corrosion) ocorre no interior de fendas ou frestas, por exemplo em juntas de vedação, rebites e parafusos, discos e válvulas, etc. Estas situações são propícias à existência de líquidos estagnados potenciando a corrosão.
*
Corrosão em fendas
*
Corrosão em fendas
*
Corrosão em fendas
*
A Corrosão intergranular ocorre devido à difusão de espécies químicas até aos limites de grão em estruturas metálicas provocando fissuras. Como exemplo temos a difusão de carbono em aços. Estas fissuras podem crescer subitamente dando origem a falhas catastróficas dos materiais.
Limites de grão agem como ânodos.
Contornos de Grão (CG)
 •Impurezas 
•Enriquecimento e/ou empobrecimento de elementos de liga 
•Precipitação de fases
*
Corrosão intergranular
*
CORROSÃO ASSOCIADA A TENSÕES MECÂNICAS
Corrosão sob tensão (CST) 
•Causada pela ação simultânea de: 
	(1) tensões de tração (aplicadas e/ou residuais) e
	(2) meio corrosivo (específico)
•A CST provoca formação de trincas que podem levar à ruptura do material
•Na indústria de processos químicos ela é uma das principais causas de falhas em serviço. 
*
CORROSÃO ASSOCIADA A TENSÕES MECÂNICAS
Erosão-corrosão:
•ação combinada e simultânea de ataque eletroquímico e de erosão 
•A erosão se deve ao movimento do fluido. Quanto maior a sua velocidade, maior é o dano provocado 
•Nas curvas o dano é maior, devido ao aumento do atrito do fluido com a superfície do metal. 
Perfuraçãoporerosão-corrosãoemumcotoveloquepertenciaaumalinhadecondensaçãodevapor.
*
CORROSÃO ASSOCIADA A TENSÕES MECÂNICAS
*
CORROSÃO ASSOCIADA A TENSÕES MECÂNICAS
*
CORROSÃO ASSOCIADA A TENSÕES MECÂNICAS
*
Corrosão alveolar
	A corrosão ocorre na superfície metálica, produzindo sulcos ou escavações – semelhante a alvéolos (que apresentam fundo redondo e profundidade, em geral, menor que o seu diâmetro). 
	Quando o desgaste provocado pela corrosão se dá sob forma localizada, com o aspecto de crateras. 
	É freqüente em metais formadores de películas semi protetoras ou quando se tem corrosão sob depósito, como no caso da corrosão por aeração diferencial.
*
Corrosão alveolar
Exemplos de Corrosão Alveolar Generalizada em Tubos
*
Corrosão Galvânica
Ocorre quando dois metais de composições químicas diferentes e em contato mútuo são expostos a um eletrólito.
Nesse meio específico, o metal menos nobre (o mais reativo) sofrerá corrosão,e o metal mais nobre será protegido contra ela.
A proteção catódica com anodo de sacrifício é um caso de corrosão galvânica. A proteção catódica fornecida por revestimentos anódicos em falhas é também um caso de corrosão galvânica.
*
Corrosão Galvânica
	Este tipo de corrosão será tão mais intensa quanto mais distantes forem os materiais na tabela de potenciais eletroquímicos, ou seja, em termos de nobreza no meio considerado.
	Outro aspecto importante é a presença de íons metálicos no eletrólito, quando estes íons forem de materiais mais catódicos que outros materiais onde venham haver contato, poderá ocorrer corrosão devido a redução dos íons do meio com a conseqüente oxidação do metal do equipamento ou instalação.
*
Corrosão Galvânica
*
Corrosão Galvânica
*
Corrosão Galvânica
*
Corrosão Galvânica
Corrosão de prego de aço envolvido por um fio de cobre
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais