Buscar

PORTFÓLIO - LICENCIATURAS MÓDULO B – FASE II ANO 1 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
ABC Autismo: Tecnologia que auxilia na alfabetização de crianças autistas
 O App vem fazendo um enorme sucesso, além de ser eficaz é gratuito.
Por: Djúlia Britto (RU 1504063) e Jane Silva (RU 496844)
Polo – Goianésia- GO
Data: 21/08/2017
Fonte: Google imagens 
A tecnologia está cada vez mais presente nas relações e no dia a dia do brasileiro. As relações interpessoais se adaptaram a esse novo modo de se comunicar. Porém, não é apenas nesse campo que a inovação ganha espaço. Atualmente, tecnologia e educação tem andado lado a lado de modo a auxiliar e aumentar o modo de aprendizagem, possibilitando autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência.
Outro ponto muito importante da junção entre tecnologia e educação são os aplicativos implantados no ensino. Eles oferecem recursos que agilizam tarefas e ajudam no processo de aprendizagem. O uso desses dispositivos tem a função de conciliar tecnologia, inclusão e educação a fim de melhorar o desenvolvimento em sala de aula.
Exemplo disso é o da professora Anna Maria Dourado da rede de ensino infantil Professor Darcy, que vem conciliando bem uso de apps com alunos que apresentam autismo. A mesma trabalha na aera de inclusão há 15 anos, e há dois anos começou a utilizar a ferramenta e conta como o aplicativo ABC Autismo tem ajudado na alfabetização de crianças com transtorno de desenvolvimento. “Navegando na plataforma do Play Store, me chamou atenção e resolvi baixar o aplicativo ABC Autismo para teste com meus alunos e eles adoraram hoje seu uso é frequente aqui no colégio”.
Os alunos tem idade entre 4 e 9 anos. A professora de língua portuguesa tem a aprovação da diretora e dos pais das crianças “Achei a ideia ótima, ate porque, nos pais podemos acompanhar o uso em casa, além de ser uma ferramenta de fácil acesso, mantem nossos filhos focados, nada melhor que fazer da tecnologia um canal de aprendizagem” diz o pai do Arthur que foi diagnosticado com autismo quando tinha 3 anos de idade. 
 De acordo com a neuropediatra Carla Leite, o aprendizado de português de crianças autistas é bem diferenciado, pois pode haver uma dificuldade para a criança entende-lo. “Tem crianças que não se alfabetizam porque não conseguem prestar atenção nas letras ou memorizar as palavras’’
 Arthur usando app em sala de aula Fonte: Foto arquivo 
Uso e vantagem do ABC Autismo são diversos, pois seu uso é prazeroso devido facilitar a compressão com certa autonomia, fácil de usar mantendo o foco da criança.
Apesar de ser bastante eficaz, a médica faz um alerta sobre uma pequena desvantagem. “Para o uso de uma aprendizagem mais sólida, eu acho que tem chance de melhorar a aprendizagem se forem introduzindo mais módulos no jogo, com graus de dificuldades maiores”, avaliou. 
1 em cada 50 crianças do mundo sofrem de autismo, segundo os dados mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estado Unidos, sendo que, no Brasil, cerca de 90% dos casos não recebem o devido diagnostico da doença, algo que, sem duvida, atrapalha no tratamento, educação, etc. O autismo pode envolver dificuldades de socialização, atraso da linguagem, além, de comportamentos que dificultam o processo de aprendizagem e convivência.
Para isso aplicativo ABC Autismo foi desenvolvido com o objetivo auxiliar no processo de aprendizagem de crianças autistas por meio de divertidas atividades. As atividades apresentam 4 níveis de dificuldades com todas as tarefas utilizando fundamentos na metodologia TEACCH. Ao longo do jogo, a criança vai coletando estrelas e se divertindo enquanto aprende. O app pode ser utilizado em celulares e tabletes com Androide, e é baixado na loja Google play gratuitamente.

Continue navegando

Outros materiais