Buscar

Dumont Louis - o Individualismo

Prévia do material em texto

Dumont Louis: Ensaios sobre o Individualismo
Palavras-chaves: Individualismo, holística, Igreja Católica, Calvino.
“Há qualquer coisa de individualismo moderno presente nos primeiros cristãos e no mundo que os rodeia, mas não a trata exatamente do individualismo que nos é familiar” (Pág. 34)
“Na realidade a forma antiga e a nova encontram-se separadas por uma transformação tão radical e tão complexa que foram necessários não menos de dezessete séculos de história cristã.” (Pág. 34)
“O homem é um indivíduo-em-relação-com Deus, que significa para o que nos interessa, um indivíduo essencialmente fora do mundo” (Pág.36)
“O valor infinito o indivíduo é ao mesmo tempo o rebaixamento, a desvalorização do mundo tal como é: Afirma-se um dualismo estabelece uma tensão construtiva do cristianismo e que atravessaria toda história” (Pág.40)
“Em termos sociológicos, a emancipação do indivíduos por uma transcendência pessoal e a união do indivíduo fora do mundo numa comunidade que caminha na terra mas tem o seu coração no céu talvez seja uma formula aceitável para a definição do cristianismo” (Pág.41) 
“Que o reino terrestre sirva o reino celeste.” (Pág.49)
“Com a reivindicação um direito inerente ao poder político é introduzido uma mudança na relação entre divino e o terreno: o divino pretende agora reinar sobre o mundo por intermédio da igreja e a igreja torna-se mundana num sentido que até então o não era” (Pág.59)
Com Calvino a dicotomia hierárquica que caracterizava o nosso tempo de estudo chega ao fim. O elemento mundano antagônico, ao qual até então o individualismo devia dar algum lugar, desaparece inteiramente na teocracia de Calvino” (Pág. 62)
“O indivíduo está agora no interior do mundo e o valor individualista reina sem restrição nem limitação” (Pág. 62)

Continue navegando