Buscar

RESUMO - AULA 06 – A ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS


Continue navegando


Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL – AULA 06 – A ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS
Recursos Naturais
Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil.
Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso.
Recursos naturais e economia interagem de maneira bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável.
Exemplo dessa situação é o álcool que, antes da crise do petróleo de 1973, apresentava custos de produção extremamente elevados diante dos custos de exploração de petróleo.
Hoje, no Brasil, o álcool ainda pode ser considerado um importante combustível para automóveis, além de ser um recurso natural estratégico e de alta significância pela possibilidade de renovação e consequente disponibilidade.
Finalmente, algo se torna um recurso natural caso sua exploração, processamento e utilização não causem danos ao meio ambiente.
O fato de não ter sido levado em conta a questão ecológica nas últimas décadas, gerou aberrações. O uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais é um triste exemplo.
Podemos citar o chumbo e o mercúrio que, dependendo das concentrações utilizadas, chegam a causar a morte de seres humanos.
Entretanto, os fazendeiros, visando ao aumento de seus lucros imediatos, colocam o número máximo de cabeças de gado neste pasto, uma vez que o campo é comum a todos.
O resultado dessa atitude é a depleção de um recurso, que era renovável, até níveis que inviabilizam sua renovação.
Por isso começamos a falar em Ética Ambiental. Assim, no mínimo, dirimimos os problemas gerados pela má administração do nosso planeta. 
A partir da Revolução Industrial, o crescente número de indústrias e a aglomeração da população nos grandes centros provocou sérios problemas de poluição do ar, da água e do solo.
Entendendo a cultura ambiental no Brasil
Em 1973, para nos livrar de tal acusação e para dar uma satisfação à opinião pública, criamos uma autarquia, subordinada ao Ministério do Interior, para cuidar da conservação do meio ambiente e do uso racional dos recursos naturais, a Sema - Secretaria Especial do Meio Ambiente. 
A ética na proteção do meio ambiente
“É imprescindível que além das normas incriminadoras coexistam a fiscalização, a aplicação efetiva e consciente da população sobre a importância de preservar e tutelar esse recurso natural, enquanto não sobrevier este conjunto continuar-se-á a observar a impunidade e o aumento de animais em extinção”.