Buscar

AV de Fundamentos da Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201301852937 (AG) » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	EDUARDO ALVES MENDONCA
	Turma: 9031/AB
	Data: 31/05/2014 08:10:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201301983703)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Segundo Pierre Clastres, algumas sociedades "primitivas" mostram a importância por elas atribuída ao ingresso dos jovens na idade adulta através da instituição dos ritos de passagem. Os Guaiaqui, por exemplo, provocam sofrimentos físicos em seus jovens do sexo masculino, em rituais deste tipo, a fim de que se tornem homens. Segundo Clastres, esse ritual é uma pedagogia que vai do grupo ao indivíduo, da tribo ao jovem. Os corpos dos jovens, segundo a visão do autor, são marcados, mediatizando a aquisição de um saber e esse saber é inscrito nos corpos". Frente às considerações acima, explique o ritual descrito de acordo com os pressupostos teóricos da Antropologia Cultural.
		
	
Resposta: É uma tipo de cultura da tripo, pois sem esse ritual o jovem não poderá entrar na tribo.
	
Gabarito: O aluno deve trabalhar, em sua resposta, os conceitos de cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, levando em conta o approach antropológico da relativização dos costumes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302173110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o nome do método de abordagem da vida social, elaborado por Marx, cuja as relações materiais que os homens estabelecem entre si, o modo como produzem os seus meios de vida, formam a base de todas as suas relações?
		
	
	Darwinismo historico.
	 
	Materialismo Histórico.
	
	Análise histórica.
	
	Metodologia histórica.
	
	Racionalismo histórico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302166834)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Várias são as ciências que compõem as chamadas ciências sociais. São elas: Assinale abaixo a alternativa que completa a afirmação de maneira correta:
		
	
	Psicologia; História e Antropologia;
	
	Sociologia, Matemática e Ciências Políticas;
	
	Sociologia, Psicanálise e Economia.
	 
	Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas;
	
	Psicologia, Antropologia e Ciências Políticas;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302185986)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Revolução Industrial e a Revolução Francesa representaram a consolidação da sociedade capitalista moderna.
		
	 
	A Revolução Industrial representou a divisão da sociedade em duas classes sociais: servo e burguesia.
	 
	A Revolução Industrial teve como consequência uma série de transformações sociais, entre elas houve um aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, desemprego e da miséria.
	
	A Revolução Industrial representou a prosperidade de todos os indivíduos, deixou de existir pobres a partir do advento da sociedade capitalista.
	
	A Revolução Industrial representou a distribuição de propriedade das indústrias entre os trabalhadores.
	
	A Revolução Industrial representou a união da sociedade em duas classes sociais: servo e burguesia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302170042)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e da sua transitoriedade poderão tornar o ser humano mais tolerante, pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares, e num outro momento"(DIAS, 2005) . Uma atitude contrária a esta tendência é denominada de:
		
	
	diversidade cultural
	 
	etnocentrismo
	
	difusão cultural
	
	darwinismo social
	 
	relativismo cultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302174292)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Manifestações param o Centro do Rio O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 - Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra dos chamados de contratualistas, sendo que um deles destacou claramente o direito à rebelião. Assinale qual foi esse autor:
		
	
	Cesare Lombroso
	
	Thomas Hobbes
	 
	John Locke
	 
	Charles Darwin
	
	Augusto Comte
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301956174)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Chicotadas antes do casamento - Bariya Magazu, uma adolescente nigeriana de 17 anos, deu à luz seu primeiro filho em dezembro e há duas semanas se apresentou a um tribunal para o castigo: 100 chibatadas. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada e mentiu ao apontar três homens como os possíveis pais da criança. Diante dos protestos de defensores dos direitos humanos, o juiz que aplicou a sentença se justificou: "Fisicamente ela está bem, pois voltou para casa caminhando". E do ponto de vista moral também está reabilitada, "porque um homem de sua aldeia se propôs a casar com ela e lhe devolveu a honra perdida", sentenciou. (Folha de S. Paulo, novembro de 2005) 1- Qual o fato social apresentado no texto? É anômico, patológico ou normal? Justifique. 2- Explique o conceito de consciência coletiva na concepção teórica de Durkheim e como ela pode ser observada no caso apresentado.
		
	
Resposta: Esse fato social é Norma, pois é uma lei do povo islâmica.
	
Gabarito: 1. Proposta sugestiva de resposta: Fato social: o direito, fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva. Analisar o que é normal ou patológico varia de sociedade para sociedade. 2. Proposta sugestiva de resposta: consciência coletiva fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302172027)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tomado como referencial teórico e discursivo, o Darwinismo social é levado às últimas consequências pelos...
		
	
	países que compõem a ONU.
	
	religiosos.
	
	entusiastas da globalização.
	 
	nazistas.
	
	multiculturalistas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302180861)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Eu sou a lenda O último homem na face da Terra não está sozinho. Will Smith interpreta este solitário sobrevivente em Eu Sou a Lenda, um épico de ação que mistura doses generosas de tensão com uma incrível visão de uma desolada Manhattan. Fonte: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-eu-sou-a-lenda-dublado.html No filme "Eu sou a lenda" o Dr.Robert Neville (Smith) come somente enlatados que restaram, se defende dos animais com armas e pula de um carro para outro para se locomover até que encontre um que ainda tem gasolina. Isto por que o mundo quase acabou e ele se encontra praticamente só em Manhattan. Durkheim postulou que a coesão entre as sociedades humanas é mantida por tipos de solidariedade social. No texto, o personagem deve fazer tudo com suas próprias mãos por que todos os homens morreram, não sendo possível, haver laços de interdependência que caracterizam as sociedades complexas. Neste tipo de sociedade, o tipo de solidariedade social existente é a:
		
	
	Solidariedade mecânica
	 
	Solidariedade anômica
	
	Solidariedade normal
	 
	Solidariedade orgânica
	
	Solidariedade patológica
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301956203)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética estárevelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir. I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano. II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas. III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos. IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	 
	I e IV
	
	II, III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I e II.
	
	II e III.

Outros materiais