Buscar

Empresarial Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1
Resposta: Na transferência dos cheques por endosso, opera - s e a abstração quanto à 
causa de emissão ou àquela que determinou a transferência anterior. Passando o título a o endossatário, os vícios ou questões relativas aos negócios entre as partes anteriores , inclusive o emitente, não pode m ser opostos a o portador a tua l do título, exceto s e es tiver de má fé ou s e trata r de vício de forma. Estas considerações s obre a teoria dos títulos de c rédito deve m ser aplica das no caso proposto, e m especial à argumentação de Carolina, emitente d o cheque, para embasa r o direito da faturizadora, na condição de endossatária . Para refutar o argumento apresenta do por Carolina para não efetua r o pagamento o u cancelar a sustação dos cheques, o advogado poderá invoca r a característica da abstração dos títulos de crédito à ordem em relação ao negócio ou causa anterior à atual transferência . Com isto, a insatisfação de Carolina com a qualidade do produto é uma exceção pessoal oponível apenas ao vendedor, que não pode ser alegada perante o faturizador, diante da abstração dos cheques em relação à causa de sua emissão no momento do endosso, com base no Art. 25 da Lei nº 7.357/85.
Aula 2
Pedro emitiu uma nota promissória em favor de Carlos , que circulou a través de diversos endossos até chega r ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original . Uma vez executa do, o endossante a presentou exceção de pré -executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual , já que que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos . 
1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa? 
Resposta: Não, pois as obrigações são autônomas. Não merece ser a colhida a defesa apresenta da, tendo em vista que ao lançar sua assinatura no título o endossante vincula sua obrigação de paga r como garantidor, sendo que as obrigações são autônomas e independentes . 
2. Determine o princípio cambiário aplicável ao caso em tela . 
Resposta: Princípio da autonomia; a plicáveis a espécie os princípio s da autonomia , em 
que cada obrigação é autônoma com relação as demais , independentemente da situação do obrigado e o da oponibilidade das exceções pessoais , cuja relação pessoal com qualquer dos obrigados não pode ser alegada como defesa ( a rt. 7 e 17 L UG 
57663/1966)

Continue navegando