Buscar

AVALIANDO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As diferentes leis da educação brasileira propõem finalidades para Educação Física no âmbito escolar. Analise as afirmativas a seguir e responda: I - na Lei 4.024/61 a Educação Física estava preocupada em preparar mão de obra. II - na Lei 5.692/71 a Educação Física estava voltada para formação do cidadão crítico e participativo. III ¿ na Lei 9.394/96 a Educação Física é considerada componente curricular.
		
	
	Apenas afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas uma afirmativa está correta.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Apenas uma afirmativa está incorreta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501876336)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao longo da História da Educação Física surgiram algumas tendências que nortearam o ensino da Educação Física Escolar. Considere os itens abaixo relacionando-os às suas respectivas tendências:
 I. O ensino-aprendizagem é conduzido em função da assepsia social, da ausência de doenças, da disciplina corporal biológica, etc.
II. O ensino-aprendizagem não tem características de educação popular, enfatiza a promoção da coragem, da vitalidade, do heroísmo e a disciplina exacerbada.
III. O ensino-aprendizagem visa educação integral do aluno. Reclama para que a sociedade encare a Educação Física Escolar como uma prática educativa.
IV. O ensino-aprendizagem é a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna.
V. O ensino-aprendizagem da Educação Física veio historicamente se desenvolvendo contra as concepções ligadas à ideologia dominante.
Os itens acima fazem referência respectivamente às tendências pedagógicas:
		
	
	Higienista; Militarista; Pedagogicista; Popular; Competitivista.
	
	Militarista; Competitivista; Popular; Higienista; Pedagogicista.
	 
	Higienista; Militarista; Pedagogicista; Competitivista; Popular.
	
	Higienista; Pedagogicista; Popular Competitivista; Militarista.
	
	Educação Física Militarista; Higienista; Pedagogicista; Popular; Competitivista.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501365484)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Educação Física considerada componente curricular da base nacional comum do currículo, conforme LDB 9394/96, tem como finalidade a formação do indivíduo no contexto coletivo e facilitador da cultura corporal, inserindo-se no processo educativo como direito assegurado pela constituição, devendo, portanto a escola disponibilizar vivências para que todos possam usufruir de seus benefícios.
Assinale dentre as opções a seguir a CORRETA:
		
	
	A Educação Física como componente curricular da educação básica, deve ser facultativa, pois a utilização de esportes pode contribuir para o rebaixamento da auto-estima do indivíduo com menor desenvolvimento motor.
	
	A Educação Física como componente curricular da educação básica, deve proporcionar jogos cooperativos, não utilizando jogos competitivos, pois o mesmo só fortalece a individualidade.
	
	A Educação Física como componente curricular da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento das habilidades motoras e psicológicas do indivíduo de forma competitiva, preparando-o para uma sociedade capitalista e individualista.
	
	A Educação Física como componente curricular da educação básica, deve preparar o aluno para o desenvolvimento motor, visando sua inserção do esporte de rendimento.
	 
	A Educação Física, como componente curricular deve viabilizar a aprendizagem relacionada a valores, atitudes, normas, princípios e ao movimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502056393)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 A atual LDB, no que se refere a Educação Física Escolar, de acordo com o Art.4º, afirma que é dever do Estado com educação escolar pública e será efetuada mediante garantia de que:
		
	
	I- ensino superior seja obrigatório e gratuito II- progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino superior; III- atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; IV- atendimento gratuito em creches e pré-escolas (Ed. Infantil) às crianças de zero a seis anos de idade.
	 
	I- ensino fundamental seja obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; II- progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio; III- atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; IV- atendimento gratuito em creches e pré-escolas (Ed. Infantil) às crianças de zero a seis anos de idade.
	 
	I- ensino fundamental seja obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele tiveram acesso na idade própria; II- progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio e EJA; III- atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; IV- atendimento gratuito em creches e pré-escolas (Ed. Infantil) às crianças de quatro a seis anos de idade.
	
	I- ensino fundamental seja obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; II- progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio e EJA; III- atendimento educacional especializado sendo cobrado aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; IV- atendimento cobrado em creches e pré-escolas (Ed. Infantil) às crianças de zero a seis anos de idade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502360957)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando falamos da cultura corporal e seu possível trato pela Educação Física no ambiente escolar, acreditamos que ao construir, vivenciar e adquirir os elementos desta cultura, os educandos estarão também desenvolvendo potencialidades e construindo competências nos aspectos afetivos, sociais e cognitivos relacionados à prática de atividades físicas e corporais. O processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados com a cultura corporal deve levar os educandos a compreenderem, fazerem e refletirem sobre por que, para que, onde e como realizar suas práticas corporais. PORQUE não basta correr ao redor da quadra; é preciso saber porque se está correndo, como correr, quais os benefícios advindos da corrida, qual intensidade, frequência e duração são recomendáveis. Não basta aprender as habilidades motoras básicas do basquetebol; é preciso organizar-se socialmente para jogar, reconhecer as regras como um elemento que torna o jogo possível, aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não como um inimigo a ser aniquilado, pois sem ele simplesmente não há jogo... É preciso enfim que o aluno incorpore a corrida e o basquetebol à sua vida para que deles tire o melhor proveito possível.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	 
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	 
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Outros materiais