Buscar

lindb art 1º, vacancia, vigencia, contagem do prazo de vacancia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOSTILA DIREITO CIVIL 1
 https://www.youtube.com/c/JusCafé
	 
Gabriel dias dos santos alves
E-mail: gabrieldias201710693@gmail.com
LEI DE INTRODUÇÃO AS NORMA DE DIREITO BRASILEIRO 
 (LINDB)
 A LINDB é a antiga LICC (lei de introdução ao código civil) que teve sua nomenclatura mudada para a atual pela lei: 12.376/10. Tal mudança pode ser atribuída ao fato de que o nome “lei de introdução ao código civil” faz parecer anexa ao código civil, coisa que não é, pois a lindb disciplina sobre todas as leis e não é subordinada ao código civil. 
 
 CONCEITO.
 A lindb é uma lei de introdução às leis (Maria Helena Diniz), é a LEX LEGUM (lei das leis), pois, ela tem como objeto a própria lei. Grosso modo a Lindb é como um manual de instruções sobre as leis no geral. 
 FUNÇÃO.
 Ela regulamenta a respeito do inicio e fim da vigência das leis, nos fornece os mecanismos de integração e critérios de interpretação além de regular o direito interespacial e intertemporal. 
 
 A vigência das Leis:
A vigência de uma norma jurídica, ou seja, o momento em que ela se torna obrigatória esta contida no art. 1º caput da lindb:
 ‘Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.”
 O tempo decorrido entre a data da publicação da lei e o início de sua vigência chama-se Vacatio Legis, como vimos acima em regra geral esse período é de 45 dias, podendo o legislador pular esse período ou aumenta-lo caso manifeste expressamente na lei, logo esse período de 45 dias não é obrigatório exemplo: 
“Art. 3º O Código anexo a esta Resolução entra em vigor cento e oitenta dias após a data de sua publicação e, a partir daí, revoga-se o Código de Ética Médica aprovado pela Resolução CFM n.º 1.246, publicada no Diário Oficial da União, no dia 26 de janeiro de 1988, Seção I, páginas 1574-1579, bem como as demais disposições em contrário”
 O legislador poderia muito bem escrever que tal lei entra em vigor no dia de sua publicação. A vacatio legis tem duas funções importantes: dar conhecimento a sociedade a respeito da lei e aparelhar os órgãos para poderem impor com eficácia a nova norma.
 No estrangeiro a norma brasileira passa a ser obrigatória em três meses (art. 1º § 1 lindb).
Atenção: decretos, portarias e atos administrativos têm vigência no dia de sua publicação com fundamento legal no decreto 572/1890.
 
CONTAGEM DO INICIO DA VIGÊNCIA.
 A contagem do inicio da vigência de uma lei é disciplinada pela lei complementar 107/01, essa contagem faz-se seguindo três requisitos:
 1º conta-se o dia da publicação. (não importa se for feriado ou final de semana)
 2º conta-se o ultimo dia do prazo. (não importa se for feriado ou final de semana)
 3º o inicio ocorrera no dia subsequente ao ultimo dia do prazo. (não importa se for feriado ou final de semana)
Observações: Fique atento ao prazo pedido, se o prazo for três meses então conte meses não importando a quantidade de dias que o mês tiver, se for anos conte anos, e se for dias conte dias, Exemplo:
 Prazo vacatio de Três meses: Publicação: 19/01/2017 Vigência: 20/04/2017
 Prazo vacatio de dois anos: Publicação: 19/01/2017 Vigência: 20/01/2019
 Prazo vacatio de 20 dias: Publicação: 19/01/2017 Vigência: 08/02/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando