Buscar

Trabalho de Auditoria 7 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AUDITORIA
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Turma: ADM7AN
1
AUDITORIA 
A palavra auditoria se origina do Latim audire (ouvir). 
Auditoria é a análise das atividades desenvolvidas pela empresa, com a finalidade de que ocorram da maneira que foi planejada anteriormente. 
As auditorias podem ser interna, externa e governamental.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
AUDITORIA 
O objetivo da auditoria é examinar as demonstrações contábeis em todos os aspectos relevantes, de forma a apresentar adequadamente a situação financeira, patrimonial da empresa, conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigências éticas, aumentando o grau de confiança dos usuários.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Auditoria Interna
A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais das entidades.
Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Auditoria Interna
Fazer cumprir as normas legais vigentes de forma ética, para minimizar as perdas com erros e principalmente fraudes da gestão, e simplificando tarefas. 
A auditoria está presente em todos os níveis da organização, sendo necessária uma avaliação constante dos controles internos e contribuindo para seu aprimoramento, pois a auditoria interna visa o melhor controle do patrimônio a fim de reduzir as ineficiências, negligencias, erros e fraudes.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Auditoria Externa
É um conjunto de procedimentos técnicos realizados por auditores independentes (sem relação com a empresa auditada) e têm por objetivo emitir um parecer sobre as demonstrações contábeis da posição da empresa auditada.
Os auditores precisam assegurar que estas demonstrações representem adequadamente a posição financeira e patrimonial da entidade. Elas são examinadas dentro de parâmetros de normas de auditoria e princípios contábeis.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Auditoria Externa
Um dos objetivos dessa obrigatoriedade é o de que as demonstrações financeiras e contábeis das empresas de grande porte, principalmente as que negociam suas ações em bolsa, transmitam segurança aos acionistas quanto à veracidade dos dados apresentados.
Em alguns casos, algumas empresas são obrigadas por lei a passar por auditorias semestrais ou anuais por um auditor independente, mas há, sim, outros motivos para se fazer uma auditoria. Alguns deles são:
Procedimento;
Prevenção;
Credibilidade.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
RELAÇÃO Entre AUDITORIA INTERNA e EXTERNA
PARTICULARIDADES
A utilidade da auditoria interna para a auditoria externa.
A existência da auditoria externa não elimina a necessidade da auditoria interna.
AVALIAÇÃO 
A auditoria externa avalia o desempenho da auditoria interna para análise da organização.
A relação pode melhorar a eficácia da auditoria externa e proporcionar bons resultados.
INTEGRAÇÃO
A integração entre as auditorias possibilitará ganhos significativos para a organização auditada.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Auditoria Governamental
Consiste no conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos por entidade de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal.
A Auditoria Governamental tem como finalidade comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nas unidades da administração direta e entidades supervisionadas da Administração Pública, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, dando suporte ao pleno exercício da supervisão ministerial.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Auditoria Governamental
Busca corrigir o desperdício, a improbidade, a negligência e a omissão, e ainda, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, garantir os resultados pretendidos, destacando os impactos e benefícios sociais advindos.
A metodologia de auditoria governamental e de abordagem ampla, integrada e sistêmica, que contemple todo o escopo definido pela Constituição Federal e legislação pertinente, englobando a fiscalização de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. 
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
10
RELAÇÃO ENTRE AUDITORIA EXTERNA E GOVERNAMENTAL
Na administração pública, o papel da auditoria interna pode ser executado no âmbito do sistema de controle interno de cada órgão, exercendo a função de comprovar a legalidade, a avaliação dos resultados, quanto aos aspectos da economicidade, eficácia e eficiência da gestão pública. No contexto moderno, a auditoria interna assume um relevante papel social, quando busca avaliar o desempenho das políticas públicas, bem como no papel de prevenir situações indesejáveis, como desvios de conduta de servidores e subtração ou mau uso de ativos públicos.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
RELAÇÃO ENTRE AUDITORIA EXTERNA E GOVERNAMENTAL
A auditoria externa nas entidades públicas tem como objetivo proceder a um exame na gestão pública de conformidade com as normas relativas à Auditoria Governamental, independentemente da amplitude do seu escopo, e pode ser realizado em sistemas, atividades, projetos, programas de governo, órgãos ou entidades da administração pública, enfocando suas ações e objetivos, a incorporação de resultados sociais desenvolvidos pela administração pública.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
RELAÇÃO ENTRE AUDITORIA EXTERNA E GOVERNAMENTAL
Qual a relação de auditoria externa e governamental;
A auditoria externa acontece sempre antes de renovações de certificados como exemplo da ISO, na qual é feito uma auditoria afim de verificar se os processos estão sendo cumpridos de acordo as normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador.
A auditoria governamental acontece quando há alguma denúncia de irregularidade ou seja, agentes públicos fiscalizadores visitam a empresa (privada) sem agendamento prévio para verificar os processos e validar se estão cumprindo as leis.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Relação entre Auditorias Interna, Externa e Governamental
A Profissão do Auditor - Auditor é o profissional que, possuindo conhecimentos de normas e procedimentos de auditoria, procurará obter elementos de satisfação que o levem a fundamentar e a emitir sua opinião sobre o objeto de estudo. Entretanto, sendo diversas as modalidades na aplicação da auditoria, diversas são as classificações para esse profissional, tais como: 
Auditor Interno – empregado de alto nível dentro de uma empresa; 
Auditor Fiscal – servidor do Poder Público; 
Auditor Externo – profissional independente e autônomo. 
A função de Auditor deve ser exercida em caráter de entendimento de que o trabalho executado tenha e mereça toda a credibilidade possível, não sendo permissível que paire qualquer sombra de dúvida quanto à integridade, honestidade e aos padrões morais desse profissional. 
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
14
Relação entre Auditorias Interna, Externa e Governamental
Assim sendo, a profissão de auditoria exige a obediência a princípios éticos profissionais e qualificações pessoais que fundamentalmente se apoiam em autoanálise, imparcialidade, sigilo, bom senso, autoconfiança, perspicácia, persistência, caráter e conhecimento.
A auditoria, seja ela governamental ou particular, tem por finalidade a atividade de fiscalização dos atos praticados na área orçamentária, financeira e patrimonial, e se refere à etapa final do controle interno. A principal diferença entre as auditorias está no emprego de atos públicos, mas ambas têm a mesma finalidade, ou seja, dispor os atos em acordo
com a legislação vigente. 
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Pontos Fortes e Fracos das Auditorias
Interna 
Pontos Fortes:
Assegurar maior correção dos registros contábeis; 
Dificultar desvios de ativos e pagamentos indevidos;
Garantir maior atenção e rigor dos funcionários contra erros e evita fraudes.
Pontos Fracos:
Laços de amizade que o auditor interno estabelece com os demais funcionários, podendo gerar afrouxamento dos controles e do rigor dos exames;
A rotina do trabalho pode fazer com que o auditor examine somente o que lhe apresentarem, deixando de levantar e examinar os controles em geral.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Pontos Fortes e Fracos das Auditorias
Externa
Pontos Fortes:
 Maximizar o grau de confiança da empresa perante o público externo (como acionistas e bancos);
Comprovar a exatidão dos registros contábeis;
Objetividade, pois o auditor externo além de trazer uma visão de fora não possui vícios nem ideias pré-concebidas da empresa;
Pontos Fracos: 
Desresponsabilização da equipe de gestão da empresa - os consultores não estão na empresa para substituir a equipe de gestão, mas para trabalhar em conjunto com ela;
Desmoralização da equipe interna - a entrada de consultores externos pode dar a ideia de que a administração perdeu a confiança e desvaloriza os seus empregados;
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
17
Pontos Fortes e Fracos das Auditorias
Governamental
Pontos Fortes:
Comprovar a legalidade e legitimidade;
Avaliar os resultados quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nas unidades da administração pública;
 Avaliar a aplicação dos recursos públicos.
Pontos Fracos: 
A auditoria na área governamental não é uma novidade, porém, ações nesse sentido ainda são tímidas. Só ouvimos falar em auditorias investigativas, o que deveria ser o contrário. A auditoria de gestão deveria ser o ponto forte das unidades governamentais. A contabilidade tem muito a oferecer aos órgãos públicos, seja por meio de auditorias, prestação de contas, acompanhamento da gestão, controle interno e diversos serviços relevantes da área governamental.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Conclusão
A auditoria tem um papel de extrema importância no que diz respeito a transparência das instituições públicas e/ou privadas.
Criando a organização uma rotina de auditorias, consegue diminuir no seu patrimônio fraudes, prejuízos e desvios de conduta dos seus funcionários como um todo.
Ressaltando que o objetivo da auditoria não é apontar erros e sim melhorar os processos dentro das empresas na busca por conformidade. 
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Referências
Auditoria Contábil 2º edição Moises moura de Melo e Ivan ramos dos santos 2017 Pg5
Disponível em <http://www.cge.mg.gov.br/images/documentos/apostila-controle-interno-e-auditoria-governamental.pdf >. Acesso em 22 de Maio de 2017.
Disponível em <http://www.redalyc.org/pdf/1170/117025717009.pdf >. Acesso em 8 de Maio de 2017.
Disponível em <Significados.com.br/auditoria>. Acesso em 24 de Maio de 2017.
Disponível em <http://www.cge.mg.gov.br/images/documentos/apostila-controle-interno-e-auditoria-governamental.pdf >. Acesso em 25 de Maio de 2017.
Disponível em <http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/10/8.pdf>. Acesso em 25 de Maio de 2017.
Silvio Aparecido Crepaldi, Auditoria contábil – Teoria e Prática, páginas 3,4,5, 74 e 75;
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Turma: ADM7AN
 Boa noite.
ADM7AN
AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais