Buscar

EXERCÍCIO ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO – AULA 08 – A IMPORTÂNCIA DO TERCEIRO SETOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
GST0583_A8_201702299481_V1
	
	
	
	
	
	
	
	Aluno: JEFFERSON LOPES HERDY
	
	Disciplina: GST0583 - ADM. E MERC. DE TRAB 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
	
	
		1.
		O Museu de Arte Moderna, a Fundação Padre Anchieta, a Cruz Vermelha e o Greenpeace são exemplos de organizações não lucrativas. Essa comunidade de organizações inclui hospitais, igrejas, escolas, museus, orquestras sinfônicas, corais, centros culturais ou de artes, entidades filantrópicas e beneficentes e outras milhares de organizações, locais, regionais, nacionais e mundiais que visam objetivos de serviços sociais em oposto ao desempenho lucrativo das empresas. Essas organizações foram classificadas por Peter Drucker como:
		
	
	
	
	
	Organizações não governamentais
	
	
	Organizações filantrópicas
	
	 
	Terceiro setor da economia
	
	
	Organizações assistencialistas
	
	
	Quarto setor da economia
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Célia, sócia-diretora da empresa Paz e Amor, utiliza os recursos com eficiência para atender às necessidades atuais de sua empresa de modo que não comprometa a capacidade de gerações futuras. Podemos afirmar que Célia está adotando uma prática que visa:
		
	
	
	
	
	Administração participativa
	
	 
	Sustentabilidade
	
	
	Marketing pessoal
	
	
	Criatividade social
	
	
	Gestão de pessoas
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		McDonalds mudou a embalagem dos seus sanduíches para que menos lixo seja produzido. Eles também usam papel reciclado para embalagem de seus produtos. McDonalds afirma que está fazendo esse tipo de ação, a fim de tornar a Terra um "lugar melhor para comer." A partir dessas informações, podemos concluir que McDonalds acredita em:
		
	
	
	
	
	Capacidade de resposta de marketing
	
	
	Maximização da atualização do cliente
	
	
	Aprimoramento da riqueza corporativa
	
	
	Desregulamentação
	
	 
	Responsabilidade social corporativa
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Em nossas aulas conhecemos o importante trabalho desenvolvido pelo Instituto Ethos. Aprendemos também que esta organização analisa o nível de comprometimento de uma empresa com a Responsabilidade Social Empresarial a partir de sete aspectos. Assinale os sete aspectos apresentados pelo Instituto Ethos:
		
	
	
	
	
	Transparência; satisfação ao público externo; cuidado com o meio ambiente; relações de varejo; informação aos consumidores e comunicação com os clientes; desenvolvimento da comunidade: apoio ao governo e parceria com a sociedade.
	
	
	Valores e transparência; concessão aos funcionário de participação nos lucros ; bonificação alta aos acionistas; manutenção dos fornecedores; informação aos consumidores; apoio à comunidade e desenvolvimento da sociedade.
	
	
	Divulgação na mídia; cuidado com o meio ambiente; parceria com os fornecedores; pesquisa de consumidores e clientes; relação com a comunidade; participação no governo e democratização da sociedade.
	
	 
	Valores e transparência; público interno; meio ambiente; relação com fornecedores; relação com consumidores / relação com clientes; relação com a comunidade; relação com governo e relação com a sociedade.
	
	
	Valores e transparência; pagamento de tributos ; cumprimento às leis trabalhistas; relação com fornecedores; relação com consumidores / relação com clientes; relação com a comunidade; relação com governo e relação com a sociedade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O terceiro setor tem como objetivo prestar serviços de caráter público, que mobilizam um grande volume de recursos humanos e materiais a fim de estimular iniciativas voltadas para o desenvolvimento social. Classicamente este setor é abrangido pelas organizações voltadas ao interesse social. Classicamente as organizações que compõe esse setor são referenciadas como:
		
	
	
	
	
	Fundações públicas e autarquias
	
	
	Empresas públicas
	
	 
	Organizações sem fins lucrativos e não governamentais
	
	
	Ministérios federais e secretarias estaduais
	
	
	Empresas privadas
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. A organização socialmente responsável é aquela que desempenha as seguintes obrigações, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Procura medir os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas sociais.
	
	
	Incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento.
	
	 
	Investe cada vez mais na redução de custos e na geração de lucros.
	
	
	Aplica normas comparativas de outras organizações em seus programas sociais.
	
	
	Apresenta relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A empresa XYZ está procurando desenvolver sua atuação em termos de responsabilidade ampliando as chances de capacitação e de desenvolvimento de seus funcionários e aplicando as regras de ergonomia no mobiliário de suas unidades. Essas medidas configuram que aspecto da Responsabilidade Social analisado pelo Instituto Ethos?
		
	
	
	
	
	Consumidores e Clientes
	
	 
	Público Interno
	
	
	Governo e Sociedade
	
	
	Fornecedores
	
	
	Valores e Transparência
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		McDonalds mudou a embalagem de seus sanduíches para que menos lixo fosse produzido. Eles também usam papel reciclado para entrega de seus produtos. McDonalds afirma que estão fazendo esses tipos de coisas, a fim de tornar a Terra um "lugar melhor para comer." A partir desta informação, podemos concluir que McDonalds acredita em
		
	
	
	
	
	responsabilidade ética corporativa.
	
	 
	responsabilidade social empresarial
	
	
	aumento da riqueza corporativa.
	
	
	maximização do valor ao cliente.
	
	
	desregulamentação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais