Buscar

ADAPTAÇÃO CELULAR HISTOPATOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADAPTAÇÃO CELULAR
Normalmente, as células mantêm um estado normal chamado homeostasia, no qual o meio intracelular é mantido dentro de uma faixa razoavelmente estreita dos parâmetros fisiológicos. Quando encontram um estresse fisiológico ou um estímulo patológico, podem sofrer uma adaptação, alcançando um novo estado constante, preservando sua viabilidade e função. As principais respostas adaptativas são hipertrofia, hiperplasia, atrofia e metaplasia. Fig 1 - Hiperplasia endometrial
HIPERPLASIA:
Ampliação de um órgão associado ao aumento do NÚMERO de células
A multiplicação excessiva do número de células pode levar a um aumento de volume do órgão. 
Pode ser fisiológico ou patológico
Ex: Útero grávido (hiperplasia e hipertrofia) (fisiológico)
Pode ocorrer fisiologicamente por fatores hormonais ou por estímulo compensatório (ex- remoção de parte do fígado)Fig 2 tubular adenoma, the most common type of dysplastic polyp in the colon
A maioria das formas de hiperplasia patológica é causada por estimulação excessiva hormonal (desequilíbrio)
DISPLASIA: 
Designa o surgimento de anomalias durante o desenvolvimento de um órgão ou tecido corporal, em que ocorre uma proliferação celular que resulta em células com tamanho, forma e características alteradas.
HIPERTROFIA: 
Ampliação do tamanho de um órgão devido a um aumento no TAMANHO das células.
Ex: O miocárdio submetido a uma carga aumentada e persistente, como na hipertensão ou com estenose de uma valva, se adapta sofrendo hipertrofia — um aumento do tamanho das células individuais e finalmente de todo o coração — para gerar necessitada força contrátil maior.
Se o aumento da demanda não for atenuado ou se o miocárdio for submetido a um fluxo sanguíneo reduzido (isquemia), devido a uma oclusão em artéria coronária, as células musculares sofrerão lesão.Fig 3
A hipertrofia pode ser fisiológica ou patológica e é causada pelo aumento da demanda funcional ou por fatores de crescimento ou estimulação hormonal específica
Ex: Na gravidez há um aumento fisiológico do útero (hipertofia + hiperplasia)
Ps: A hiperplasia é uma resposta adaptativa em células capazes de replicação, enquanto a hipertrofia ocorre quando as células possuem capacidade limitada de se dividir ATROFIA: B, Células musculares lisas uterinas, pequenas e fusiformes de útero normal. C, Células musculares lisas de útero grávido, roliças, grandes e hipertrofiadas, comparadas com B. (B e C no mesmo aumento.)
É a diminuição do tamanho da célula pela perda de substância celular.
Quando um número grande de células está envolvido, o órgão pode diminuir de tamanho (atrófico).
Causas :
 -Quando para ou diminui consideravelmente a utilização de determinado órgão ou membro (ex: pessoas com paralisia)
-Perda da inervação
-Diminuição do suprimento sanguíneo
- Nutrição inadequada
- Perda da estimulação endócrina 
- Atrofia senil
Na atrofia há ocorre retração da célula para um tamanho menor no qual a sobrevivência seja ainda possível; um novo equilíbrio é adquirido entre o tamanho da célula e a diminuição do suprimento sanguíneo, da nutrição ou da estimulação trófica.Atrofia. A, Cérebro normal de adulto jovem. B, Atrofia do cérebro em homem de 82 anos com doença cerebrovascular, resultante da redução do suprimento sanguíneo. Notar que a perda de substância do cérebro adelgaça o giro e alarga os sulcos. As meninges foram retiradas da metade direita de cada espécime para mostrar a superfície do cérebro.
Mecanismos: Os mecanismos da atrofia consistem em uma combinação de síntese proteica diminuída e degradação proteica aumentada nas células.
Ps: Em muitas situações, a atrofia é acompanhada também pelo aumento da autofagia. A autofagia é o processo no qual a célula privada de nutrientes digere seus próprios componentes no intuito de encontrar nutrição e sobreviver. 
METAPLASIA:
É uma alteração no qual um tipo de célula (epitelial ou mesenquimal) é substituído por outro
Nesse tipo de adaptação celular, uma célula sensível a determinado estresse é substituída por outro tipo celular mais capaz de suportar o ambiente hostil
Ex: Mudança de células epiteliais piramidais ciliadas para epitélio pavimentoso estratificado (+ resistente) no trato respiratório do fumante (devido à presença de toxinas)
Metaplasia do epitélio colunar normal (esquerda) para epitélio escamoso (direita) em brônquio, mostrado esquematicamente em (A) e histologicamente em (B).
Ps: A metaplasia pode ser uma faca de 2 gumes, pode ajudar por um lado, mas pode prejudicar por outro, haja vista o tecido mais adequado para a função daquela região estar sendo substituído por outro.
Um fato importante é que a vitamina A contribui para a correta diferenciação do epitélio, caso haja deficiência dela no organismo, diferenciações inadequadas podem ocorrer. 
Ex: a metaplasia escamosa citada anteriormente RESUMO
• Hipertrofia: aumento do tamanho da célula e do órgão, sem-pre em resposta ao aumento da carga de trabalho; induzida por fatores de crescimento produzidos em resposta ao estresse mecânico ou outros estímulos; ocorre em tecidos incapazes de divisão celular. 
• Hiperplasia: aumento do número de células em resposta a hormônios e outros fatores de crescimento; ocorre em tecidos cujas células são capazes de se dividir ou que contenham abundantes células-tronco.
 • Atrofia: diminuição da célula e do órgão, como resultado da diminuição do suprimento de nutrientes ou por desuso; associada à diminuição de síntese celular e aumento da quebra proteolítica das organelas celulares. 
• Metaplasia: alteração do fenótipo em células diferenciadas, sempre em resposta a irritação crônica que torna as células mais capazes de suportar o estresse; geralmente induzida por via de diferenciação alterada das células-tronco nos tecidos; pode resultar em redução das funções ou tendência aumentada para transformação maligna.
Nem sempre a mudança no epitélio ocorre no sentido colunar -> pavimentoso. No refluxo gástrico crônico, o epitélio pavimentoso estratificado normal da porção inferior do esôfago pode sofrer transformação metaplásica para epitélio colunar do tipo gástrico ou intestinal
Como comentado anteriormente, a metaplasia pode ocorrer também em células mesenquimais. Porém, nesses casos,é geralmente uma reação a alguma alteração patológica e não uma resposta adaptativa ao estresse. Por exemplo, osso é formado em tecidos moles, particularmente nos focos de lesão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando