Buscar

Behaviorismo: Os Antecedentes e Métodos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade de Ensino Superior do Piauí
Disciplina: História Da Psicologia Moderna 
Professora: Ligia damasceno
Behaviorismo : 
Os antecedentes 
O pequeno Albert 
Watson demonstrou a sua teoria das respostas condicionadas nos estudos experimentais realizados com o bebê Albert de 11 meses, condicionando-o a ter medo de um rato branco, que ele não temia antes de ser submetido  ao  condicionamento.  
Para estabelecer a relação de medo, ele provocou um enorme barulho atrás da cabeça de Albert sempre que o rato lhe era mostrado. Em pouco tempo apenas ao ver o rato a criança já demonstrava medo.
Esse medo condicionado generalizou-se a outros estímulos parecidos. Assim ,Watson conclui que os medos, ansiedades e fobias do individuo, são respostas emocionais frutos de condicionamento na infância.
John Watson
(1879-1958)
John Watson foi um psicólogo norte-americano, reconhecido como o pai do Behaviorismo, dentro da Psicologia.
Assim como Wundt , deixou clara sua intenção de fundar uma escola de pensamento .
Atraído inicialmente pela Filosofia ingressou na University Chicago, porém influenciado pelo trabalho de James Angell ( funcionalista) se dedicou a Psicologia .
Em sua carreira como psicólogo, tinha preferencia para realizar pesquisas experimentais com animais e descrevia as vantagens do uso dos animais na pesquisa psicológica .
Não possuía o “dom” para utilização do método da introspecção , e enxergava a Psicologia como ciência que estudava apenas o comportamento .
Alegava que os conceitos psíquicos e mentais não eram uteis para uma ciência como a Psicologia. Ele descartava o papel do Inconsciente, assim como do consciente , pois não era possível observa-los objetivamente.
Em sua vida pessoal e familiar , dizia que a demonstração de afeto trazia danos ao individuo e agia “friamente” com seus filhos .
“ A Psicologia deve ser uma ciência do Comportamento- não o estudo introspectivo da consciência -, puramente objetiva, uma ciência natural experimental. Ela teria de investigar tanto o comportamento humano como o animal. Os psicólogos precisariam deixar de lado todas as ideias mentalistas e empregar apenas os conceitos do comportamento tais como estimulo e resposta. As metas da Psicologia deviam ser a previsão e o controle dos comportamentos.”
Métodos do Behaviorismo 
Observação, com ou sem uso de instrumentos :
Aplicação de teste tratando os resultados dos testes como amostragens do comportamento, e não como indicadores das qualidades mentais, como era feito na época.
Relatos Verbais :
 Alegava que os relatos verbais talvez não fossem precisos e, portanto, não seriam os substitutos adequados da observação objetiva. Por isso restringia o seu uso para as situações em que pudessem ser verificados, como na descrição das diferenças tonais. Sugeriu que as reações orais, por serem observáveis objetivamente, seriam significativamente para o behaviorismo, assim como qualquer tipo de resposta motora. 
Reflexo Condicionado :
  Watson descrevia o condicionamento em termos de substituição de estímulo. A resposta torna-se condicionada quando associada ou conectada a um estímulo diferente daquele que a originou. Ele escolheu esse tratamento por oferecer um método objetivo de análise do comportamento, de redução em unidades básicas, ou seja, em ligações de estímulo-resposta, portanto o método permitia aos psicólogos conduzirem investigações acerca da complexidade do comportamento humano em laboratório.
Introspecção para o Behaviorismo
No behaviorismo os verdadeiros observadores eram os pesquisadores, psicólogos responsáveis pela pesquisa que estabeleciam as condições experimentais e registravam as respostas dos sujeitos.
Para a psicologia, esse enfoque exclusivo nos métodos objetivos e a eliminação da introspecção significaram uma mudança na natureza e no papel do sujeito humano no laboratório de psicologia. O papel do sujeito era muito mais importante do que o do pesquisador.
Desse modo, o indivíduo foi rebaixado de posto. Não mais observava as próprias características, apenas exibia os comportamentos. Esse ponto de vista reforçou a imagem da psicologia de semelhança entre o homem e a máquina. Como notou um historiador, "Insere-se um estímulo em uma das pequenas aberturas para, em seguida, sair um pacote de reações”
Instintos e Emoções 
Segundo Watson, os Instintos são na verdade respostas condicionadas socialmente ; e o individuo não possui nenhuma herança comportamental , tudo foi aprendido. Para ele os fatores ambientais seriam de mais valia e importância que qualquer traço ou potencial genético .
As Emoções por sua vez seriam também respostas fisiológicas a estímulos específicos .Para ele era possível descrever as emoções em função de estimulação objetiva, resposta física visível e modificações fisiológicas internas 
Instintos e Emoções 
Estudou as emoções com estímulos em bebês sugerindo que existiam 3 padrões fundamentais para produção de respostas emocionais não aprendidas: 
Medo: produzido por ruídos altos e súbita perda de apoio
Raiva: produzida pela restrição dos movimentos do corpo
Afeto: produzido pelo toque carinhoso na pele, pelo embalo e pelas caricias
Para ele essas três emoções básicas formam outras respostas emocionais mediante processo de condicionamento e podem se associar a estímulos que originalmente não eram capazes de provoca-las
Pensamento 
Para ele o pensamento seria uma conversa silenciosa do individuo consigo mesmo que surge mediante a repressão da fala por pais e adultos que nos dizem para não falarmos alto conosco mesmos quando crianças. 
Watson sofreu muitas criticas pois , mesmo os defensores do principio objetivo acreditavam que omitia componentes importantes como os processos perceptuais e sensoriais.
Outras Contribuições 
Além de Watson , surgiram outros Psicólogos que contribuíram para o desenvolvimento da Escola Behaviorista, concordando ou discordando da ideia inicial, porém sempre com novos questionamentos , métodos de estudo e teorias , entre eles estão:
Acreditava que a aprendizagem podia ocorrer como resposta a motivações interiores bem como motivações externas .
Foi um dos primeiros a identificar os estímulos internos, precedendo os estudos sobre a motivação .
Não tentou reduzir o comportamento a unidade E-R, preferiu lidar com os comportamentos que tinham algum “propósito” para o organismo, ou seja, que ajudavam a atingir algum objetivo.
Watson não admitia no seu sistema a utilização do termo “propósito”
Edwin B. Holt : 
Karl Lashley
Foi aluno e defensor de Watson, porém ao longo do tempo alguns de seus estudos acabaram contrariando algumas das ideias de seu professor.
Seus estudos sugeriam que o cérebro tinha função ativa na aprendizagem, então o comportamento não poderia ser composto parte por parte exclusivamente por reflexos condicionados como pensava Watson.
Apesar de tudo , com seu trabalho confirmou a valor da objetividade para pesquisa psicológica.
William McDougall
Foi um dos maiores opositores de Watson e suas ideias divergiam em diversos aspectos ,porém as vezes coincidiam , por exemplo , Watson descartava a noção de instinto e a introspecção enquanto McDougall foi o criador da teoria do instinto , que dizia que o comportamento humano era derivado das tendencias inatas ao pensamento e ação ; alem disso dizia que os dados da consciencia eram indispensaveis , mas concordava que o foco de estudo da Psicologia deveria ser o Comportamento.
Criticava também a teoria de Waton , pois não dava espaço para o livre – arbitrio, e consequentemente anulava o questoes como o esforço criativo, a iniciativa humana e o deejo de melhoria social e individual. 
William McDougall
Fazia esse tipo de critica a Watson pois pensava : “Porque continuar tentando achar resposta , se todo pensamento e comportamento é determinado pela experiencia passada?”
Ele (McDougall) ainda questionava o fato de Watson utilizar os Relatos Verbais apenas quando conseguia comprova-lo
, quando não conseguia, excluia-o
Contibuições behaviorismo de Watson
Watson tornou a metodologia e a terminologia da psicologia mais objetivas.
 O behaviorismo de Watson efetivamente superou as posições iniciais mais gerais da psicologia. Em 1926, um estudante de pós-graduação da University of Wisconsin relatou que, naquela época, poucos estudantes tinham ouvido falar de Wundt e Titchener (Gengerelli,1976). Os métodos objetivos e a linguagem acabaram se incorporando à psicologia americana e, desse modo, morria o sistema de Watson, assim com outros movimentos bem-sucedidos, ou seja, sendo absorvidos por um corpo principal de pensamento, a fim de proporcionar uma base conceitual mais firme para a psicologia moderna.
Trabalho e Apresentação:
Agnes G. dos Santos Reis
Deydes f. pereira da silva 
Luziane Costa Teixeira
Milla Alencar Aires Lima
Sabrina Amorim Paulo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais