Buscar

Provas de Engenharia de Produtos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lembrete de Engenharia de Produtos.
1-É correto falar com relação aos produtos:
R: D) São denominados bens ou mercadorias;
2- É correto falar com relação aos serviços:
R: B) Nem sempre são tangíveis e visíveis;
3- O ciclo de vida de um produto é traçado em função dos  parâmetros:
R: E) Vendas e Lucro X tempo;
4- Neste estágio , os lucros aumentam, pois com os custos  de promoção são diluídos por um grande volume. De que estágio estamos falando?
R: A) Crescimento;
5- Série de procedimentos é técnicas usadas para gerenciar a qualidade produtiva:
R: B) APQP;
6- Não faz parte da Matriz de Responsabilidade do Planejamento da Qualidade do Produto:
R: C) Planejamento Agregado;
7- Uma descrição das medições dimensionais e testes de material e desempenho deverão ocorrer em fase abaixo?
R: D) Protótipo;
8- Qual afirmação esta incorreta?
R: D) O ato de implementação é uma finalidade do ciclo do produto;
9- Um nível que é construído por todas as demais características e serviços extras que vão além daquilo que o cliente espera, ou seja, o valor extra; servindo, portanto, para fazer diferenciação entre os concorrentes, mas com o passar do tempo vão sendo copiados, tornando-se rotina e, no fim, simplesmente passam a ser aquilo que é esperado (ex.: self-service no posto de gasolina). A análise das características do produto precisa relacioná-las com os benefícios que elas proporcionam. Qual é o nível descrito acima?
R: C) Ampliado;
10- Uma empresa seguirá uma de duas estratégias para administrar um produto em declínio. Quais são as estratégicas?
R: E) Eliminação e exploração Final;
11- Qual afirmação abaixo está incorreta:
R: E) Produto é qualquer coisa que não possa ser oferecida a um mercado para aquisição;
12- As equipes multifuncionais buscam um objetivo comum. Estamos nos referindo a:
R: B) Engenharia Simultânea;
13- Avaliar a viabilidade do projeto proposto é um dever da:
R: B) Equipe do Planejamento;
14- Um nível que corresponde ao produto em seu sentido bruto , oferecendo uma nova maneira de satisfazer o mesmo desejo ou necessidade básica dos clientes (ex.: livro, relógio, carro, etc.) . Estamos nos referindo a que nível?
R: B) Genérico;
15- Um nível que traduz a soma de todas as características e benefícios oferecidos, que é limitado apenas pela imaginação e criatividade do fornecedor (ex.: uma lavagem grátis a cada tanque cheio, alguns brindes não relacionados com gasolina e um serviço de atendimento completo do automóvel). Qual é o nível descrito acima?
R: D) Potencial;
16- O Manual de Planejamento e Controle da Qualidade do Produto desenvolvido dentro do conjunto de normas da QS 9000 possui uma estrutura que pode muito bem servir como referência para a estruturação e gerenciamento do processo de desenvolvimento de produto. “Apesar de não ter sido desenvolvido especificamente para este fim ele resume um conjunto de preocupações, técnicas e um modelo suficientemente detalhado capazes de servir de base para intervenções neste processo.” O texto acima refere se a:
R: C) APQP da QS9000;
17- Não faz parte fases do APQP:
R: E) Projeto e desenvolvimento do orçamento;
18- Os planos de controle do Protótipo são uma descrição das medições dimensionais e testes de material e de funcionamento que ocorrerão durante a construção do Protótipo. Isto tem relação com fase do APQP?
R:B) Projeto e Desenvolvimento do Produto;
19- Não faz parte da atitude de uma equipe de Planejamento da Qualidade:
R: C) Definir os requisitos dos fornecedores;
20- Não faz parte das fases do APQP:
R: D) Estágio de Declínio;
21-  Não faz parte do ciclo de Planejamento da Qualidade do Produto:
R: D) Promover;
22- É uma estrutura de procedimentos e técnicas usadas para gerenciar a qualidade no desenvolvimento de produtos, estruturado para definir e executar as ações necessárias a fim de assegurar que um produto satisfaça o cliente. Os documentos associados a esta estrutura são controlados por versões (revisões) e aprovação da publicação da versão através do fluxo de trabalho. Falamos do que?
R: D) APQP;
23- É uma técnica que visa melhorar a confiabilidade de produtos e processos através da análise sistemática de possíveis falhas e suas conseqüências, orientando na adoção de medidas corretivas ou preventivas. Qual item é aderente a descrição dada?
R: D) FTA;
24-  “O estágio de declínio ocorre quando as vendas e lucros começam a cair. Freqüentemente, um produto entra nesse estágio não devido a qualquer estratégia errada por parte da empresa, mas em razão de mudanças ambientais. A inovação tecnológica muitas vezes precede o estágio de declínio à medida que tecnologias mais novas substituem as mais antigas. “ O texto acima refere-se a que ?
R: C) Ciclo de vida do Produto;
25- Como o produto é novo no mercado, as campanhas promocionais devem enfatizar as informações acerca de suas características. Elas podem também ser direcionadas aos integrantes dos canais de distribuição, visando a induzi-los a ter, em estoque, o produto. Nessa fase, o público se torna familiarizado com as vantagens do produto e começa a aceitá-lo. De qual estágio estamos falando?
R: A) Estágio de Introdução;
26- Premissas do produto baseadas na análise das necessidades e expectativas do cliente , Identificação das metas e requisitos de confiabilidade,Identificação das características especiais do processo a partir do processo de manufatura antecipado e o FMEA’s de peças similares são partes que compõem qual contexto?
R: B) Identificação Preliminar das Características Especiais do Produto e Processo;
27-Ao conjunto de técnicas, que identificam funções necessárias, estabelecem valores para as funções e desenvolvem alternativas para o desempenho ao mínimo custo, podemos chamar de:
R: B)Engenharia de Valor;
28)Ferramenta de análise de modo a efeito de falhas de processo:
R: B)PFMEA;
29-Algumas empresas diferenciam seus produtos, concentrando-se em atributos, como qualidade confiabilidade e serviço. Neste estágio do ciclo de vida, os produtos disponíveis superam a demanda setorial pela primeira vez. As empresas podem aumentar suas vendas e participação de mercado somente a custa dos concorrentes. Enquanto a competição se acirra, os concorrentes tendem a reduzir os preços, em uma tentativa de atrair novos compradores. Embora uma redução de preço possa ser o método mais fácil de induzir compras adicionais, também é uma das providências mais simples de serem imitadas pelos concorrentes. De qual estágio estamos falando?
R:C)Estágio de Maturidade;
30- Estratégia de Desenvolvimento, Gerenciamento do Projeto Específico e Aprendizagem  são etapas maiores de que tipo de processo?
R: A) Desenvolvimento de Produtos;
31- A “Voz do Cliente” engloba reclamações, recomendações, dadas e informações obtidas de cliente interno e/ou externos. Isto tem  relação com que fase do  APQP?
R:A)Planejar e Definir o Programa;
32)  A probabilidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições estipuladas chama-se:
R: B)Confiabilidade;
33- Garantir a realização do processo do projeto de forma disciplinada, para que se tenha certeza de que o produto, produzido de acordo com os documentos de projetos emitidos, apresente desempenho satisfatório em serviço. Isto tem maior relação com que contexto?
R: D) Qualidade do Projeto;
 Questões Dissertativas
1)Indicar as diferenças entre controle antecipado e controle de retroalimentação?
R: A diferença entre o controle de retroalimentação (feedback) e controle antecipativo (feedforward) está relacionada ao momento em que será medido a variável controlada durante o processo de controle.  No controle à realimentação a informação é realimentada na saída, subtraída do valor de referência, para, então, alterar a variável manipulada de entrada. Já o controle antecipativo, detecta o distúrbio assim que este ocorre no processo e realiza a alteração apropriada na variável manipulada, de modo a manter a saída igual ao
valor desejado. Dessa forma, a ação corretiva no controle antecipativo tem início assim que o distúrbio na entrada é detectado, em vez de aguardar que o mesmo se propague por todo o processo antes de a correção ser feita, como ocorre na retroalimentação.
2)Quais são os elementos de controle antecipativo utilizados pelo Sistema de qualidade em projeto, dentro do desenvolvimento do produto?
R: Plano de execução – O plano de execução é um planejamento prévio do processo de execução do projeto no qual são consideradas todas as atividades necessárias à geração dos documentos, definidos os procedimentos correspondentes e identificadas as interfaces internas e externas; define ainda a atuação do controle de qualidade. Procedimento de controle de dados básicos – O procedimento de controle de dados básicos deve definir quais informações devem ser obtidas do cliente para execução do desenvolvimento, bem como estabelecer uma sistemática de consolidação destas informações básicas. - Procedimento de controle de interface – O procedimento de controle de interface deve, a partir da identificação das interfaces, estabelecerem um método de fluxo de informações tanto interna como externamente ao setor ou empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto. Procedimento de controle de alterações de projeto – O procedimento de controle de alterações de projeto deve prever uma sistemática de compatibilização de documentos afetados a partir da alteração de alguns documentos de referência, devendo prever, também, uma análise das conseqüências das alterações para as fases de fabricação, armazenagem e transporte. Procedimento de Controle de identificação e rastreabilidade – O procedimento de identificação e rastreabilidade devem definir uma sistemática de identificação dos documentos, bem como prover a possibilidade de rastreabilidade das informações. Procedimento de controle de distribuição e atualização de documentos – O controle de distribuição e atualização deve fazer cumprir o fluxo de informações e garantir a não utilização de documentos obsoletos. Procedimento de controle de distribuição e atualização de documentos – O controle de distribuição e atualização deve fazer cumprir o fluxo de informações e garantir a não utilização de documentos obsoletos.
3)Descreva o processo dentro do estágio de maturidade, durante o ciclo de vida do produto?
R: Nesse estágio do ciclo de vida, os produtos disponíveis superam a demanda setorial pelas 2.3 Estágios de Maturidade primeira vez. As empresas podem aumentar suas vendas e participação de mercado somente à custa dos concorrentes. Enquanto a competição se acirra, os concorrentes tendem a reduzir os preços, em uma tentativa de atrair novos compradores. Embora uma redução de preço possa ser o método mais fácil de induzir compras adicionais, também é uma das providências mais simples de serem imitadas pelos concorrentes. A redução de preços resulta na diminuição dos rendimentos de todas as empresas do setor, a menos que se gere um acréscimo de vendas suficiente para compensar as perdas do faturamento de cada item vendido. A atenção do marketing no estágio de maturidade é freqüentemente direcionada a manter a participação de mercado por meio de maior diferenciação do produto e a encontrar novos compradores. Além disso, um importante fator na estratégia da empresa nesse estágio é reduzir o custo total de marketing ao melhorar a eficiência promocional e de distribuição.
4)Elementos de Controle Corretivo:
R: Procedimento de tratamento de não conformidade, Inspeção de verificação, plano de verificação. 
5)Os Principais conceitos de Engenharia de Produtos:
R: conceito de produto: geralmente, denominado bem ou mercadoria. O produto é algo visível e tangível, que pode ser tocado, visto ouvido, degustado, por ser composto de materiais físicos e visíveis. Tem cores, tamanho e ocupa um espaço. ƒ São exemplos de produtos na nossa vida cotidiana: alimentos, eletrodomésticos, produtos de higiene, móveis em geral, máquinas, automóveis etc.; conceito de serviços: os serviços nem sempre são tangíveis e visíveis; não têm cores, formas ou tamanhos como os produtos. Na verdade, os serviços são atividades especializadas que as empresas oferecem ao mercado. São exemplos de serviços na nossa vida cotidiana: propaganda, advocacia, consultorias, hospitais, bancos, escolas, universidades, clubes, transportes, rádio e televisão, lojas e supermercados etc.
6)Algumas definições de Produtos segundo alguns autores:
R: SEMENICK; BAMOSSY “Produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor”. LEVITT “Não há essa coisa de setores de serviços. Apenas em certos setores os componentes de serviços são mais importantes ou menos importantes do que nos demais. Todos atuam em serviços”. KOTLER; ARMSTRONG “Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.” “Os produtos incluem objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, ou combinações desses elementos”. MCCARTHY; PERREAULT JR “Produto significa a oferta de uma empresa que satisfaz a uma necessidade.” “Um produto pode ser um bem físico, um serviço ou uma mistura de ambos”.
7) Quais as maiores etapas de desenvolvimento de produto?
R: Estratégia de desenvolvimento (em que apresentam uma estrutura para o planejamento e gerenciamento do portfólio dos projetos em andamento); ƒ gerenciamento do projeto específico (abordando o gerenciamento, liderança, tipos de interação entre atividades e outros assuntos relacionados com um projeto específico); ƒ aprendizagem (apresentando formas para garantir a melhoria do processo e a aprendizagem organizacional a partir da experiência com o projeto).
8)Defina a disciplina de Gestão de Projetos?
R: é um ramo da administração aplicado na elaboração de atividades relacionadas, para atingir um conjunto de objetivos predefinidos, num certo prazo, com certo custo e qualidade, por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos.
9) Abordagens de alguns autores sobre o assunto(desenvolvimento do projeto):
R: Stuart Pugh- A abordagem proposta por Pugh (1990, 1996) possui uma forte influência da experiência prática que ele teve trabalhando durante anos como projetista e gerente de projetos em diversas indústrias. Sua principal preocupação era com a busca de uma visão total da atividade de projeto, ou seja, que superasse as visões parciais presentes em cada setor tecnológico específico. Para atingir esse objetivo, ele dedicou uma grande ênfase à educação e desenvolveu um modelo que ficou muito conhecido como total design. O total design possui um conjunto de seis etapas, todas elas interativas e aplicáveis a qualquer tipo de projeto (independentemente da disciplina tecnológica envolvida). Cada etapa é representada por um cilindro, significando que nela é empregado um conjunto específico de conhecimentos compostos por diversas visões tecnológicas parciais. Don Clausing-Este autor teve uma forte influência do trabalho de Pugh e Taguchi. Somando conceitos desses dois autores, com os quais conviveu e trabalhou, à sua própria experiência, criou uma abordagem que denominou total quality development. Esses conceitos integram-se. Nela, há um enfoque muito grande para: ƒ as técnicas de desdobramento da função qualidade (QFD); o método Taguchi e a matriz de Pugh; os conceitos sobre gerenciamento dos times de desenvolvimento de produto. Inclusive, uma de suas principais contribuições é mostrar a integração entre o QFD e o método Taguchi. Prasad- Este autor propõe uma sofisticada abordagem para engenharia simultânea que engloba diversos fatores em uma estrutura bastante independente das fases de um processo de desenvolvimento de produto. Ele divide a engenharia simultânea em duas rodas: ƒ organização do produto e processo (Product and Process Organization – PPO); ƒ desenvolvimento de produto integrado
(Integrated Product Development – IPD).
10) Quais as Fases que Don Clausing divide o processo de desenvolvimento do produto?
R: conceito (em que foca a metodologia do QFD); design (divide em projeto dos subsistemas e projeto das partes); ƒ preparação/produção (dividida em verificação do sistema, prontidão e produção piloto).
11) Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (Advance Product Quality Planning – APQP) da QS 9000:
R: O Manual de Planejamento e Controle da Qualidade do Produto desenvolvido dentro do conjunto de normas da QS 9000 possui uma estrutura que pode muito bem servir como referência para a estruturação e gerenciamento do processo de desenvolvimento de produto. Apesar de não ter sido desenvolvido especificamente para esse fim, ele resume um conjunto de preocupações e técnicas, além de um modelo suficientemente detalhado capaz de servir de base para intervenções nesse processo.
12) Importância do Desenvolvimento de Produto:
R: Desenvolver produtos tem se tornado cada vez mais um dos processos-chave para a competitividade mercadológica, em virtude dos movimentos de aumento da concorrência, das rápidas mudanças tecnológicas, da diminuição do ciclo de vida dos produtos e da exigência cada vez maior dos consumidores. Tudo isso exige das empresas maior agilidade, produtividade e alta qualidade, que dependem da eficiência e eficácia destas no processo. No início do processo de desenvolvimento do produto, há a seleção das maiores soluções criativas e o grau de incerteza é bem elevado, mas este vai se diluindo com o tempo. É um desafio gerenciar essas incertezas que envolvem o desenvolvimento do produto, em que as decisões de maior impacto têm que ser tomadas no momento em que existe um maior número de alternativas e grau de incerteza. “As decisões entre alternativas, no início do ciclo de desenvolvimento, são responsáveis por 85% do custo do produto final.
13) Aspectos que Influenciam o Desenvolvimento de Produto:
R: O processo baseia-se num ciclo projetar- -construir-testar, que gera atividades necessariamente interativas. É uma atividade multidisciplinar, com fortes barreiras culturais sobre a integração. Isso porque existe uma grande quantidade de ferramentas, sistemas, metodologias, soluções etc. desenvolvidas por profissionais e/ ou empresas de diferentes áreas que não interagem entre si. Ainda, existem diversas “visões parciais” sobre o processo de desenvolvimento de produtos.
14)Quais são as 7 fases da caracterização do Produto?
R:Conceber Produto, Conceituar Produto, Projetar Produto, Projetar Processo, Homologar produto, homologar Processo, Ensinar Empresa;
15)O que é Desenvolvimento do Produto?
R: é um todo integrado que dependem da consideração de diversos fatores ligados às mais diversas áreas de conhecimento, portanto, é necessário desenvolver uma visão holística com a construção de uma imagem única e integrada do processo para atingir o melhor resultado final.
16)Definições de Processos de desenvolvimento do Produto segundo alguns autores:
R: CLARK; FUJIMOTO- “É o processo, a partir do qual, informações sobre o mercado são transformadas nas informações e bens necessários para a produção de um produto com fins comerciais”. PUGH- É a atividade sistemática necessária desde a identificação do mercado/necessidades dos usuários até a venda de produtos capazes de satisfazer estas necessidades – uma atividade engloba produto, processos, pessoas e organização. GRUPO DE ENGENHARIA INTEGRADA- É o processo de negócio compreendendo desde a idéia inicial e levantamento de informações do mercado até a homologação final do produto e processo e transmissão das informações sobre o projeto e o produto para todas as áreas funcionais da empresa.
17) Quais as características do Processo de Desenvolvimento de Produto?
R: Atividades/fases: na abordagem da engenharia integrada e no modelo de referência, são identificadas sete fases: ƒ conceber produto; conceituar produto; projetar produto; projetar processo; homologar produto; ƒ homologar processo; ƒ ensinar empresa. Recursos: são compostos por todos os conceitos/filosofias, métodos/técnicas e ferramentas/sistemas que podem ser aplicados no processo de desenvolvimento de produto. Organização: refere-se não só à estrutura organizacional responsável e executora das atividades de desenvolvimento de produto, como também a elementos como cultura, qualificação profissional, formas de comunicação entre os indiví- duos etc., ligados aos aspectos de organização do trabalho. Informação: dimensão que representa o fluxo de informação existente nesse processo – os dados, sua estrutura e o formato como eles circulam (relatórios, fichas, telas de computador etc.).
18) Qual o objetivo da Diferenciação do Produto Dentro do Processo de Desenvolvimento?
R: O objetivo da diferenciação é buscar aumentar o valor do produto ou serviço oferecido ao cliente. 
19) Quais os níveis de diferenciação do produto dentro do Processo de Desenvolvimento?
R: Produto genérico: nível que corresponde ao produto em seu sentido bruto ou generalizado, oferecendo uma nova maneira de satisfazer o mesmo desejo ou necessidade básica dos clientes (por exemplo, livro, relógio, carro etc.). Produto esperado: nível em que há uma expectativa dos clientes em relação a algo que lhes pode ser oferecida a mais pelo produto esperado, mas não serve para diferenciar um fornecedor do outro (por exemplo, acesso fácil ao posto de gasolina, possibilidade de comprar com cartão de crédito etc.). Produto aumentado ou ampliado: nível que é construído por todas as demais características e serviços extras que vão além daquilo que o cliente espera, ou seja, o valor extra, servindo, portanto, para fazer diferenciação entre os concorrentes. No entanto, com o passar do tempo, esses extras vão sendo copiados, tornando-se rotina, e, no fim, simplesmente passam a ser aquilo que é esperado (por exemplo, self service no posto de gasolina). A análise das características do produto precisa relacioná-las com os benefícios que proporcionam. Produto potencial: nível que traduz a soma de todas as características e benefícios oferecidos, sendo limitado apenas pela imaginação e criatividade do fornecedor (por exemplo, uma lavagem grátis a cada tanque cheio, alguns brindes não relacionados com gasolina e um serviço de atendimento completo do automóvel).
20) Cite pelo menos uma situação em que se encontra uma “mistura” de produto e serviço.
R: Contratação do serviço de internet, em que há o envio do modem pela operadora.
21) Quais os Estágios durante o ciclo de vida do Produto?
R: Estágio de Introdução: O objetivo de toda empresa, nos primeiros estágios do ciclo de vida do produto, é estimular a demanda para a entrada no novo mercado. Os produtos, nesse estágio, freqüentemente apresentam novas características técnicas para uma categoria de produto. Entre inúmeros exemplos, podemos citar o da lâmina de barbear Sensor Excel lançada pela Gillette alguns anos atrás. A Excel tinha uma característica inovadora: cinco faixas emborrachadas, colocadas na frente da lâmina, que esticam a pele e tornam o barbear mais suave e confortável. Estágio de Crescimento: Se o novo produto satisfizer o mercado, ele entrará no estágio de crescimento, no qual as vendas começarão a se expandir rapidamente. Os consumidores imediatos continuarão a adquiri-lo e os compradores retardatários seguirão seu exemplo, especialmente se a propaganda boca a boca for favorável. Novos concorrentes entrarão no mercado, atraídos pela oportunidade de lucros. Eles introduzirão novas características ao produto e o mercado se expandirá. No estágio de crescimento, a empresa precisa decidir se troca uma alta participação de mercado por altos lucros correntes. Ao gastar muito dinheiro na melhoria, na promoção e na distribuição do produto, ela pode conquistar uma posição de destaque. No entanto, ao fazer isso, renuncia aos lucros máximos que pode obter hoje, na esperança de recuperá-los no estágio subseqüente. Estágio de Maturidade: As vendas no setor continuam
a crescer na fase inicial do estágio de maturidade, mas, posteriormente, atingem um patamar, quando, então, as encomendas dos clientes potenciais começam a diminuir. A essa altura, um grande número de concorrentes já entrou no mercado e os lucros da empresa começam a diminuir à medida que a concorrência fica mais acirrada. Na verdade, tudo se resume ao lucro. Um produto precisa dar lucro para a empresa. No estágio de maturidade, as diferenças entre os produtos concorrentes diminuem à proporção que os concorrentes descobrem as características promocionais e de produto mais desejadas pelos consumidores. As campanhas promocionais enfatizam as diferenças entre produtos concorrentes e a competição entre marcas fica mais intensa. Algumas empresas diferenciam seus produtos concentrando-se em atributos como qualidade, confiabilidade e serviço. Estágio de Declínio: O estágio de declínio ocorre quando as vendas e lucros começam a cair. Freqüentemente, um produto entra nesse estágio não devido a qualquer estratégia errada por parte da empresa, mas em razão de mudanças ambientais. A inovação tecnológica muitas vezes precede o estágio de declínio, à medida que tecnologias mais novas substituem as mais antigas. A capacidade de processamento de texto dos computadores pessoais levou as máquinas de escrever ao declínio. Os CDs fizeram a mesma coisa com as fitas cassetes na indústria da música pré-gravada. A tecnologia da internet e do e-mail condenou as máquinas de fax. Os produtos, no estágio de declínio, tendem a consumir uma parcela desproporcional do tempo de gerenciamento e recursos financeiros relativos ao seu potencial valor futuro.
22) Uma empresa segue uma de duas estratégias para administrar um produto em declínio:Quais são elas?
R: Eliminação-A eliminação ou descontinuação do produto da linha de produtos da empresa é a estratégia mais drástica. Como um núcleo residual de consumidores ainda consome ou usa um produto, mesmo no estágio de declínio, as decisões de eliminação do produto não são tomadas levianamente. Quando a Coca-Cola decidiu abandonar o que era conhecido como Classic Coke, a objeção do consumidor foi tão intensa que a empresa trouxe o produto de volta ao mercado. Exploração Final- Uma segunda estratégia, a exploração final, é quando uma empresa mantém o produto, mas reduz os custos de apoio ao marketing. O produto continua a ser oferecido, porém os vendedores não reservam tempo para vendê-lo nem se gasta com propaganda. O objetivo da exploração final é preservar a capacidade de atender às solicitações dos clientes. A Gillette continuou a vender o corretivo Liquid Paper para uso nas máquinas de escrever, mesmo na era dos processadores de textos.
23) Prolongamento do Ciclo de Vida do Produto:
R: Uma estratégia de marketing comum envolve a tomada de providências a fim de prolongar ao máximo o ciclo de vida do produto, o que pode ser feito pelos gerentes de marketing bem no início do estágio de maturidade. Os ciclos de vida do produto podem ser prolongados indefinidamente por meio de ações concebidas para aumentar a freqüência de uso pelos clientes atuais, assim como aumentar o número de usuários do produto, descobrir novos usos e/ou mudar o tamanho das embalagens, rótulos ou qualidade do produto. O conceito de ciclo de vida do produto também pode ser aplicado a estilos, modas e modismos. ƒ Estilo: é um modo básico e distinto de expressão. Por exemplo, os estilos aparecem em moradias (colonial, campestre, rústico), em roupas (formal, esportiva) e na arte (realista, surrealista, abstrata). Moda: é um estilo correntemente aceito ou popularizado em certa área. Por exemplo, as roupas justas da década de 1970 foram substituídas pelas roupas mais soltas e largas da década seguinte. A moda tende a experimentar um crescimento lento, permanecendo popular durante algum tempo e declinando gradualmente. Modismo: é a moda que entra rapidamente, é adotada com grande entusiasmo, atinge seu auge em pouco tempo e tende a atrair um número limitado de seguidores. Alguns exemplos são: pedras de estimação, bonecas, ioiôs e bambolê. Os modismos não sobrevivem muito tempo, ou porque normalmente não satisfazem uma forte necessidade, ou porque não a satisfazem de forma adequada.
24) Qual a finalidade do APQP?
R: A finalidade do APQP é comunicar às organizações (internas e externas) e fornecedores as diretrizes comuns de APQP e plano de controle. O manual apresenta diretrizes designadas para produzir um plano de qualidade do produto que dê suporte ao desenvolvimento de um produto ou serviço que trará satisfação ao cliente.
25) O que é o APQP?( Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (Advance Product Quality Planning)
R: APQP é uma estrutura de procedimentos e técnicas usados para gerenciar a qualidade no desenvolvimento de produtos, visando a definir e executar as ações necessárias a fim de assegurar que um produto satisfaça o cliente. Os documentos associados a ele são controlados por versões (revisões) e sua aprovação ocorre por meio do fluxo de trabalho. Para associar um documento, é necessário que o anterior esteja fechado (publicado). Hoje, o APQP é utilizado em empresas de diversos portes, especialmente no ramo automotivo, a fim de assegurar a qualidade dos produtos e processos desenvolvidos em sua planta, sendo regido pelo Manual do APQP, traduzido no Brasil pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).
26) Quais os Ciclos do APQP?
R: Planejar (desenvolvimentos de tecnologias e conceitos), Realizar (desenvolvimento do produto, processo e verificação do protótipo), Estudar (confirmação do produto e validação do processo), Agir (melhoria contínua).
27) Quais as finalidades do ciclos de planejamentos?
R: Planejamento avançado: os primeiros três quartos do ciclo são desenvolvidos para o planejamento prévio da qualidade do produto por meio da validação do produto/processo; ato de implementação: o último um quarto é o estágio em que a avaliação dos resultados tem duas funções: determinar se os clientes estão satisfeitos e dar suporte à busca pela melhoria contínua.
28) O processo de desenvolvimento do produto se divide em:
R: Caracterização do desenvolvimento do produto, diferenciação do produto dentro do processo de desenvolvimento;
29) Benefícios do APQP:
R: Uma redução na complexidade do planejamento da qualidade do produto para o cliente e organizações. Um meio para as organizações comunicarem com facilidade os requisitos do planejamento da qualidade do produto aos fornecedores. 
30) O que é Engenharia simultânea?
R: É um processo no qual as equipes multifuncionais buscam um objetivo comum. Ela substitui a série seqüencial de fases em que os resultados são transmitidos para a próxima área para que sejam executados. Sua finalidade é agilizar a introdução de produtos com qualidade em menos tempo. A equipe de APQP da organização assegura que outras áreas e equipes planejem e executem atividades que dêem suporte ao objetivo ou objetivos comuns.
31) O que é Plano de Controle?
R: São descrições por escrito dos sistemas de controle de peças e processos. Os planos de controle específicos englobam três fases distintas, a saber: protótipo: uma descrição das medições dimensionais e testes de material e desempenho que ocorrerão durante a construção do protótipo; pré-lançamento: uma descrição das medições dimensionais e testes de material e desempenho que ocorrerão após a construção do protótipo e antes da produção em série; produção: uma documentação abrangente das características do produto/ processo, controles de processo, testes e sistemas de medição que ocorrerão durante a produção em série.
32) Quais as fases do Planejamento da qualidade do Produto (APQP)?
R:Planejamento e definição do programa: A meta de qualquer programa de produto é atender às necessidades do cliente e proporcionar, simultaneamente, um valor competitivo. O estágio inicial do processo de planejamento da qualidade do produto é assegurar que as necessidades e expectativas do cliente sejam claramente compreendidas, Projeto
e desenvolvimento do Produto: Todos os fatores do projeto deveriam ser considerados pela organização no processo de APQP, mesmo que o projeto pertença ao cliente, ou seja, compartilhado. As etapas incluem a construção do protótipo para verificar se o produto ou serviço atinge os objetivos da Voz do Cliente, Projeto e Desenvolvimento do Processo: As tarefas a serem realizadas nesta etapa do processo de planejamento da qualidade do produto dependem da conclusão bem-sucedida dos estágios anteriores, o sistema de manufatura deve assegurar que os requisitos, necessidades e expectativas dos clientes sejam atendidas, Avaliação do produto e processo: a equipe de APQP deveria assegurar que o plano de controle e o fluxograma do processo estejam sendo seguidos, e que os produtos atendam aos requisitos do cliente. Retroalimentação, avaliação e ação Corretiva: O planejamento da qualidade não termina com a avaliação e instalação do processo, sendo a manufatura de componente em que o resultado pode ser avaliado quando todas as causas comuns e especiais de variação estão presentes.
33) Qual é a diferença básica entre protótipo e pré-lançamento?
R: O protótipo se refere a uma construção do produto sem os meios definitivos de produção, a ferramenta e/ou a máquina definitiva. Um exemplo típico diz respeito àquelas belas maquetes presentes em um plantão de vendas de apartamentos. O pré-lançamento refere-se a um estágio anterior à produção. Aqui, amostras são confeccionadas com os meios definitivos de produção, porém em pequena escala, com o objetivo de validar o processo.
34) Cite Alguns métodos para obter informações dos clientes no planejamento e definição do programa?
R: pesquisa de mercado, informações históricas de garantia e qualidade, experiência da equipe;
35) Plano de Negócios e Estratégias de Marketing:
R: O plano de negócios e as estratégias de marketing do cliente determinam os moldes do plano da qualidade do produto. O plano de negócios pode impor restrições à equipe (por exemplo, prazo, custo, investimento, posicionamento do produto, recursos de Pesquisa e Desenvolvi mento – P&D). As estratégias de marketing definem o cliente-alvo, os principais pontos de venda e concorrentes.
36) Plano de Garantia do Produto:
R: O plano de garantia do produto traduz os objetivos do projeto em requisitos de projeto, com base nas necessidades e expectativas do cliente, devendo inclui:> descrição dos requisitos do programa;> identificação das metas e/ou requisitos de confiabilidade, durabilidade e sua distribuição/alocação; > avaliação dos requisitos de novas tecnologias, complexidade, materiais, aplicação, meio ambiente, embalagem, assistência técnica e manufatura ou qualquer outro fator que possa colocar o programa em risco; >uso da FMEA.
37) Projeto e Desenvolvimento do Produto:
R: Todos os fatores do projeto devem ser considerados pela organização no processo de APQP, mesmo que o projeto pertença ao cliente, isto é, seja compartilhado. As etapas incluem a construção do protótipo para verificar se o produto ou serviço atinge os objetivos da voz do cliente. Um projeto viável deve permitir que os volumes e programação de produção seja atendida, bem como ser consistente com a habilidade de atender aos requisitos de engenharia, além dos objetivos da qualidade, confiabilidade, custos de investimento, peso, custo por unidade e prazos.
38) O que é FMEA?
R: A análise dos efeitos e modos de falha do projeto (DFMEA) é uma técnica analítica disciplinada que avalia a probabilidade de uma falha, bem como o seu efeito. É um documento vivo, continuamente atualizado de acordo com as necessidades e expectativas do cliente. É um input importante para o processo de APQP, que pode incluir as características do produto e processo previamente selecionadas. A DFMEA é um documento vivo, continuamente atualizado de acordo com as necessidades e expectativas do cliente.
39) Projeto para Manufaturabilidade Projeto e Montagem:
R: É um processo de engenharia simultânea idealizado para otimizar a relação entre a função do projeto, a manufatura e a facilidade de montagem. A abrangência das necessidades e expectativas do cliente determinará a extensão do envolvimento da equipe de APQP da organização nessa atividade. No mínimo, os itens a seguir devem ser considerados: ƒ projeto, conceito, função e sensibilidade à variação de manufatura; ƒ processo de manufatura e/ou montagem; tolerâncias dimensionais; requisitos de desempenho; número de componentes; ajustes do processo; manuseio de material.
40) As revisões de projeto devem incluir uma avaliação de:
R: >considerações sobre os requisitos do projeto/funcionais; > metas formais de confiabilidade e confiança; > ciclos de rendimento dos componentes/subsistemas/sistemas; ƒ resultados de simulações por computador e de testes de bancada; ƒ DFMEA;> análise crítica dos esforços do projeto para Manufaturabilidade e montagem; > falhas de teste;> progresso da verificação do projeto.
41) É responsabilidade da equipe de APQP da organização analisar criticamente os protótipos para:
R: > assegurar que o produto ou serviço atenda às especificações e aos dados registrados no relatório, conforme necessário; ƒ >assegurar que seja dada atenção específica às características especiais do produto e processo; > usar dados e experiência para estabelecer os parâmetros do processo preliminar e requisitos de embalagem; > comunicar ao cliente quaisquer preocupações, desvios e/ou impactos no custo.
42) Fluxograma do Processo:
R: O fluxograma do processo é uma esquematização do fluxo atual ou proposto do processo. Ele pode ser utilizado para analisar as fontes de variação de máquinas, materiais, métodos e mão de obra do começo ao fim do processo de manufatura ou montagem. Ainda, é utilizado para enfatizar o impacto das fontes de variação sobre o processo e ajuda a analisar o processo como um todo e não suas etapas individuais, sendo parte fundamental da análise do processo. O fluxograma auxilia a equipe de APQP da organização a direcionar o foco no processo, conduzir a análise dos efeitos e modos de falha do processo (PFMEA) e idealizar o plano de controle.
43) O que é DFMEA e PFMEA?
R: A DFMEA é um documento vivo, continuamente atualizado de acordo com as necessidades e expectativas do cliente. A PFMEA deve ser conduzida durante o APQP e antes do início da produção. É uma análise e revisão disciplinada de processos novos ou revisados, efetuada para antecipar, solucionar ou monitorar problemas de processo em potencial para o programa de um produto novo ou revisado.
44) As instruções do processo devem ser desenvolvidas a partir de que fontes?
R:> FMEAs; > planos de controle;> desenhos de engenharia, especificações de desempenho, especificações de material, padrões visuais e normas industriais;> fluxograma do processo;> layout das instalações;> matriz de características; >padrões e especificações de embalagem;> parâmetros de processo; >especialização e conhecimento dos processos e produtos por parte da organização;> requisitos de manuseio;> operadores do processo.
45) O que é Engenharia de Valor?
R: A expressão ‘engenharia de valor’ designa um processo sistemático de análise de um produto, serviço ou projeto, centrado na óptica da função ou objetivo a que se destina, de forma a estimular a procura de alternativas que simultaneamente cumpram as mesmas funções, mas com custos inferiores, quer no nível do investimento, quer no nível operacional. O grande objetivo da engenharia de valor é, dessa forma, o aumento da relação entre o desempenho, qualidade e funcionalidade do produto, serviço ou projeto e os respectivos custos de implementação, operação e manutenção. De fato, para a engenharia de valor, o valor de um produto ou projeto nada mais é do que a relação entre as funções que desempenha e o seu custo.
46) Engenharia de valor é a aplicação sistemática e consciente de um conjunto de técnicas, que:
R:> identificam funções necessárias;> estabelecem valores para as funções;> desenvolvem alternativas para desempenho
ao mínimo custo.
43) O que são as técnicas VA/VE?
R: A técnica de VA/VE é um esforço organizado para atingir o valor ótimo de um produto, sistema ou serviço, promovendo as funções necessárias ao menor custo.
47) Quais as Classificações das Funções?
R: Função básica - É a finalidade da existência do objeto, Função secundária- É toda função que auxilia o desempenho da função básica, auxilia a venda do produto e atende a requisitos de projeto, Função de uso - Atende às necessidades específicas de uso; possibilita o funcionamento; traz alguma ação que o consumidor quer que seja realizada, Função de estima-Atende às necessidades de prestígio; é subjetiva; não é calculável, porém pode ser analisada; é aquela que agrada o consumidor ou alguém que o consumidor quer agradar. 
48) É muito comum a confusão entre os conceitos de engenharia de valor e redução de gastos. Na prática, qual é a finalidade da engenharia de valor?
R: Analisar detalhadamente a função de um determinado produto e entender a sua finalidade. Dessa forma, é possível desenvolver idéias inovadoras que fujam do tradicional para o atendimento de uma função específica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais