Buscar

casos clinicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

31. Um animal da espécie canina, fêmea, não castrada, 5 anos, da raça poodle, foi atendido na Unidade Hospitalar para Animais de Companhia da PUCPR com histórico de episódios eméticos esporádicos associados a tremores e emagrecimento com evolução de 7 dias. O animal já apresentou crises anteriores com a mesma apresentação clínica, em que foi realizada fluidoterapia, com melhora do quadro. Ao exame clínico foram constatadas apatia e prostração, desidratação de 7%, bradicardia, hipotermia e hipotensão. O médico veterinário clínico abriu como diagnóstico diferencial o hipoadrenocorticismo, também conhecido como síndrome de Addison. Sabe-se que o diagnóstico definitivo da doença é estabelecido pela dosagem hormonal, após teste de estimulação com ACTH. Entretanto, existem algumas alterações laboratoriais importantes que podem sugerir a doença. Tendo em vista as informações acima descritas, responda: quais são essas alterações laboratoriais que podem ser condizentes com a suspeita clínica do caso descrito?
Linfocitose, azotemia e relação Sódio:Potássio < 27.
32. Quais as possíveis alterações no exame de urinálise decorrentes de uma necrose tubular aguda?B) Glicosúria e aumento de GGT urinária
Um equino, raça Quarto de Milha, fêmea, 5 anos de idade apresentava ao exame clínico, sudorese profusa, febre, rigidez muscular, dor a palpação dos músculos glúteos e oligúria. No hemograma, as alterações encontrados foram: leucocitose neutrofílica moderada com desvio nuclear de neutrófilos à esquerda leve e monocitose. Na urinálise realizada em amostra obtida por cateterização encontrou-se:
19. Assinale a alternativa que descreve a enzima cuja dosagem auxiliaria no diagnóstico do caso descrito: C) Creatina quinase.
20. Considere o caso clínico descrito anteriormente. A coloração marrom escura de amostras de urina é reflexo da presença de componentes metabólicos específicos. Assinale a alternativa que contém o componentes esponsável pela cor da urina no caso descritoC) Mioglobina.
21. Considerando o caso clínico descrito, assinale a alternativa que descreve avaliação das concentrações de ureia e creatinina no sangue do paciente. A) A concentração de ureia e creatinina descritas neste caso refletem prejuízo na filtração gomerular do paciente.
22. Considerando o caso clínico descrito, particularmente com relação aos achados na urinálise, assinale a alternativa CORRETA: D) A presença de 4 (quatro) cruzes de sangue diz respeito à presença de mioglobina.
Observe o seguinte caso clínico para responder às questões 36, 37 e 38. Identificação: Cão da raça Schnauzer miniatura, macho, castrada com 12 anos de idade. Problemas apresentados: Inapetência, vomita várias vezes. Ao exame clínico foi verificado abdômen tenso. No hemograma os resultados encontrados foram: anemia leve não regenerativa e leucopeniadesvio nuclear de neutrófilos à esquerda, linfopenia e trombocitopenia. Apresentava ainda neutrófilos tóxicos; plaquetas gigantes; o plasma estava lipêmico e hemolizado.
36. Com relação a análise do fluido realizada no caso clínico é INCORRETO afirmar que:
D) A concentração de proteínas totais tem pouco significado por ter sido obtida através de refratometria.
37. Ainda com relação ao caso clínico apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
Amilase e lipase são enzimas de baixa sensibilidade para avaliar pancreatite.
38. Ainda com relação ao caso clínico apresentado, assinale a alternativa que contém uma afirmação concreta que se pode obter na avaliação dos resultados dos exames bioquímicos do sangue: A) O aumento de bilirrubina e o aumento de fosfatase alcalina são sinais de colestase.
Uma cadela, SRD, 9 anos de idade, com dificuldade respiratória, mucosas ictéricas, aumento de volume abdominal (ascite), hipertermia, apatia e há três dias com anorexia. Urina de coloração amarelo ouro, densidade de 1,030, presença de proteinúria (1+), bilirrubinúria (3+) e cilindrúria (granulosos).
31. O eritrograma apresenta:(A) anemia normocítica normocrômica.
 32. O leucograma da cadela apresenta:(B) leucocitose com desvio para a esquerda leve, do tipo regenerativo.
33. A fosfatase alcalina indica que:(E) está ocorrendo icterícia obstrutiva e colestase.
34. A cadela apresenta:(B) não apresenta enfermidade renal; fígado normal e azotemia
35. A ascite ocorre devido: (D) a hepatopatia; ausência de nefropatia; diminuição da concentração de albumina e aumento da pressão oncótica.
36. A provável composição do líquido ascítico seria:
(E) transudato; densidade 1,015; prova de rivalta negativa; ph alcalino e proteína 2,0 g/dL
37. Em se tratando de uma insuficiência hepática, o animal poderá apresentar distúrbios hemostáticos com as prováveis alterações laboratoriais:
(D) tempo de sangramento normal; no de plaquetas normais e tempo de coagulação 
38. Em se tratando de uma insuficiência hepática, o animal poderá apresentar distúrbios hemostáticos com os prováveis sinais clínicos:
(E) sangramento tardio; hematomas e equimoses.
Baseado no caso clínico, responda a questão 40. Um cão da raça poodle com 11 anos de idade, apresenta poliúria, polidipsia, emagrecimento e polifagia
40. A urinálise mostra que há, EXCETO:
(D) glicosúria devido à lesão tubular.
41. Assinale a opção INCORRETA considerando o seguinte enunciado: O diagnóstico de lesão pancreática exócrina deve ser realizado levando em consideração os sinais clínicos e o histórico do paciente associado aos exames de imagens e laboratoriais como
(B) atividade sérica de fosfatase alcalina.
42. As características das fezes e achados laboratoriais de pancreatite aguda são:
(A) fezes normais ou diarreia; amilase e lipase sérica e glicose normal.
43. Em relação ao líquor, assinale a opção CORRETA
(E) o líquor deve ser colhido em três frascos numerados de um a três para diferenciar a hemorragia pré- existente da iatrogênica.
Baseado no caso clínico abaixo, responda as questões de 47 a 50. Um cão adulto com mucosas hipocoradas, anorexia, emagrecimento há um mês, hipertermia e petéquias na região abdominal, mucosa ocular e oral. Proteína total sérica (8,2g/dL), albumina (2,4 g/dL) e globulina (5,2 g/dL).
33. Sobre a anemia hemolítica imunomediada, analise os itens a seguir
I. É possível a observação de esferócitos no esfregaço sanguíneo. II. Pode ser causada por medicamentos, como sulfametoxazol. III. Agentes infecciosos estão entre os agentes causadores da alteração. IV. Para confirmação da alteração, é indicada a realização do teste de Coombs.
30. Em um exame citopatológico de um linfonodo com aumento de tamanho, quando mais de 50% da população é composta por linfócitos imaturos, qual diagnóstico pode ser feito?
Linfoma
35. Analise as afirmativas a seguir: I. Na Peritonite Infecciosa Felina (PIF), é possível a presença de anemia arregenerativa devido ao processo inflamatório crônico ocasionado
pela doença. II. Gatos com PIF apresentam diminuição da relação albumina:globulina devido à intensa hipoalbuminemia e hiperglobulinemia. III. A doença também pode estar relacionada ao aumento de ALT, FA e GGT, pois o animal pode desenvolver piogranulomas hepáticos.
36. Um cão, sem raça definida, de 10 anos, fêmea, chegou para atendimento hospitalar com estado mental alucinatório e com crises convulsivas. Ao exame clínico foi observado que as mucosas estavam hipocoradas, hiperpneia, ascite, melena e amaurose. Esses sinais clínicos são compatíveis comE) encefalopatia hepática.
O caso clínico descrito a seguir deve ser interpretado e as questões 12, 13, 14 e 15 se referem a essa interpretação. Um cão, raça Labrador, macho, 2 anos, foi atendido no hospital veterinário para consulta periódica anual. Apresentava ao exame clínico, obesidade moderada e presença de pápula próxima à fossa infraorbitária. Apresentava também sinais de leve desidratação. O resultado do hemograma realizado no dia da consulta apresenta-se descrito no quadro a seguir:
12. Assinale a alternativa que descreve a enzima avaliada no caso apresentado
C) ALT (Alanina aminotransferase).
13. Assinale
a alternativa que descreve outro exame que poderia auxiliar de forma mais eficiente na exclusão de suspeita de doença no paciente, após a chegada dos resultados dos exames descritos. ULTRASSSOM
Assinale a alternativa que descreve a conclusão que podemos chegar avaliando a presença de traços de proteína na urina e o resultado da densidade da amostra de urina. A) Que é normal encontrarmos traços de proteína em amostra de urina concentrada, sem que isso signifique proteinúria preocupante.
15. Assinale a alternativa que descreve a conclusão a qual podemos chegar avaliando as concentrações de ureia e creatinina e parâmetros relacionados no caso apresentado.
E) O paciente apresenta azotemia, que é provavelmente de causa pré-renal, pois não há alteração compatível na urinálise e os exames repetidos uma semana depois não apresentaram alterações.
Baseado no caso clínico abaixo, responda as questões de 47 a 50. Um cão adulto com mucosas hipocoradas, anorexia, emagrecimento há um mês, hipertermia e petéquias na região abdominal, mucosa ocular e oral. Proteína total sérica (8,2g/dL), albumina (2,4 g/dL) e globulina (5,2 g/dL).
47. O eritrograma apresenta: (A) anemia normocítica normocrômica
48. O leucograma apresenta: (B) leucopenia por linfopenia.
49. A falha do mecanismo de hemostasia é na(C) hemostasia primária com trombocitopenia
50. A presença de hiperproteinemia se deve(D) ao aumento da globulina devido à erliquiose

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando