Buscar

2 INFLAMAÇÃO Conceto e Histórico (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INFLAMAÇÃO
Etimologia: 
lt. "inflammatio" = incêndio 
gr. "phlogosis" = ["phlox" = fogo + "osis" = estado de...] 
Sinonímia: 
Inflamação ou Flogose (derivado de "flogístico" que, em grego, significa "queimar"). 
CONCEITO:
 É uma resposta local do tecido vascularizado agredido, caracterizada por alterações do sistema vascular, dos componentes líquidos e celulares, bem como por adaptações do tecido conjuntivo vizinho. 
 Essas alterações dos componentes teciduais são resultantes de modificações que ocorrem nas células agredidas, estas passando a adquirir comportamentos diferentes: movimentos novos, alterações de forma e liberação de enzimas e de substâncias farmacológicas. 
Toda essa transformação morfológica e funcional do tecido, característica dos processos inflamatórios, visa destruir, diluir ou isolar o agente lesivo, sendo, portanto, uma reação de defesa e de reparação do dano tecidual.
 Qualquer causa de agressão é, potencialmente, um agente flogístico.
HISTÓRICO:
Papiros Egípcios - de aproximadamente 3.000 a.C.: características clínicas da inflamação. 
Celso - escritor romano do século I d.C., foi o primeiro a listar os quatro sinais cardinais da inflamação: rubor, tumor, calor e dor – “Tétrade da Inflamação”.
John Hunter - 1728 a 1793, cirurgião escocês: a inflamação não é uma doença, mas uma resposta inespecífica que tem um efeito salutar no hospedeiro. 
Rudolf Virchow (1821-1905) - médico patologista em Berlim: um quinto sinal clínico, a perda da função (functio laesa).
Julius Cohnheim - (1839-1884): foi o primeiro a usar o microscópio para observar os vasos sanguíneos inflamados em membranas finas, transparentes, tais como no mesentério e na língua do sapo.
Elie Metchnikoff - 1882: bacteriologista russo descreveu o processo de Fagocitose.
Sir Thomas Lewis: introduziu o conceito dos mediadores químicos através da observação da ação local da histamina nas reações inflamatórias.
GENERALIDADES:
 
 A inflamação atua no sentido de destruir, diluir e bloquear o agente agressor e também desencadear uma série de eventos que, na medida do possível, cicatriza e reconstitui o tecido lesado.
Sinais Flogísticos:
Dor.
Calor.
Rubor.
Tumor ou Edema.
Perda da Função.
CAUSAS:
Tudo que possa agredir o organismo pode ser considerado como eventual agente etiológico da inflamação, vez que esta é uma resposta orgânica à qualquer agressão. 
Endógenas
Exógenas: 
 Agentes Físicos
 Agentes Químicos
 Agentes Biológicos 
GENERALIDADES:
É muito importante considerarmos a inter-relação "Agente Agressivo - Contato Agente Tecido - Tecido" na caracterização da gravidade da agressão e da intensidade da inflamação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais