Buscar

AV1_PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ - SC
PATOLOGIA – PROVA AV1 2021/01 – 30/04/2021
PROFESSORA: Ana Inês Gonzáles
PROVA AV1
ORIENTAÇÕES:
· A atividade pode ser realizada INDIVIDUALMENTE
· O arquivo deve ser enviado via TEAMS na aba tarefas Nomeado
· PRAZO PARA ENVIO: 24hs após o início da aula de recebimento da tarefa
· A pontuação máxima da atividade é de 7,0 pontos (70% da nota da AV1)
Nome: Talita Pereira dos Santos
Data: 30/04/2021
PROVA TEÓRICA I
Questão 1 (1,5 ponto) – A metaplasia caracteriza-se por uma alteração patológica, a princípio de forma reversível, que pode ao longo do tempo evolui para condições patológicas mais graves, como o câncer. Diante disto, descreva o que é metaplasia e porque esta pode evoluir para patologias mais graves.
A metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular adulto como o epitelial ou mesenquimal é substituído por outro tipo celular adulto, sendo que um tipo de epitélio se transforma em outro tipo epitelial e não se modifica para um tecido mesenquimal. Podendo representar uma substituição adaptativa das células que são sensíveis ao stress por tipos celulares mais bem preparados para suportar o ambiente adverso, sendo que o tecido metaplásico é mais resistente a agressões. Resultando da inativação de alguns genes condiciona a diferenciação do tecido que sofre metaplasia e desrepressão de outros que vão condicionar o novo tipo de diferenciação.
Embora a metaplasia leve ao surgimento de um epitélio mais apto ao ambiente no caso do trato respiratório o epitélio substituto metaplásico é desprovido da capacidade de secreção de muco e da ação ciliar representando uma mudança indesejada.
Questão 2 (1,5 ponto) – As células sanguíneas, do tipo hemácias, possuem um tempo de vida de cerca de 120 dias no corpo humano, e sofrem morte celular programada fisiológica. Desta forma, a renovação das células do sangue é constante. Entretanto, em algumas doenças, como em anemias graves, a morte pode ocorrer mais cedo, o que é considerado grave. Neste sentido:
a) Descreva o que é e como ocorre o processo de apoptose celular.
Apoptose é um tipo específico de morte celular sendo uma morte programada, tendo como objetivo garantir a manutenção de tecidos e órgãos evitando que células com problemas ou desnecessárias comprometam o funcionamento adequado do organismo. A morte celular por apoptose é importante para o corpo pois ela desencadeia a renovação de todo o sistema.
No processo de apoptose a célula sofre uma série de alterações morfológicas como a diminuição do seu tamanho, volume, perda do contato com a matriz extracelular e células vizinhas, as organelas presentes no citoplasma são empacotadas pelo retículo endoplasmático e podem surgir vacuolizações, devido a degradação do núcleo o citoesqueleto sofre desestruturação e a célula perde sua forma original.
Questão 3 (1,0 pontos) – O processo inflamatório, é considerado uma resposta protetora do corpo humano, podendo ser local ou sistêmica, caracterizando-se por uma reação dos tecidos ao agente agressor, gerando uma resposta complexa e muitas vezes associada as respostas imunológicas. Diante da inflamação aguda é correto afirma:
I – A inflamação aguda possui fases/etapas com características específicas que irão influenciar no surgimento dos sinais cardinais;
II – O agente etiológico mais comum que desencadeia as respostas inflamatórias no corpo humano são os agentes infecciosos;
III – A fase vascular da Inflamação Aguda é responsável pelo aumento do fluxo sanguíneo local o que desencadeia os sinais cardinais de CALOR E RUBOR (VERMELHIDÃO);
IV – Na fase exsudativa, ocorre o fluxo de líquidos do interstício celular para dentro dos vasos sanguíneos, evitando a formação de edemas;
Podemos considerar corretas: Resposta letra E
a) Apenas I
b) I e III
c) I, II
d) Apenas IV
e) I, II e III
Questão 4 (1,0 ponto) – Descreva, de forma resumida as etapas do processo de inflamação aguda e os sinais cardinais que cada etapa é capaz de provocar.
Fase irritativa: é a fase que perdura por toda a inflamação, caracterizada pela liberação de mediadores químicos decorrente da ação do agente agressor nos tecidos
vascular: consiste no aumento da permeabilidade do vaso e vasodilatação
exsudativa: caracterizado pela formação de exsudato celular e plasmático, oriundo do aumento da permeabilidade do vaso
degenerativa-necrótica: fase em que evidenciam células mortas, necrosadas e produtos de generação
produtiva-reparativa: multiplicação de células e reparação tecidual, sendo que o local lesionado pode regenerar com mesmo tipo de célula ou cicatrizar com tecido fibroso, sendo a fase final que visa recompor o tecido lesionado 
Os sinais cardinais são: edema, calor, rubor, dor e perda da função.
Tumor: edema, calor e rubor: hiperemia arterial e alto fluxo sanguíneo, dor: compressão de fibras nervosas, mediadores inflamatórios que as hipersensibilizam e estimulam.
O edema é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa por causa do aumento de líquido e de células. O calor vem da fase vascular onde há hiperemia arterial que é o aumento do volume sanguíneo no local e aumento da temperatura local. O rubor é a vermelhidão que também decorre da hiperemia.
Questão 5 (1,0 pontos) – Estamos vivenciando uma pandemia sem precedentes e que mudou a maneira como o convívio entre a pessoas ocorre. A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas. Entretanto, em casos mais graves, onde o processo inflamatório é intenso, estes pacientes necessitarão de suporte ventilatório e maior atenção. Em relação ao processo cronológico da doença podem afirmar EXCETO: Resposta letra C
a) O agente etiológico é o SARS-CoV2
b) Possui período de incubação
c) Não possui período de sintomas inespecíficos (prodrômico)
d) Possui período de sintomas específicos como perda de olfato e paladar
e) Pode evoluir para cura com e sem sequelas, sendo que em casos graves pode evoluir para o óbito
Questão 6 (1,0) – As pigmentações que ocorrem de forma endógena, ou seja, dentro do corpo humano, podem ser considerados processos normais e/ou patológicos. Neste caso, a icterícia se caracteriza por um processo de pigmentação patológico, e demonstra um sinal importante de doença. Descreva o que é e como ocorre a icterícia.
Icterícia surge quando a pele, os olhos e as mucosas do corpo ficam amarelados devido ao excesso de bilirrubina no sangue, sua principal causa é a icterícia fisiológica que surge devido a incapacidade do fígado de metabolizar e eliminar a bilirrubina por estar ainda pouco desenvolvido. A bilirrubina é um pigmento de cor amarela que é produzido pela degradação das células sanguíneas do corpo, sendo captada pelo fígado onde é ligada a proteínas e eliminada junto com a bile pelo intestino podendo provocar a elevação deste pigmento no sangue.

Continue navegando