Buscar

Introdução à Biofísica e Sistema de Medidas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Biofísica 
A palavra biofísica, tem sido empregada com muitos significados diferentes, e os temas estudados por esta ciência são muitas vezes apresentados por outras especialidades, como fisiologia, bioquímica, etc. A causa desta ambiguidade reside no fato de que se trata de uma ciência interdisciplinar, na qual é muito complicada a limitação de seu campo.
O objetivo da Biofísica é estudar os aspectos físicos e químicos relacionados aos fenômenos biológicos. Buscando estudar, por exemplo, desde o mecanismo molecular de formação de um potencial elétrico junto a um neurônio, a condução elétrica deste estímulo pelo filamento nervoso, as mudanças bioquímicas, a estrutura microscópica do músculo e a produção e contração muscular. Na realidade, a Biofísica como especialidade, não tem bem claros seus limites dentro do campo físico-químico das ciências biológicas.
Como toda ciência, está baseada na observação e experimentação dos fenômenos naturais. Tangencia muitas vezes áreas como a matemática e a medicina, onde a expressão e o entendimento dos mecanismos fisiológicos exigem a utilização de fórmulas e acessórios laboratoriais.
Enfim, a Biofísica compreende uma disciplina com vasto campo de estudo, ensino e pesquisa, fazendo parte dos grandes e necessários alicerces da ciência.
Introdução
₢ Sistema de Medidas
Medida pode ser definida como a descrição de algo em termos de valores numéricos. É a determinação de magnitude de alguma propriedade. Propriedades são características e atributos de algo que, quando podem ser medidas são ditas quantitativas, e quando isto não for possível são denominadas de qualitativas. 
O sistema métrico é uma medida especificamente formulada para ser utilizada como notação decimal. Este sistema consiste de uma unidade primária para cada propriedade quantitativa e um conjunto de prefixos. Cada prefixo indica um fator pelo qual a unidade primária deve ser multiplicada para produzir maiores ou menores unidades de uma propriedade. O fator de um prefixo geralmente é exponencial do número 10. Por exemplo, 1Kg é igual a 1,000g, 1mL é igual a 1/1,000L e 1µL é igual a 1/1,000,000L.
Existem unidades comumente usadas em laboratórios que não seguem uma regra métrica de medida. Estas unidades foram desenvolvidas através da tradição e aplicação específica de alguns conceitos básicos durante o desenvolvimento do sistema métrico. As unidades mícron, lambda e gama são exemplos deste desenvolvimento. Elas são os nomes tradicionais de micrômetro, microlitro e micrograma e tem os símbolos µ, ʵ, ʏ, respectivamente. O nome próprio para estas unidades de 1/1.000.000 como padrão básico inclui o prefixo micro no nome padrão básico.
O sistema Internacional (SI) estabelecido em 1960 pela ‘’ Conference Generale des Poids et Measures’’ uniformizou mundialmente o sistema de medida. O Sistema Internacional foi desenvolvido para o uso em física, mas também foi recomendado para laboratórios clínicos.
Propriedades do SI
Propriedade básica	símbolo da propriedade	unidade básica		símbolo da unidade básica
Comprimento		l		Metro				M
Massa			m		Quilograma			Kg
Tempo			t		Segundo				S
Corrente elétrica		l		Ampère				A
Temperatura		T		Graus Kelvin			K
Intensidade luminosa	Iv		Candela				cd
Quantidade de substância	n		Mol				mol
Quantidade catalítica		z		Katal				kat
Diluições
São métodos laboratoriais nos quais uma quantidade de uma substância é adicionada a outra para reduzir a concentração de uma das substancias. O uso da palavra diluição pode ser muitas vezes confuso, mas entende-se no sentido de que tantas partes de um material sejam diluídas num número total de partes do produto final. Uma diluição é uma expressão de concentração, e não de volume. Indica a quantidade relativa de substância em solução.
As variações da terminologia podem ser variadas, uma mesma instrução de laboratório pode ser expressa das seguintes formas: diluir 1 em 10, ou diluição de 1 para 10 ou diluir 1/10. Todas devem significar a mesma coisa, ou seja, o volume de concentrado no volume total da solução final. Na frase de instrução de preparo de diluições o menor número corresponde ao número correspondente ao número de partes da substância que está sendo diluída; o maior número refere-se ao número total de partes da solução final.
Considere as seguintes frases: faça uma diluição 1 para 10 de soro em salina; faça uma diluição 1 em 10 de soro em salina; faça uma diluição 1 para 10 de soro com salina; faça uma diluição de 1 pare de soro e 9 partes de salina; faça uma diluição de 1 parte de soro de 9 partes de salina. Todas têm o mesmo significado, e o objetivo é a combinação de 1mL de soro com 9 mL de salina para obter 10mL da solução final.
Soluções
Soluções são misturas de substâncias. A maioria das soluções podem ser compostas de duas partes ou fases, dispersa e a fase dispersante. A fase dispersa é a substância que é dissolvida, frequentemente chamada de soluto. A fase dispersante é a parte que dissolve a outra, também chamada de solvente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais