Buscar

Saúde da criança

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201203086470)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A triagem de acuidade visual definida em parceria do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação no projeto Olhar Brasil em 2008 consiste de uma avaliação inicial que busca identificar, entre o público alvo do projeto, a existência de erros de refração que necessitarão de uma consulta oftalmológica. É realizada por meio de um teste simples utilizando a escala de sinais de:
		
	
	Babinsk
	
	Tunner
	 
	Snellen
	
	Moro
	
	Apgar
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203086599)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e cuidar do recém-nascido, assim sendo, desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. Marque a alternativa que se mostra comprometida com este esforço:
		
	
	As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 9 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar¿se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
	
	O leite de transição surge no pós-parto imediato e permanece ate o aparecimento do colostro que é o leite rico em proteínas que tem a função de engorda dos rns.
	
	O colostro leite secretado no pós-parto tardio, até cerca de três semanas é um fluído amarelado: rico em proteínas, vitaminas A e E, carotenóides e imunoglobulinas. Confere proteção contra vírus e bactérias.
	 
	A partir dos 6 meses de idade as crianças devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno que até então era exclusivo, devendo continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.
	
	O leite de transição aparece a partir do 20º ao 34º dia de puerpério, apresenta aumento de volume e estabilização de sua composição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203086441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente. A respeito destes temas, é correto afirmar
		
	
	O período intrauterino não é um fator determinante para a possibilidade de a criança atingir o seu potencial máximo de crescimento
	
	O ambiente é o único fator que influencia o crescimento infantil
	 
	Desenvolvimento é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais
	
	Do ponto de vista do crescimento, a herança genética recebida do pai e da mãe estabelece um potencial ou alvo que com certeza será atingido pela criança, independente de outros fatores
	
	Os fatores extrínsecos que influenciam o desenvolvimento infantil são aqueles que determinam as características físicas da criança
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203086259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As variações de peso na infância são rápidas e importantes, refletindo um excelente indicador das condições de saúde e nutrição da criança. Em relação ao peso, estima-se que a criança aos 12 meses tenha:
		
	
	o dobro do peso do nascimento.
	
	o quádruplo do peso do nascimento.
	
	ganho de 20g/dia no primeiro ano de vida.
	
	100g além do peso de nascimento.
	 
	o triplo do peso do nascimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203086471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o calendário básico de vacinação da criança, proposto pela Politica de Atenção Integral a Saúde da Criança e pelo Programa Nacional de Imunização podemos afirmar que:
		
	
	a vacina contra o tétano é administrada em dose única, a partir dos 2 anos de idade
	
	a vacina contra febre amarela é administrada em 5 doses, a partir dos 3 meses de idade
	
	a vacina contra hepatite B é administrada em 3 doses, a partir dos 5 anos de idade
	
	a vacina contra o vírus da varicela não é ofertada pelo SUS
	 
	a BCG é administrada em dose única, quando a criança nasce

Continue navegando