Buscar

Tanatologia provas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408228614)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito às mortes simbólicas é correto afirmar que: I) preparam o homem para vivenciar frustrações. II) quanto melhor for a capacidade do sujeito em lidar com a frustração mais saudável é a pessoa. III) quanto mais criativas forem as respostas para os problemas que a vida, mais saudável será a pessoa. IV) a vivência das mortes simbólicas prepara para a vivência da morte real, além de proporcionar melhor qualidade de vida.
		
	
	As afirmativas I e II estão erradas
	 
	Não há afirmativas erradas
	
	As afirmativas II e IV estão erradas
	
	As afirmativas I e IV estão erradas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408825905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente deu entrada na emergência com quadro de AVE-H (acidente vascular encefálico hemorrágico); realizou cirurgia para drenagem do hematoma e foi para UTI (unidade de terapia intensiva). Três dias após a cirurgia, sem sedação, evoluiu para Glasgow 3 e a fisioterapeuta comunica que o paciente não está respirando sozinho (só com ajuda do ventilador mecânico). Neste mesmo dia apresentou uma PCR (parada cardiorrespiratória), foram aplicadas as manobras de ressuscitação que obtiveram êxito. Leia as assertivas seguintes e, com relação ao caso acima, marque a correta:
		
	
	A 'morte encefálica' é a cessação irreversível das funções apenas do tronco encefálico causado por lesão extensa, de causas internas ou externas e de natureza grave, com manutenção temporária das funções cardiorrespiratórias.
	 
	Pode ser afirmado que a morte 'absoluta' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A morte 'real' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A morte 'clínica' se caracteriza pela parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, oito horas após a PCR irreversível.
	
	A morte 'aparente' ocorre quando há a parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa e pode ao ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408921476)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exame do cadáver em putrefação, a chamada ¿mancha verde abdominal¿ ocorre no(a)
		
	
	região pubiana, pela presença do reto.
	
	hipocôndrio esquerdo, pela presença do cólon descendente
	 
	fossa ilíaca direita, pela presença do ceco
	
	fossa ilíaca esquerda, pela presença do sigmoide.
	
	hipocôndrio direito, pela presença da bile na vesícula biliar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408916444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Houve uma mudança de cultura a cerca de onde o paciente terminal deveria permanecer até o óbito. Antes o paciente morria em casa e agora no hospital. O nome dado a essa representação de morte é:
		
	
	Vida do cadáver, vida na morte
	
	A morte do outro: morte romântica
	
	Morte domada
	
	Morte em si
	 
	Morte invertida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408302638)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O paciente terminal é aquele em que todos os esforços diagnósticos e terapêuticos foram realizados e não houve resposta favorável. É nesta realidade que surgem os cuidados paliativos como opção digna e ética para estes pacientes sem possibilidades terapêuticas. Considerando os paradigmas dos cuidados paliativos, analise os itens: I. Os cuidados paliativos aumentam a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença terminal e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. II. Os limites do curar são mais amplos que o do cuidar. III. Dar suporte psicológico, social e o espiritual ao doente terminal e seus familiares não se constitui cuidado paliativo. IV. Para o paciente terminal, o cuidado de enfermagem abrange uma visão humanística que considera não somente a dimensão física, mas também as preocupações psicológicas, espirituais e sociais do paciente. Leia as alternativas acima e escolha a opção correta:
		
	 
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens I, II e III estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Os itens I, II e III e IV estão corretos.

Continue navegando