Buscar

DIREITO CIVIL III AVALIANDO O APRENDIZADO 2

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III
	Simulado: CCJ0014_SM_201602419833 V.1 
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 20/09/2017 19:40:27 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201602603543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Maria reside há dez anos consecutivos em um imóvel locado através de instrumento escrito e atualmente vigorando por prazo indeterminado, tendo sempre cumprido rigorosamente todas as condições do contrato, foi surpreendida com uma notificação para desocupar o imóvel no prazo de doze meses. A hipótese importa para o locatário:
		
	
	Poderá ficar ainda mais três meses além do prazo estabelecido
	 
	Findo o prazo proceder a desocupação do imóvel, devolvendo-o nas mesmas condições que o recebeu
	
	O direito de não pagar os locativos no período estipulado na notificação
	
	O direito a uma indenização proporcional ao número de anos em razão do rompimento imotivado do contrato
		
	 2a Questão (Ref.: 201602656302)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Mauro, entristecido com a fuga das cadelinhas Lila e Gopi de sua residência, às quais dedicava grande carinho e afeição, promete uma vultosa recompensa para quem eventualmente viesse a encontrá‐las. Ocorre que, no mesmo dia em que coloca os avisos públicos da recompensa, ao conversar privadamente com seu vizinho João, afirma que não irá, na realidade, dar a recompensa anunciada, embora assim o tenha prometido. Por coincidência, no dia seguinte, João encontra as cadelinhas passeando tranquilamente em seu quintal e as devolve imediatamente a Mauro. Neste caso, é correto afirmar que
		
	 
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa não subsiste em relação a João, pois este tomou conhecimento da alteração da vontade original de Mauro.
	
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa subsiste em relação a toda e qualquer pessoa, pois a reserva mental não tem o condão de modificar a vontade originalmente tornada pública.
	
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa não mais terá validade em relação a qualquer pessoa, pois ela foi alterada a partir do momento em que foi feita a reserva mental por parte de Mauro.
	
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa subsiste em relação a João ainda que Mauro tenha feito a reserva mental de não querer o que manifestou originariamente.
		
	 3a Questão (Ref.: 201602653638)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do contrato de compra e venda, segundo o direito civil vigente, assinale a opção correta.
		
	
	O exercício da retrovenda impõe ao vendedor a restituição do preço recebido, a indenização pelo resgate e o reembolso das despesas do comprador com a realização de benfeitorias necessárias e úteis e mesmo com as que, durante o resgate, se efetuaram sem a sua autorização.
	 
	A venda à vista de amostra, protótipos ou modelos, em caso de inexatidão entre esses e a mercadoria entregue, permite ao comprador manifestar a sua recusa, submetendo o vendedor às sanções decorrentes do descumprimento contratual.
	
	Os riscos de deterioração ou perdimento da coisa não entregue, no contrato de compra e venda de bens móveis e imóveis, são do vendedor e os riscos de pagamento correm à conta do comprador, mas, se ocorrer o perdimento antes da tradição ou do registro, por caso fortuito ou de força maior, os riscos correrão por conta do comprador.
	
	Os bens móveis infungíveis poderão ser vendidos com pacto de reserva de domínio, o qual define que o comprador só adquire a propriedade e a posse da coisa ao integralizar o pagamento.
	
	Não existindo convenção pelos contratantes, como regra geral, todas as despesas do negócio, incluindo as de escritura e registro, e os da tradição do bem objeto da compra e venda são de responsabilidade do comprador.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201602535252)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à classificação, o contrato de compra e venda de imóveis se apresenta da seguinte forma:
		
	
	Consensual, bilateral, oneroso e não solene;
	
	unilateral, aleatório e dispendioso.
	
	Bilateral, oneroso, formal e aleatório;
	 
	Consensual, bilateral, oneroso e solene;
	
	Oneroso, bilateral, não formal e consensual.
		
	 5a Questão (Ref.: 201602653802)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cássio, confiante nos destinos da economia brasileira, resolve adquirir uma televisão, tela plana, utilizando-se do crédito pessoal que lhe foi ofertado pela empresa C e D S/A. Ao adentrar o estabelecimento da empresa, é prontamente recebido por um vendedor que apresenta-lhe as opções disponíveis, formaliza o seu cadastro, imprime o contrato de compra e venda de bem móvel, prometendo-lhe que ocorrerá a entrega no prazo máximo de trinta dias. Ultrapassado o prazo, o bem não foi entregue, tendo o vendedor comunicado a Cássio que o veículo que transportava vários bens da empresa havia sido furtado em São Paulo, local onde estaria sediado o depósito e que por isso, não mais poderia entregar o bem adquirido. Prontamente o numerário expendido sofre devolução. De posse dos valores ressarcidos, Cássio adquire bem similar de Pato que lhe promete entrega em dez dias. Passado o período, Pato comunica a Cássio que o bem sofrera aumento de preço e que haveria uma diferença de R$ 300,00 a pagar, o que foi negado pelo adquirente. Diante de tal enunciado, assinale a afirmativa incorreta
		
	
	Devolvido o numerário, não mais se pode exigir a obrigação de dar.
	
	A perda da coisa, antes da tradição, sem culpa do devedor, resolve a obrigação.
	
	O credor, cobrado por diferença do preço, pode resolver o negócio.
	
	O adquirente pode exigir a entrega do bem, sem majoração do preço
	 
	O devedor pode exigir novo preço, caso o bem tenha sido valorizado

Continue navegando