Buscar

Atividade em Sala 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AEC I – 2014/1
Atividade em Sala de Aula 2
Defina reforçamento e punição, explicando qual seu efeito sobre a probabilidade de ocorrência da resposta.
Identifique as contingências presentes nos exemplos abaixo justificando sua resposta:
1. Claudia não se saiu bem nas provas do início do semestre e resolveu dedicar-se mais aos estudos. Após tirar nota 10 nas provas, passou a estudar mais regularmente. (Resposta: estudar)
2. Paulinho vive jogando bola dentro de casa, embora seja contra as regras. Cansada da desobediência, sua mãe decidiu deixa-lo sem o videogame por uma semana sempre que jogasse bola dentro de casa. Já fazem três meses que Paulinho não desobedece a mãe. (Resposta: jogar bola dentro de casa)
3. Júlia teve uma forte dor de cabeça e tomou um analgésico que eliminou a sensação de dor. Desde esse dia, Júlia toma o mesmo analgésico sempre que sente dores de cabeça. (Resposta: tomar analgésico)
4. Aos quatro anos, Lúcio resolveu fazer um experimento: Pegou um grampo de cabelo de sua mãe para descobrir a profundidade dos buraquinhos da tomada da sala de TV. Após receber um belo choque, ele nunca mais colocou nenhum objeto no buraco da tomada, embora sua pergunta de pesquisa ainda não tenha sido respondida. (Resposta: colocar objetos no buraco da tomada)

Outros materiais