Buscar

atividade de TGA

Prévia do material em texto

FACAM-FACULDADE DO MARANHÃO
ADMINISTRACÃO 1° PERÍODO
NOTURNO-214
DAVID MARTINS OLIVEIRA
TRABALHO SOBRE TGA- FELIX BRAVIM
1. Defina TGS.
É abordada de forma multidisciplinar que visa estudar as propriedades comuns em distintas entidades. É vista como teoria de teorias, pois tenta aplicar regras gerais em qualquer sistema e qualquer nível. Esta ramificada em entrada, processo, saída e feedback. Entender os recursos de que são feitos, objetivando transformar as entradas em resultados, fornecer um bom produto para ser entregue e captar as criticas e elogios para o aperfeiçoamento do produto, e caracteriza-se em sintropia, entropia, homeostase e heterostase. 
2. Defina teoria X e Y e suas diferenças.
Entende-se por teoria X são todos os funcionários que tem repulsa pelo trabalho, pois só utilizam pela necessidade de sobrevivência, só podem ser gerenciados da forma mais autocrática possível, não assumem responsabilidades, e estão longe de serem eficientes e eficazes.
Compreende-se teoria Y os funcionários que trabalham por prazer, que veem o serviço como forma de agregar valor e construir uma trajetória de realização pessoal e profissional, mais a empresa necessita ter mecanismos de suporte para manter um excelente ambiente organizacional.
A divergência entre as teorias são que: Teoria X (as pessoas são preguiçosas e evitam a responsabilidade) e a Teoria Y (as pessoas são criativas e independentes).
3. Defina processo administrativo.
É o sentido pelo qual a Administração utiliza para organizar as variáveis no campo da Administração, nas relações sejam internas, sejam externas. Para os gestores são as bases da TGA, planejar, organizar, dirigir e controlar, baseada na teoria cientifica de fayol com uma abordagem mais contemporânea. 
4. Defina planejamento e suas principais divisões.
É o alicerce das organizações, nada progride de forma desordenada, é estabelecer métodos convenientes, elaborados e pensados em todos os detalhes e variáveis. Está dividido em: planejamento estratégico – Planeja pensando na empresa de modo geral, abarcando todas as áreas e recursos em prol dos objetivos organizacional. Prepara-se em longo prazo com espera de retorno em alguns anos. 
Planejamento tático: Compreende cada departamento de modo individual, se prepara para retono geralmente anual, visa à concretização dos objetivos departamentais. Encontra-se no nível intermediário de cada departamento.
Planejamento operacional: Foca em cada tarefa e atividade específica, visando à entrega ou retorno imediato dos objetivos planejados para a operação, gerenciado de forma individual para o alcance de metas específicas. Define-se no nível operacional individualmente para tarefa e atividade.
5. Defina organização e suas principais características.
É um conjunto de esforços individuais que possui por objetivo, alcançar propósitos coletivos. Agregados em uma organização são capazes de alcançar propósitos praticamente impossíveis individualmente
6. Defina Direção.
Está diretamente relacionada à gerência de pessoal, como ato ou efeito de dirigir, classifica-se em três níveis:
Nível global: Corresponde ao nível estratégico.
Nível departamental: Corresponde ao nível tático.
Nível operacional: Nível operacional.
7. Defina controle
Controle pode ser definido de algumas formas:
Controle como função restritiva e coercitiva: Muito relacionado com a autocracia, apresentando um caráter negativo e limitado.
Controle como um sistema automático de regulação: Pricipal objetivo é manter o que se gerência em constante fluxiso, em constante funcionamento.
Controle como função administrativa: Parte do processo administrativo na sua essência.
8. Defina desempenho organizacional.
Todo tipo de organização se fundamentam em recursos que idealizam e perseguem objetivos. Portanto, o desempenho é avaliado pela medida em que seus objetivos são realizados (eficácia) e a forma como seus recursos são utilizados de maneira correta (eficiência). Existe uma disputa que reflete a realidade da eficiência e eficácia da instituição.
9. Defina processo decisório.
É o poder de escolher, em determinadas circunstâncias. O caminho mais adequado para a instituição, em determinada circunstância, o caminho mais adequado para a organização. 
10. Defina Brainstorming e Brainwriting.
Brainstorming também conhecido como tempestade cerebral, dinâmica de grupo que pode ser utilizada em várias empresas como mecanismo para resolver problemas específicos, com o intuito de desenvolver novas ideias e projetos, agregar informações e estimular o pensamento criativo e prol da resolução de problemas específicos. 
Brainwriting Possui os mesmos princípios do brainstorming, entretanto a interação ocorre por inscrito onde as sugestões são escritas em pedaços de papel, havendo uma troca aleatória, para serem cruzadas as ideias ate que se esgotem. Ele é um exercício que antecede o brainstorming, uma forma de aquecimento. Classificam-se como decisões programadas e decisões não programadas.
11. Conceitue liderança.
Liderança é a arte de gerenciar pessoas, um conceito generalizado no âmbito empresarial. Um bom líder tem a capacidade de atrair seguidores e influenciar comportamentos, mentalidades e ações de forma positiva. Existem pessoas que nascem com o dom de liderar, está sempre disposto a participar das tomadas de decisões em todos os grupos ou segmentos que se insere, por conta disso se enquadra perfeitamente em cargos de gestão de pessoas, entretanto pode se encontrar líderes informais, destinado pelas organizações em que atuam a assumir cargos de autoridade, geralmente possuem uma adaptação mais gradativa, tornando-se excelentes profissionais.
12. Quais os principais tipos de liderança estudados atualmente e suas principais características.
Classificação e características da liderança: 
Liderança autocrática: Conhecida também como autoritária ou diretiva, focada apenas nas tarefas. É aquele modelo onde o líder centraliza todo o poder e dá as ordens aos seus funcionários sem permitir que façam contestação ou mesmo que tomem decisões sem o seu consentimento. O trabalho só pode ser feito com a sua autorização e na sua presença.
Liderança democrática: Este modelo é totalmente diferente do anterior, pois o líder democrático reconhece, orienta e institui os seus liderados, dando liberdade para que compartilhem suas sugestões, ideias e opiniões e façam parte do processo de tomada de decisão. A comunicação é direta e produtiva, ninguém se sente oprimido, mais sim encorajado a dar o seu melhor e colaborara com suas habilidades e conhecimento para o alcance dos resultados.
Liderança liberal (Laissez-faire): - Neste modelo de liderança a delegação é a apalavra de ordem, pois o líder delega todas as tarefas e demandas para seus liderados. Entretanto, este tipo não se mostra muito efetivo, uma vez que, o líder não tem respeito de sua equipe e ainda acaba gerando uma competitividade agressiva e que gera resultados pouco expressivos.
( Essas são as principais descritas de forma concisa de acordo com os pensamentos de Chiavenato)
Entretanto a liderança ainda possui outras ramificações:
Liderança paternalista não chega a ser um modelo recomendado, pois possibilita um nível de intimidade muito alto entre líder e liderados, podendo ocasionar transtornos futuros.
Liderança por ideal A Liderança por Ideal é um estilo de conduzir equipes por meio das convicções e dos valores do líder sem desmerecer os objetivos individuais dos liderados.

Continue navegando