Buscar

Espirito do Capitalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Espirito do Capitalismo
Max Weber foi o fundador e principal pensador da sociologia compreensiva. Tenta analisar o mundo de uma forma racional, encarando que os indivíduos são os que formam uma comunidade e não meros reflexos da mesma para o mundo, sendo considerado assim um individualista. Uma de suas principais obras é “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, no qual ele tenta analisar de forma objetiva a contribuição da religião protestante para o mundo e analisa através de argumentos um tema aparentemente subjetivo. Pode-se dizer que o aspecto mais importante da abordagem weberiana (independentemente da robustez, aderência e aceitação epistemológica da mesma) é que ao estabelecer um relacionamento causal entre crenças religiosas e espírito empresarial, o autor promove um deslocamento de eixo do paradigma dominante, isto é, a concepção dos economistas clássicos e neoclássicos que argumentavam que a motivação que orientava os indivíduos nas suas atividades econômicas era a busca do lucro, e do paradigma alternativo, dos economistas marxistas que viam como objetivo dos capitalistas a Acumulação de Capital.
Para que melhor seja entendida a análise de Weber, primariamente é necessária uma compreensão sobre o “espírito capitalista”. O homem capitalista tende a se basear, resumidamente, para enriquecer, em dois fatores: Tentar acumular a maior quantidade de riqueza possível e gastar a menor quantidade, pois dessa forma retém mais riqueza com si próprio. Através dessa análise lógica pode ser analisado o porquê dos países que adotaram o protestantismo terem sido mais bem-sucedidos do ponto de vista da acumulação de capital. O Capitalismo é um sistema socioeconômico, político e social adotado pela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária. 
O espírito do capitalismo é justamente acumular capital, o qual é então usado como moeda de troca a fim de adquirir os serviços e produtos desejados. Como se percebe, o nome veio a calhar, pois informa diretamente uma das principais características imanentes, que é o acúmulo de capital (embora nenhum indivíduo seja obrigado legalmente a acumulá-lo).  O fator econômico-financeiro é a base do Capitalismo, por isso eu acredito que Max Weber falou sobre o balanço, já que o balanço (em termos de contabilidade) é o que “mede” a liquidez e a capacidade financeira da empresa. Em sentido amplo, o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data. E essa situação pode ser de lucro ou prejuízo.
Quando Weber fala do espírito do capitalismo está se referindo as ideias que favorecem, de forma ética, ao ganho econômico, vale ressaltar que para ele tal espírito não é limitado à cultura ocidental, mas outras culturas não tinham podido por si só estabelecer a nova ordem econômica do capitalismo. A ligação entre o protestantismo e o desenvolvimento do espírito comercial já havia sido observada antes por outros pensadores, como por exemplo, Montesquieu. Porém Weber utiliza dados históricos e através de uma análise histórico-comparativa entre as particularidades do protestantismo e do catolicismo ele extrai o campo argumentativo para, na sua concepção, comprovar que a burocracia religiosa atua como uma das principais determinantes na formação e na estruturação histórica do sistema capitalista.
		
	
	
	
			Qual a relação do protestantismo com o capitalismo?
		O economista e sociólogo alemão Max Weber é considerado um dos fundadores do pensamento sociológico moderno. Em seu trabalho mais famoso, "Die Protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus" (A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo; 1904-1905), Weber analisou a influência dos valores éticos e da religião no desenvolvimento do capitalismo. A análise da religião ocupou lugar central nas preocupações e nos trabalhos de Weber. Ao estudar os fenômenos da vida religiosa, desejava compreender a sua influência sobre a conduta econômica dos indivíduos. Com esse propósito, realizou investigações sobre as grandes religiões da Índia, da China etc. Teve ele a intenção de examinar as implicações das orientações religiosas na conduta econômica dos homens, procurando avaliar a contribuição da ética protestante, especialmente a calvinista, na promoção do moderno sistema econômico. Weber reconhecia que o desenvolvimento do capitalismo se devia em grande medida à acumulação de capital a partir do final da Idade Média. Mas, para ele, o capitalismo era também obra de ousados empresários que possuíam uma nova mentalidade diante da vida econômica, uma nova forma de conduta orientada por princípios religiosos. Em sua visão, vários pioneiros do capitalismo pertenciam a diversas seitas puritanas e em função disso levavam uma vida pessoal e familiar bastante rígida. Suas convicções religiosas os levavam a considerar o êxito econômico como sintoma de bom indício da bênção de Deus. Como esses indivíduos não usufruíam seus lucros, estes eram avidamente acumulados e reinvestidos em suas atividades.

Continue navegando