RESUMO TEORIA DA COMUNICAÇÃO
5 pág.

RESUMO TEORIA DA COMUNICAÇÃO


DisciplinaTeoria da Comunicação I2.089 materiais95.096 seguidores
Pré-visualização1 página
RESUMO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 
O conceito de massa é composto por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que têm pouco ou nenhuma possibilidade de exercer uma ação ou influência recíprocas. O isolamento do indivíduo na massa é o pré-requisito da primeira das teorias das comunicações. 
Ícone- Signo que se assemelha a um produto de alguma maneira. EX: FOTOGRAFIA DE UM CACHORRO E CACHORRO. > Símbolo \u2013 Signo que se relaciona com o produto por meio de associações convencionais ou consensuais. EX: CACHORRO E A PALVRA CACHORRO. > Índice \u2013 Signo que está ligado ao produto porque compartilham alguma prioridade. EX: NUVENS ESCURAS E CHUVA. 
Tais estudos começaram a se desenvolver a partir do início do uso da Comunicação de Massa pelos políticos totalitários da Europa.
Teoria Hipodérmica = manipulação:
- Ou Teoria da Bala mágica 
- Ou Teoria da Agulha Hipodérmica (injeta sua influência na mente do receptor)
- Massa: indivíduos isolados de referência social, agindo para sua própria satisfação
- Baseado no estímulo Resposta
- A mensagem não encontra resistência do receptor, que a assimila e é manipulada
- Receptor isolado física e psicologicamente, fácil de influenciar e estimular
- Não existem relações interpessoais
- Meios de comunicação ONIPOTENTES
- Receptor passivo: sem distinção de personalidade, desejos e valores
MODELO DE LASSWELL
- Criado por Harold Lasswell (cientista político) 
- Baseado na Teoria Hipodérmica
- Mensagem Eficaz: Emissor Mensagem Canal Receptor Efeitos 
- Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?
- Comunicação internacional, consciente e voluntária
- Ferramenta fundamental para o governo: Ex: USA x USSR
- Propaganda política: mobilizar o ódio contra o inimigo, manter a amizade dos aliados, preservar a amizade e buscar o apoio dos neutros e desmoralizar o inimigo.
TEORIA DA PERSUASÃO
- Ou teoria Empírica Experimental 
- Estímulo Fatores Psicológicos Resposta 
- Atinge diretamente o receptor: que tem interesse e a atração pela mensagem
- A mensagem reforça opiniões e valores pré-existentes no receptor
- Exposição Seletiva: emissor seleciona a forma como a mensagem será enviada
- Percepção Seletiva: receptor interpreta a mensagem e a adapta aos seus valores
- Memorização Seletiva: Receptor memoriza os argumentos que se identifica
- Quanto + a mensagem é emitida + o receptor acostuma
- Baseada nas características individuais do receptor
- O mesmo estímulo diferentes respostas 
Ex. a mesma propaganda de carne para quem gosta e para um vegetariano
TEORIA CRITICA
- Desenvolvida na Escola de Frankfurt
- Industria cultural: sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens culturais (filmes, livros, músicas, arte, programas...) como mercadorias e como estratégia de controle social. 
- Bens culturais abrem mão de sua essência e unidade, tornando-se produtos de mercado, com fins exclusivamente financeiros Capitalismo
- Mecanismo de repetição e produção em larga escola
- Receptor não pensa, age como a maioria aceita tudo o que lhe é imposto.
- Impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente. 
EX: um artista em busca do sonho vai para a cidade grande para se tornar conhecido. Após diversos fracassos, pinta um quadro e que fica famoso. Esse quadro fica tão popular que vira moda: camisa, caneca, capinha de celular... e as pessoas compram porque todo mundo tem.
A Teoria Matemática da comunicação também é conhecida como Teoria da Informação. Sua representação é feita desta forma: 
Fonte de comunicação => Transmissor => Canal => Receptor => Destino
\u201c A comunicação é apresentada como um sistema no qual uma fonte de informação seleciona uma mensagem desejada a partir de um conjunto de mensagem possíveis, codifica esta mensagem transformando-o num sinal possível de ser enviado por um canal ou receptor, que fará o trabalho do emissor ao inverso. Ou seja, a comunicação é entendida como um processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal, a um destinatário. \u201d
A Teoria Matemática, como se pode ver, não está preocupada com a inserção social da comunicação. Sua influência sobre a pesquisa em comunicação está na definição de um modelo de fenômeno comunicativo, modelo esse que compõe a massa. 
	Os fatores relativos a audiência.
O interesse em obter informações: Quando mais exposto às pessoas são a um determinado assunto, mais o seu interesse aumenta e, à medida que o interesse aumenta mais a pessoa se sente motivada a saber sobre o assunto; 
Exposição seletiva: As pessoas tendem a se expor a comunicação de massa, de acordo com as suas próprias atitudes e interesses evitando os outros conteúdos;
Percepção seletiva: As mensagens são aceitas e assimiladas quando o destinatário considera as opiniões expressadas na mensagem como próximas as suas;
Memorização seletiva: Esse fator pode ser dividido em dois efeitos, primeiro Bartlett que diz, à media que o tempo passa o indivíduo seleciona os assuntos mais significativos, condizente com seu universo e se afasta/esquece dos mais discordantes. O outro efeito é chamado de Latente, que diz que a eficácia persuasiva imediata é nula, porém à medida que o tempo passa essa eficácia aumenta. 
 OS FATORES LIGADOS A MENSAGEM
São fatores específicos ligado a mensagem que determinam o sucesso no processo persuasivo. 
A Credibilidade do comunicador: A credibilidade da fonte promove aceitação ou recusa do conteúdo da mensagem \u2013 LIDER DE OPINIÃO; 
A Ordem da argumentação: usada para mensagem com conteúdo bilaterais, possibilita analisar se a mensagem é mais eficaz quando traz os argumentos iniciais a favor de uma posição (efeito primacy) ou se sua eficácia é maior utilizando as argumentações finais de apoio à posição contraria (efeito rececy). 
A Integralidade das argumentações: possibilita a análise do impacto das argumentações apresentadas sobre apenas um aspecto do conteúdo ou de ambos os aspectos de um tema controverso focando na modificação da opinião da audiência.
A explicação das conclusões: este fator permite esclarecer se é mais persuasiva a mensagem que apresenta conclusões claras/explicitas ou se é mais eficiente à mensagem que deixa a cargo do destinatário extrais as conclusões implícitas no conteúdo. 
 	\u201c Em geral, mesmo a mensagem da mídia mais potente não pode influenciar um indivíduo que não utilize no contexto sociopsicológico em que vive\u201d. O feito de comunicação de massa é compreendido como consequência das gratificações às necessidades experimentadas pelo receptor. As mensagens são desfrutadas, interpretadas e adaptadas ao contexto subjetivo de experiências, conhecimento e motivações. O receptor \u2018age\u2019 sobre a informação e a usa.
A ESCOLA DE CHICAGO
Tese \u2013 a sociedade apenas pode ser estudada, a partir dos processos de interação entre as pessoas, sendo constituído simbolicamente pela comunicação, o que se convencionou a chamar de interacionismo simbólico. 
Premissas- os seres humanos atuam no mundo de acordo com os significados que lhes são oferecidos, o que significa que o indivíduo age segundo as normas e os sentidos que já estão em vigor no ambiente social que está inserido;
- Esses significados são provenientes ou provocados pela relação de interação das pessoas, o que sugere que à medida que eles interagem, os significados podem ser criados ou alterados;
- Esses significados são manipulados pelo processo interpretativo que uma pessoa tem ao entrar em contato com esses elementos, e diante dessa nova interpretação poderá surgir um novo entendimento ou se adicionará um complemente ao seu sentido.
Pattrick
Pattrick fez um comentário
Oi, Gostaria de dizer que eu adorei seu material. me ajudou muito. se possível me manda por e-mail. Paatrick.b@gmail.com.. Obrigadão mesmo!
0 aprovações
Carregar mais