Buscar

ESCRITORES DA LIBERDADE Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“ESCRITORES DA LIBERDADE” UMA CONCEPÇÃO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Em Los Angeles, uma dedicada professora de uma escola dividida por raças ensina uma turma de alunos adolescentes que apresenta problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los a acreditarem em si mesmos e a atingirem o sucesso, pois estão prestes a serem reprovados.
A Análise de Comportamento de uma forma geral explica que somos moldados pelo ambiente e estímulos que recebemos do mesmo, ou seja, que nosso comportamento é condicionado.
Escritores da Liberdade apresenta em dois momentos a influência que o ambiente exerce na nossa vida, tanto de forma positiva como negativa. 
Em um primeiro momento os alunos da turma 203, são apresentados como desinteressados, marginais e perigosos, tendo em vista que viviam em uma região perigosa, onde o tráfico de drogas era comum, tanto quanto participar de gangues que se defendiam através da extrema violência umas das outras. O contexto de cada jovem continha características de dor e sofrimento, mostrando que eles eram negligenciados, sendo ainda muito novos. No segundo momento já vemos uma evolução dos mesmos alunos, quando a professora deles os incentiva a se unirem, notarem que além de todo o ódio que alimentavam uns pelos outros, todos tinham algo em comum que era a dor da perda de um amigo, conseguiram através de um bom condicionamento a aprender, se desenvolver e passarem de série.
Um ponto chave a ser observado nessa obra de arte é a falta de investimento em alunos com dificuldades, sendo alegado que oferecer materiais de estudos ou organização de saídas pedagógicas, seria desperdício de tempo e dinheiro, sendo que os alunos não evoluiriam e que até mesmo depredariam o que era de propriedade da escola, em justificativa esses alunos só permaneciam matriculados na escola pois a mesma era obrigada a manter o programa de integração; mas em nenhum momento a coordenadora da escola aceitava que a culpa do déficit de aprendizagem desses alunos era a metodologia na qual eram incluídos. A escola não aceitava que aqueles alunos precisavam de um acompanhamento especial que os atingisse por completo para que se desenvolvessem, estava estagnada a não aceitar que a culpa do interesse e progresso dos alunos depende da instituição e instrutores nas quais estão inseridos.
Até Erin Gruel a professora progressista em questão, ter a ideia de uma forma pra analisar cada um de seus alunos, assim os tornarem mais próximos e ter base para novos métodos de como atingi-los. A mesma conseguiu tal feito, e seus alunos tiveram evolução tanto no ambiente escolar como em sociedade e uns com os outros.
O que é preciso ser compreendido é que os professores e as instituições de ensino são sim responsáveis pelos seus alunos e que eles têm a capacidade e o dever de observar o comportamento de cada um, atingi-los da melhor maneira possível e fazer com que aprendam e evoluam. A responsabilidade de aprendizagem de aluno é sim do seu professor. 
Veridiane Barbosa – 2° Período – Pedagogia – Noite

Continue navegando

Outros materiais