Buscar

Atividade de Bases Filosoficas

Prévia do material em texto

NOME DO ALUNO Alex Mendes De Oliveira – RA 1133868
 Atividade da 6° Semana
 Feira De Santana
 2016
NOME DO ALUNO Alex Mendes De Oliveira - RA 1133868 
 Atividade da 6° Semana
Trabalho apresentado ao Professor Esp. Adriano Volpini como parte das exigências do Ciclo 2 da disciplina Bases Filosóficas e Sociológicas Do Movimento Humano curso de Bacharelado em Educação Física à Distancia
 Feira De Santana
 2016
1 ) Analise as frases motivacionais a seguir e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de ágon ou areté e justifique sua escolha. 
“O sucesso não é DADO. Ele é conquistado. Na trilha. No campo. Na academia. Com sangue. Com suor e as lagrimas ocasionais”. 
Inicialmente, convém dizer que, como apreciador do esporte e da prática física e os desdobramentos existentes em ambos, tais como, a superação advinda do esforço para superar seus limites físicos, o prazer de uma vitória, ou ainda, a vontade de aprimorar suas habilidades e capacidades físicas, você certamente se identificará com alguns elementos existentes neste período. As pessoas tinham acesso às culturas de seu povo por meio de poemas que eram recitados de geração após geração e, nesses poemas, tinham informações tais como a origem do mundo, as conquistas e batalhas realizadas no passado e, além disso, alguns dos principais heróis que compuseram a história desse povo
2) Leio o texto “Corpo ativo e Filosofia”, produzido por Silvio Gallo e, logo depois, redija uma síntese apresentando as abordagens que o autor identificou como defensoras do corpo ativo e as abordagens que não realizam essa defesa. Ao fazer sua síntese, apresente uma citação oriunda desse texto na qual o autor justifica o seu posicionamento a respeito desse tema.
No momento presente temos uma cultura que incita a satisfação imediata das necessidades, estimula a urgência dos prazeres, enaltece o florescimento pessoal, coloca no pedestal o bem estar do conforto e lazer. Consumir se esperar; viajar; divertir se; não renunciar a nada; as políticas do futuro radiante foram sucedidas pelo consumo como promessa de futuro eufórico. Tudo isso gerou impactos a nossa vida e cultura: as pessoas vivem com pressa em busca da eficiência, o que importa e a auto superação. As relações de proximidade cedem lugar aos intercâmbios virtuais. O corpo tem muita importância para a cultura grega. A cultura guerreira dos gregos-seus gosto pela disputa, pela virilidade, a admiração pelos belos corpos - acabaria por ensejar os jogos olímpicos. Consideravam o corpo de forma bastante abrangente. Como realidades separadas e sim como realidades que se completam. Para o Filosofo Aristóteles, o corpo era uma extensão, uma realidade física limitada por uma superfície. Mas o corpo não seria apenas matéria ou potencia, ele afirmava que o corpo possuía uma forma, que ele estava. Portanto substancia física e forma não poderia ser separada. Soma e psique seriam aspectos distintos de uma mesma realidade. A visão de Aristóteles pode ser chamada de orgânica; a alma e aquilo que anima o corpo, mas esta integrada a ele. O movimento e feito pelo corpo, possibilitado pela ação da alma; da mesma maneira, o pensamento e faculdade da alma ,mas só pensamentos porque somos corpóreos. Portanto, é importante que o corpo esteja ativo e para isso devemos ser educados desde a infância. O ser humano é composto por um corpo, porção da matéria, habitante do mundo sensível e, portanto corruptível, tendendo a morte; e por uma alma, esta pertencente ao mundo ideal e,portanto, perfeita e eterna, imortal.Segundo ele,todo ser humano possui três almas distintas: duas de natureza inferior,ligadas ao corpo e tão imperfeitas e mortais como ele; e uma de natureza superior, ligada ao mundo ideal,e portanto imortal e perfeita.As inferiores seriam a alma concupiscível,responsável por nossos desejos,alma irascível,responsável por nossas emoções.A alma superior seria a racional,responsável pelos nossos pensamentos. A condição ideal segundo o filosofo, seria aquela em que a alma superior comandasse as duas almas inferiores, isto é, aquela em que a razão dominasse as paixões e os desejos. Portanto, o processo educativo começa antes do nascimento, com os cuidados pré-natais, e após o nascimento o primeiro ato educativo é a nutrição do bebê. O cuidado com o corpo esta na origem de toda educação. A primeira educação é sobretudo física a ginástica soma-se a musica, esta com a função de ensinar a harmonia.
 CADERNO DE REFERÊNCIA DE CONTEÚDO

Continue navegando

Outros materiais