Buscar

Fundação Radier

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Radier
 Foi escolhida a fundação tipo radier por oferecer excelente relação custo-benefício e tempo relativamente curto de execução. Sendo concluída em dois dias, por apenas três funcionários e também por ser compatível com o tipo do terreno que é bem nivelado e com o projeto tem uma fundação rasa.
1 - Locação e nivelamento
 Como mostra a figura acima as etapas de execução, partimos primeiro da delimitação da área segundo o projeto. Para garantir o devido posicionamento do radier. Na terraplenagem, para evitar o consumo excessivo de concreto, a variação do nivelamento do terreno não ultrapassou 2 cm.
2 - Camada de brita e impermeabilização
 Após delimitação da área e limpeza do terreno, foi aplicado, como material drenante, uma camada de brita ou material granular. O terreno estava totalmente livre de matéria orgânica antes da compactação. 
3 - Instalações
 A abertura de valas para colocação dos kits de hidráulica e elétrica antecede a concretagem do radier. Os eletrodutos rígidos são fixados às armaduras para que não sejam deslocados durante o lançamento do concreto. O kit de esgoto, já montado, é disposto sobre o terreno apiloado por meio de gabaritos fixados à fôrma lateral do radier. A tubulação foi isolada para evitar aderência ao concreto e evitar sua passagem vertical por meio das nervuras dos vergalhões. E para proteger a rede de esgoto contra danos, o projeto previu uma janela de inspeção na laje para ajuste fino da posição dos esgotos.O encanamento ficou por baixo da manta impermeabilizante para não enfraquecer a laje e manter a integridade estrutural do concreto.
4 - Armaduras
 As Barras de ferro transversais e longitudinais foram colocadas antes da concretagem e depois da aplicação da manta impermeabilizante. Com a função da distribuição dos esforços. Eventualmente, podem suportar também o efeito da perfuração de cargas pontuais, como pilares. 
5 - Concretagem
 A concretagem do radier foi feita in loco, de forma tradicional no qual o concreto (estrutural) foi despejado diretamente do caminhão-betoneira no local. Para evitar emendas ou fissuras na camada de concreto. Em seguida, foi feito o desempenamento e o alisamento com polidora de piso, já que no caso de radiers a camada de concreto serve como contrapiso. No final antes da concretagem, realizou uma inspeção de tudo o que foi executado senão depois dela não há mais como corrigir erros.
Referência:
Radier de concreto. Pesquisado em: 
<http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/5/solucoes-tecnicas-3-radier-de-concreto-armado-em-habitacoes-224689-1.aspx> 07 de Maio de 2017.

Outros materiais