Buscar

Agregado graudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.0 INTRODUÇÃO Segundo bauer “agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade quimica praticamente nula, constituido de misturas de particulas cobrindo extença gama de tamanhos ”. Os a g r e g a d o s s e g u e m d i v e r s a s c l a s s i f i c a ç õ e s de a c o r d o com a origem, dimensões da partícula e peso específico aparente. De a c o r d o c o m as d i m e n s õ e s da p a r t í c u l a podem s e r c l a s s i f i c a d o s ema g r e g a d o m i ú d o ( a r e i a s - p a r t í c u l a s q u e p a s s a m p e l a p e n e i r a 4 , 7 5 mm) e graúdo (britas e pedregulhos - partículas que não passam pelapeneira #4,75 mm e p assam pela peneira #152 mm). Os agregados são form ados por uma gam a de tamahos chamada de graduação. Sabendo a massa de agregado de cada diâmetro presente em uma amostra ten-se então a distribuição granulométrica desse agregado.
5 5 2.0 OBIJETIVO Este ensaio tem como objetivo determ inar a composição granulométrica do agregad o graúdo para concreto. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras do concreto. A finalidade primordial dos estudos granulométricos é encontrar a composição granulométrica que dê a maior compacidade possível, requerendo boa pasta de aglom e rante, acarretando economia e aumento da resistência dos concretos. As especificações fixam limites de granulométricos e ntre os quais deve estar compreendida a composição granulométrica de um agregado a ser empregado em concreto. O agregado ocupa de 65% a 85 % da massa do concreto. Através dos resultados da composição granulométrica iremos classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e me dir as f rações correspondentes a cad a tamanho extraindo valores que auxiliarão nos estudos de dos agem do concreto, tais como a determinação do Módulo de Finu ra que indicará possíveis variaçõe s de superfície nos agregados, e da Dimensão Máxima Característica que perm itirá selecio nar o agregado graúdo ad equando segundo as d imensões das peças a serem con cretadas, como o espaçamento entre ferragens, diâmetro mínimo de tubulações e no bombeamento do concreto. 
3.0 METODOLOGIA 3.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS · Balança com precisão de 0,1g: · Série normal de peneiras com tampa e fundo; · Algumas bacias de alumínio, pequena. · Agregado graúdo
3.2 PROCEDIMENTO. Primeira mente f oi recolhido duas p orções de 400g de agregado miúdo em dois recipientes metálico no qual estavam em temperatura ambiente; Pegou a primeira porção e colocou sobe a s peneiras de série normal que as agitou manualmente cada uma. Apos 60s de peneiramento de cada seção levou-se os resultados de cada material retido e os pesou utilisando aproximação de 0.1g; Depois de concluido este s processos repetiu-os com a outra porção e esecultou os calculos pertinentes.
3.3 OBSERVAÇÃO Ao f im do ensaio deve-se determinar a massa total de material retido em cada uma das peneiras e no fundo do conjunto. O somatório de todas as massas não deve mais de 0,3% da massa seca da amostra. Inicialmente introduzida no conjunto de peneiras. As po rcentagens retidas individualmente não devem ser mais de que 4%, para amostras da mesma origem. Determinar o modulo de finura com ap roximaçã o de 0 ,01. Os modulos de finura não devem variar m ais do que 0,2 para o material de uma mesma origem. 
4.0 RESULTADOS E DISCUSSÕES Após a elaboração do ensaio cujo f oi esecutado conforme a norma adiquiriu -se os seguintes resultados: MÓDULO DE FINURA: 3,98% DIMENÇÃO MÁXIMA: 38,00mm As informações recolhidas deram resultado a os resu ltados que determinam a qualidade do agregado trabalhado.
10 10 5.0 CONCLUSÃO A partir do processo experimental no qual fo ram e xecutados processos pré-determinados e orientado, verificou-se a composição granulométrica do agregado grúdo no qual tiveram resultados satisfatórios. O somatorio de todas as m assas introdusidas no conjunto de pe neiras não diferiu mais que 0,3 da massa inicial. As porcentagens retidas individua lmente não deiferiu de 4% d e uma amostra a outra amostra. O modulo de f inura a lcanssou resultado satisfatório, pois não variou ma is do que 0,2 entre as duas amostras.

Outros materiais