Buscar

G1 Konder TOC 2014.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

G1 TOC
Carlos Konder
2014.1
1) As sociedades Mariner e Innovare assumiram solidariamente a obrigação de fornecer à Prefeitura de Maracuína um veículo especial de limpeza, construído sob encomenda, até dezembro de 2015, em troca do pagamento de cinquenta mil reais. No entanto em janeiro deste ano a Mariner decretou falência. Já em fevereiro a Innovare foi dissolvida e lhe sucederam em seu patrimônio suas três sócias: Pinta, Nina e Santa Maria. Explique que efeitos esses dois eventos terão sobre os direitos da Municipalidade. (2)
R: Evento de janeiro: A falência da Mariner ocasiona a antecipação do vencimento da dívida solidária (CC, art. 333, I), mas apenas no tocante a ela (CC, art. 333, par. ún.), isto é, a partir desse evento a Municipalidade poderá se habilitar no concurso de credores para exigir apenas da Mariner a entrega da integralidade do veículo.
Evento de fevereiro: A sucessão na Innovare acarreta a extinção da solidariedade no polo passivo, uma vez que as sócias sucessoras não podem ser consideradas devedoras solidárias da dívida original (CC, art. 265 ou 276, por analogia). Contudo, por se tratar de obrigação indivisível, cada uma das sócias poderá ser demandada pela dívida toda - a entrega de todo o veículo - pela Municipalidade, nos termos do art. 259 do Código Civil.
2) Explique o que é uma assunção cumulativa de dívida e se ela implica solidariedade passiva. (2)
R: A assunção cumulativa de dívida é um negócio jurídico pelo qual terceiro passa a integrar o polo passivo de uma obrigação, respondendo por seu pagamento, sem, contudo, ocorrer a liberação do devedor original. Embora tanto o devedor original como o assuntor possam, nesse caso, serem demandados individualmente pela totalidade da dívida, não se trata de solidariedade passiva, uma vez que aquele que for demandado por toda a prestação não terá direito de regresso contra o outro devedor.
3) Dona Gertrudes deixou sua máquina de costura Facilita 2818 com seu vizinho, seu Nilton, pois esse afirmou possuir as habilidades necessárias para consertar seu pedal, que ocasionalmente se soltava durante os bordados mais intensos. Ficou convencionado que seu Nilton se obrigava a restitui-la em dez dias e, em troca, Dona Gertrudes se obrigava a agraciá-lo com uma dança no baile mensal do Retiro. Sobre o caso, responda às seguintes hipóteses, independentes entre si:
a) Se Seu Nilton, em lugar de restituir a máquina depois de consertá-la, a vende para Dona Lucrécia, o direito de que Dona Gertrudes é titular lhe permite pretender reaver a máquina perante a compradora ou lhe resta apenas pleitear indenização do vendedor? (2)
R: Para além do direito de crédito à restituição da máquina, Dona Gertrudes ainda é proprietária do bem, tendo cedido apenas sua posse a Seu Nilton. Ela é titular, portanto, do direito real de propriedade sobre a máquina, que, como direito absoluto, é oponível "erga omnes", o que lhe permite pretender reaver a máquina da terceira que a detém (Dona Lucrécia).
b) Se Seu Nilton conserta a máquina, mas, no momento da devolução, Dona Gertrudes percebe que, durante o conserto, a pintura lateral da máquina foi severamente riscada, que direitos ela possui perante Seu Nilton? (2)
R: A obrigação de Seu Nilton é uma obrigação de restituir, pois deve devolver a posse do bem à credora, e uma obrigação de resultado, pois espera-se de boa-fé a devolução integral da máquina e não apenas seus melhores esforços para fazê-lo. Diante disso, a devolução dela riscada faz presumir o descumprimento da obrigação e a culpa do devedor. Isso dá direito à Dona Gertrudes de exigir do seu Nilton ou o equivalente da máquina com perdas e danos, ou a restituição dela como se encontra também com perdas e danos (CC, art 240, com a remissão correta, tendo em vista a sistemática das obrigações, ao art. 236, e não ao 239).
c) Se Seu Nilton conserta a máquina e a devolve regularmente, mas Dona Gertrudes vem opondo resistência à dança prometida, qual o melhor remédio jurídico para indicar a Seu Nilton para a satisfação completa do seu direito? (2)
R: O melhor remédio jurídico para a satisfação completa de Seu Nilton é demandar judicialmente a execução específica da obrigação de fazer infungível, pleiteando que Dona Gertrudes seja condenada a realizar a dança, sob pena de multa diária processual (multa cominatória ou "astreintes").

Continue navegando