Buscar

2 Prova Direito Constitucional IIA 2014.2 (2CHAMADA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Direito da UFBA
Prof. Dirley da Cunha Jr.
2ª Avaliação de Direito Constitucional II-A
NOME:
Não será permitido a nenhum tipo de consulta. Marque um X nas questões objetivas sem rasuras. Boa Prova!
OBS: Aqueles que fizeram o trabalho terão, na 2ª Avaliação, 0,5 (meio) ponto acrescido.
(CESPE - 2014 - TJ-DF – Juiz) A respeito do Poder Executivo nas esferas federal, estadual e municipal, assinale a opção correta. 
a) As atribuições do presidente da República estão taxativamente previstas em dispositivo específico da CF.
b) A sentença condenatória do presidente da República pela prática de crime de responsabilidade será materializada mediante resolução do Senado Federal, limitando-se a condenação à perda do cargo com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.
c) No caso de impedimento do governador e do vice-governador do DF, ou de vacância dos referidos cargos, serão sucessivamente chamados para o exercício da chefia do Poder Executivo desse ente federativo o presidente da CLDF, o vice-presidente da CLDF e o presidente do TJDFT.
d) De acordo com o disposto na CF, enquanto não sobrevier sentença condenatória, o chefe do Poder Executivo, nas três esferas da Federação, não estará sujeito a prisão pelo cometimento de infrações penais comuns.
( IESES - 2014 - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros – Remoção) O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos:
I. O Vice-Presidente da República, Presidente do Senado Federal. 
II. O Ministro da Justiça, Ministro de Estado da Defesa. 
III. Os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, Ministro do Planejamento. 
IV. O Presidente da Câmara dos Deputados, Ministro das Relações Exteriores. 
A sequência correta é:
 a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas as assertivas II e IV estão incorretas.
( FJG - RIO - 2014 - Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Assistente Técnico Legislativo) O Tribunal de Contas da União é integrado por:
a) nove Ministros que satisfaçam, entre outros, os requisitos de serem brasileiros e terem mais de 35 e menos de 65 anos de idade e notórios conhecimentos jurídicos contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública
b) oito Ministros que satisfaçam, entre outros, os requisitos de serem brasileiros e terem mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional e idoneidade moral reputação ilibada
c) nove Ministros que satisfaçam, entre outros, os requisitos de terem mais de 30 e menos de 70 anos de idade e mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional
d) oito Ministros que satisfaçam, entre outros, os requisitos de serem brasileiros natos e terem mais de 35 e menos de 65 anos de idade e notórios conhecimentos jurídicos contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública
(IESES - 2014 - TJ-PB - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento) Sobre os juízes e magistratura é correto afirmar, EXCETO:
a) Os juízes gozam da garantia da vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado. 
b) Aos juízes é vedado exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério; receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo.
c) Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos dois anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 
d) Aos juízes é vedado dedicar-se à atividade político-partidária; receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei.
(VUNESP - 2014 - DESENVOLVESP – Advogado) Em relação ao que dispõe a Constitucional Federal a respeito do Presidente e do Vice-Presidente da República, assinale a alternativa correta.
a) A nulidade da votação do Chefe do Executivo não acarreta a nulidade de votação de toda a chapa majoritária.
b) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição cento e vinte dias depois de aberta a última vaga.
c) Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita em noventa dias depois da última vaga, pelo Presidente do Senado.
d) Compete privativamente ao Presidente da República convocar e presidir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.
Parte Subjetiva – Responda ao que foi pedido no limite de linha
Presidente Luís Padilha, apesar da condição de chefe do Executivo Nacional, gostava de dirigir alcoolizado. Numa tarde de domingo, estava de folga no Palácio do Planalto e decidiu pegar a sua motocicleta a fim de dirigir pelas avenidas de Brasília. Enquanto estava na direção, viu sua ex-namorada Marcela – “aquela que não amava um homem só” e que havia lhe traído com Brás Cubas. Decidiu então atropelar a moça, vindo a vitimá-la. 
a) Poderá ser responsabilizado Luís Padilha no curso do seu mandato? (0,5) (Máximo: 15 linhas)
b) Havendo uma infração penal comum propter officium, descreva o procedimento de responsabilização do presidente. (2,0) (Máximo: 70 linhas)
Respondendo a processo penal por peculato (art. 312 CP) e corrupção passiva, o senador João Romão é condenado por sentença criminal transitada em julgado.
Discuta, baseando-se na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a hipótese de perda do mandato que sentença penal resulta (cassação ou extinção), baseando-se na Ação Penal 470 e na posterior decisão da Ação Penal 565 (Min. Carmem Lúcia). (1,5) (Máximo: 70 linhas)
De que forma ocorre deliberação nas hipóteses de cassação do mandato (quorum, votação, provocação etc)? (1,0) (Máximo: 30 linhas

Continue navegando