Buscar

532191

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão discursiva:
Leia os versos da canção de Noel Rosa (http://youtu.be/cDNXg_KdTM0) e responda as perguntas apresentadas:
Positivismo (Noel Rosa)
A verdade, meu amor, mora num poço / É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço / O autor da guilhotina de Paris
Vai, orgulhosa, querida / Mas aceita esta lição:
No câmbio incerto da vida /A libra sempre é o coração
O amor vem por princípio, a ordem por base / O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte / E fostes ser feliz longe de mim
Vai, coração que não vibra / Com teu juro exorbitante
Transformar mais outra libra / Em dívida flutuante
A intriga nasce num café pequeno / Que se toma pra ver quem vai pagar
Para não sentir mais o teu veneno /Foi que eu já resolvi me envenenar?.
O tema central da obra de Augusto Comte é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases. Descreva essas fases e suas características principais.
Resposta
O espírito humano, de modo a explicar os fenômenos que se observam no universo, passa necessariamente por Três Estados (Três formas de concepção da realidade):
Teológico ou Fictício: os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais e/ou transcedentais. O Estado Teológico pode ficar do seu lado sem duvida ser dividido em 3 fases progressivas:
Animismo: também chamado de fetichismo, se caracteriza por dar aos objetos concretos da natureza vida e vontade própria, semelhantes a dos seres humanos.
Politeísmo: a vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas.
Monoteísmo: a vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos.
Metafísico: os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.
Positivo: o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentamente demonstradas. As causas absolutas (os porquês) e os fins (finalidades últimas) por serem inacessíveis ao exame científico, são substituidas pelo estudo e descobertas das Leis Naturais que explicam como os fenômenos ocorrem. No estágio positivo procura-se descobrir as leis segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros.
Questão de múltipla escolha:
Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, segundo a qual a sociedade precede ao indivíduo, Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam em estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza" (Weffort: 1991:84) Segundo Locke, os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário. 
É correto afirmar que para Lock o Contrato Social era:
A) Um pacto de consentimento.
B) Um pacto de submissão.
C) Um pacto de obediência.
D) Um pacto de sangue.
E) Um pacto pela vida.
A resposta correta da questão de múltipla escolha e a (A) Pois o contrato social para Locke surge de duas características fundamentais: a confiança e o consentimento. Para Locke, os indivíduos de uma comunidade política consentem a uma administração com a função de centralizar a poder público. Uma vez que esse consentimento é dado, cabe ao governante retribuir essa delegação de poderes dada agindo de forma a garantir os direitos individuais, assegurar segurança jurídica, assegurar o direito a propriedade privada (vale ressaltar que para Locke, a propriedade priva não é só, de fato, terra ou imóveis, mas tudo que é produzido com o seu trabalho e esforço, ou do que é produzido pelas suas posses nesta mesma relação)a esse indivíduo, sendo efetivado para aprofundar ainda mais os direitos naturais, dados por Deus, que o indivíduo já possuía no estado natural.

Outros materiais