Buscar

APS METODOLOGIA CIENTIFICA

Prévia do material em texto

Centro Universitário Carioca 
Aluna: Priscila Lima de Barros 
Matricula: 2016101411
 Tema:
 O projeto Santa Rita de Teresópolis.
 Problema:
 A investigação a qual estamos nos propondo centra-se em uma cooperativa de lixo reciclável em Teresópolis e o que queremos verificar é como os jovens moradores e suas famílias da periferia de Teresópolis estão percebendo o projeto de reciclagem em Santa Rita, para uma cultura de sustentabilidade e trabalho?
Será possível introduzir na mente dos jovens conhecimentos teóricos e práticos através de incentivos e melhorias na educação das famílias menos favorecidas e carentes de conhecimento?
 Hipótese:
Entramos em campo, neste projeto com a crença de que " Iniciativas que implementem o trabalho apoiado em uma cultura de reciclagem podem estimular grupos excluídos a mudar a percepção, aderindo à imortância de uma vida sustentável.
Objetivo Geral:
O objetivo geral desta pesquisa é " Estudar uma cooperativa de lixo reciclável na cidade de Teresópolis que aproveita recursos que causam impacto no meio ambiente, e que ensina à comunidade o reaproveitamento de forma correta, estimulando sociabilidade entre os agentes envolvidos.
Objetivo específico:
O objetivo específio é " Conhecer e relatar a percepção dos jovens e suas famílias quanto aos impactos do uso do lixo reciclável na sustentabilidade em suas vidas de pessoas excluídas do bem estar social.
Metodologia:
A pesquisa foi realizada em dois momentos específicos: Maio e outubro de 2013. Usou-se como ferramenta e entrevista semi-estruturada, que se compõe de perguntas que foram entregues à entrevistada que se sentiu à vontade para incluir novas questões.
A entrevista semi-estruturada é um questinário de perguntas que são entregues ao entrevistado com certa flexibilidade e as questões não precisam seguir a ordem prevista no guia e poderão ser formuladas novas questões no decorrer da entrevista de acordo com a percepção do entrevistado.
 Descrição:
Esta monografia refere – se a um meio de sustentabilidade e solidariedade, de modo que ajude ao meio ambiente de uma maneira geral, diminuindo os “lixos” agregados, que prejudicam a mata atlântica.
Oferecendo cursos conscientizando pessoas a vender objetos feitos por materiais recicláveis, gerando assim uma fonte de renda.
 Com o avanço deste curso, e com a conscientização das pessoas, observou – se então com a melhoria do meio ambiente.
 Bibliografia
ALBURQUERQUE, Paulo Peixo de. Autogestão. In: Cattani, Antonio David. A outra economia. Porto Alegre, Veraz Editores, 2003.
Atlas da Economia Solidária no Brasil 2005. Brasília: MTE/SENAER, 2006.
CATTANI, Antonio David, A outra economia: os conceitos essenciais. Porto Alegre, Veraz Editores, 2003.
CULTI, Maria Nezilda. O Desafio do Processo Educativo na Prática de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários. Tese de Doutorado. FE/USP, São Paulo; 2006.
DÉLORS, Jacques. Educação para o século XXI, organizado por Délors paea a Unesco, 2000.
FRANÇA FILHO, Genauto. (2006). " A economia popular e solidária no Brasil", in França Filho et al.,Ação pública e economia solidária uma perspectiva internacional, Porto Alegre, Editora da UFRGS.
FRANÇA FILHO, Genauto & LAVILLE, Jean Louis. (2004), Economia solidária: uma abordagem internacional, Porto Alegre, Editora da UFRGS.
LAVILLE, Jean-Louis. Economia Solidátia: Ilusão ou caminho de futuro? Artigo extraído do site: http//france.attac.org.,2001.
MORAES, Regina, Tese de Doutorado apresentada à COPPE/UFRJ em 2005, a concepção e adoção de um contruto de ambiente computacionais para a aprendizagem e o trabalho: um estudo dos modelos produtivos com alta tecnologia emergentes em comunidades de baixa renda. Orientadores Professor Doutor Michel Thiollent e Professor Doutor Luis Alfredo Vidal.
SINGER, Paul. (2000a), "Economia solidária:um modo de produção e distribuição", in Gabriel Kraychete, Francisco Lara e Breatriz Costa (orgs.), Economia dos setores populares: entre a realidade e a utopia, Petrópolis,RJ, Vozes.
________.(2000b), " Economia solidária: um modo de produção e distribuição", in Paul Singer e André Ricardo de Souza (orgs.), A economia solidária no Brasil, São Paulo, Contexto.
________.(2006), " A experiência brasileira da SENAES", in França Filho et al., Ação pública e economia solidária uma perspectiva internacional, Porto Alegre, Editora da UFRGS.
SOUZA SANTOS, Boaventura(org.). (2002), Produzir para viver, São Paulo, Civilização Brasileira.

Continue navegando