Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS BDQ AV1

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_ V.1 
	Aluno(a): ALINE BRAGA
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 29/09/2017 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707744782)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo
		
	
	Tudo o que diz respeito às criações humanas.
	
	Tudo o que diz respeito aos conhecimentos humanos.
	
	Tudo o que diz respeito às naturezas humanas.
	 
	Tudo o que diz respeito às culturas humanas.
	
	Tudo o que diz respeito às mentes humanas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707590219)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
		
	
	A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
	
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
	
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
	 
	Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707887671)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As posturas abaixo são condizentes com a denominação de etnocentrismo, exceto:
		
	
	Geralmente se estabelece a cultura vivenciada como o padrão, a norma
	
	Pensamento de que os próprios hábitos e forma de ver o mundo devem ser os mesmos para todos.
	
	Tudo o que é diferente é concebido como estranho, e até mesmo errado.
	
	Os costumes são naturalizados e acha-se o do outro ¿diferente¿.
	 
	Diz respeito a adotar uma cultura, mesmo que muito distante, que ache interessante a ser seguida.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707721959)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como "Um príncipe em Nova York" e "Ace Ventura: um maluco na África"; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação "O Rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
		
	
	A sociedade e a economia.
	
	A diversidade e a política.
	
	O comércio e o ambiente.
	
	A história e a natureza.
	 
	O exotismo e as culturas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707092413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
		
	 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	   FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_
	Aluno(a): ALINE BRAGA
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 30/09/2017 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707064604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
		
	
	"Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade."
	
	"Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada."
	
	"À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros."
	
	"Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente segundo a tradição."
	 
	"À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições."
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707609920)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Apesar das inegáveis diferenças, as ciências sociais procuraram se firmar a partir do uso das metodologias das ciências naturais que tiveram grande avanço a partir do século XVIII. Sobre essas diferenças, podemos afirmar:
		
	
	Não existem diferenças substanciais entre ciências sociais e ciências naturais.
	 
	As ciências sociais tratam de objetos complexos que mudam rapidamente e não podem ser isolados em laboratórios
	
	As ciências sociais tratam de objetos simples que demoram a ser modificados e não podem ser isolados em laboratório
	
	Assim como nas ciências naturais, nas ciências sociais, dois pesquisadores em lugares distintos, em lugares distintos terão que chegar ao mesmo resultado, desde que seja usado o método científico correto.
	
	As ciências sociais tratam de objetos simples que mudam rapidamente e que não podem ser isolados em laboratório.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707618223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A construção do direito frente à diversidade das comunidades morais: Em novembro de 2002, 41 mulheres indígenas, representantes de povos dispersos pelo extenso território brasileiro, reuniram-se em Brasília, durante uma semana, para participar de uma Oficina de Capacitação e Discussão sobre Direitos Humanos, Gênero e Políticas Públicas.Fui incumbida, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), de preparar uma cartilha, que serviria de base para a discussão, com os conceitos básicos relativos a gênero e direitos humanos, bem como de lhes explicar, durante a oficina, as categorias centrais do pensamento teórico ocidental sobre ambos os temas, para mais tarde recolher descrições dos problemas que as participantes indígenas e suas comunidades enfrentavam e relatar suas aspirações na forma de políticas públicas de seu interesse. O informe final, com uma proposta de ações afirmativas voltadas para mulheres indígenas, destinava-se ao registro das demandas ali apresentadas (Segato 2002). Um dos momentos mais ricos e complexos da discussão de conceitos ocorreu quando uma das participantes, a advogada indígena Lúcia Fernanda Belfort ¿ kaigang, perguntou sobre a possibilidade de se considerar o costume tradicional de um povo originário equivalente à lei, ou seja, sobre a possibilidade de se considerar o direito "tradicional", o costume, equivalente ao direito em seu sentido moderno e passível de substituição dentro da comunidade. Esta é, sem dúvida, uma grande pergunta, que encontra as respostas mais diversas na literatura sobre o tema. (Rita Laura Segato é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq) As conexões do direito com a Antropologia são evidentes, visto que: (Assinale a alternativa correta)
		
	
	O ser humano não constitui objeto central de nenhuma dessas duas áreas do conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença não são, pela sua complexidade, nem jurídicos e nem antropológicos.
	
	O ser humano constitui objeto central apenas de uma dessas duas áreas do conhecimento, a Antropologia, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, exclusivamente, antropológicos.
	
	O ser humano constitui objeto central apenas de uma área dessas duas áreas do conhecimento, o Direito, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, exclusivamente, jurídicos.
	 
	O ser humano constitui objeto central dessas duas áreas do conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, ao mesmo tempo, jurídicos e antropológicos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707605691)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	
	Não recebe influência de questões subjetivas;
	
	Testador de hipóteses;
	
	Alicerçado na pesquisa sistemática;
	 
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	
	Objetivo e imparcial;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707770500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as assertivas abaixo envolvendo o tema ¿a questão do conhecimento: I) O ser humano é o único animal que vive no mundo e pensa sobre o mundo em que vive. II) A preocupação em compreender o mundo acompanha a humanidade ao longo de seu desenvolvimento na terra, quer seja pela necessidade de construir mecanismos de controle e transformação da natureza, quer pelo desejo de conhecer e formular explicações acerca dos fenômenos. III) Uma teoria que explica o surgimento dos seres viventes na terra é o evolucionismo. Segundo tal teoria, tudo que existe no mundo, inclusive os seres humanos, surgiu a partir da intervenção divina. IV) Uma teoria que explica o surgimento dos seres viventes na terra é o criacionismo. Segundo tal teoria, nosso planeta e tudo que aqui existe é fruto de um longo e contínuo processo de evolução. SOMENTE é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	II e IV.
	
	II e III;
	
	I e III;
	 
	I e II;
	
	I e IV.

Continue navegando