Buscar

CONTABILIDADE PARA ENTIDADES E INTERESSES SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Contabilidade para Entidades de Interesse Social
“Independente de suas formas jurídicas, as organizações do terceiro setor precisam prestar informações de diversas naturezas aos órgãos públicos”.
“Se a organização tiver pago valores a título de salários que tiveram retenção de valores de Imposto de Renda, deve apresentar essa movimentação”.
 A afirmativa acima refere-se à:
Nota: 20.0
	A	DIPJ
	B	DCTF
	C	GFIP
	D	DIRF
Você acertou!
Gabarito: DIRF - “Se a organização tiver pago valores a título de salários que tiveram retenção de valores de Imposto de Renda, deve apresentar essa movimentação na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)”.
LIMA, Gudrian; FREITAG, Viviane. Contabilidade para entidades sem fins lucrativos – teoria e prática, 2014, p. 52
	E	CAGED
Questão 2/5 - Gestão de Finanças Públicas
“Os princípios do planejamento aplicados à área pública constituem nas premissas que têm como objetivo direcionar de forma integrada a atividade de planejar, e nesse sentido, seis princípios se apresentam”.
Assinale a alternativa que contempla os princípios acima citados:
Nota: 20.0
	A	Racionalidade, Previsão, Preparação, Universalidade, Unidade e Continuidade
	B	Racionalidade, Execução, Previsão, Inerência, Unidade e Universalidade
	C	Racionalidade, Previsão, Universalidade, Unidade, Inerência e Continuidade
Você acertou!
Gabarito: Os princípios do planejamento aplicados à área pública constituem nas premissas que têm como objetivo direcionar de forma integrada a atividade de planejar, e nesse sentido, seis princípios se apresentam: racionalidade, previsão, universalidade, unidade, inerência e continuidade.
BERNARDONI, Doralice; CRUZ, June. Planejamento e Orçamento na Adminstração Pública, 2ª edição, 2010, p.29
	D	Previsão, Universalidade, Unidade, Execução, Tática e Continuidade
	E	Previsão, Inerência, Preparação, Continuidade, Competitividade e Universalidade.
Questão 3/5 - Contabilidade para Entidades de Interesse Social
O termo terceiro setor é utilizado para denominar as organizações sem fins lucrativos, de participação voluntária, em que o excedente é reinvestido na própria organização, compreendida pelo sistema econômico capitalista, e se adapta a novas alternativas de planejamento e desenvolvimento democrático e social (Araújo, 2006).
Sobre o terceiro setor é correto o que se afirma em:
I – Geralmente trabalham com recursos escassos e não regulares; portanto necessitam de controles e de uma contabilidade que reflita sua realidade para a tomada de decisões.
II – Esse setor é conceituado como organizações da sociedade civil que objetivam a prestação de serviço público em diversas áreas nas quais o governo não atua de forma eficiente e dependem de doações de pessoas, empresas ou da ajuda do governo para poderem existir.
III – As contribuições com recursos financeiros dão direito ao doador de participação proporcional nos bens ou serviços da organização e o lucro é a razão de ser dessas entidades.
Nota: 20.0
	A	I está correta
	B	II está correta
	C	I e II estão corretas
Você acertou!
Quanto ao lucro (profit): o lucro não é a razão de ser dessas entidades. Quanto às fontes de recursos (resources): as contribuições com recursos financeiros NÃO dão direito ao doador de participação proporcional nos bens ou serviços da organização.
 LIMA, Gudrian; FREITAG, Viviane. Contabilidade para entidades sem fins lucrativos – teoria e prática, 2014, p. 24
	D II e III estão corretas
	E	III está correta
Questão 4/5 - Gestão de Finanças Públicas
São vários níveis do comportamento da receita, compreendendo a previsão, o lançamento, a arrecadação e o recolhimento.
A definição abaixo refere-se à:
“Caracteriza-se pela entrega do produto da arrecadação efetuado pelos agentes arrecadadores diretamente ao caixa da União [...]”.
Nota: 20.0
	A	Arrecadação
	B	Lançamento
	C	Recolhimento
Você acertou!
Gabarito: Recolhimento: Caracteriza-se pela entrega do produto da arrecadação efetuado pelos agentes arrecadadores diretamente ao caixa da União [...]. Somente com o recolhimento, em conta específica, é que se pode afirmar que os recursos estão disponíveis para a utilização pelos gestores financeiros, em nome da União. (Brasil, 2010c)
 BERNARDONI, Doralice; CRUZ, June. Planejamento e Orçamento na Administração Pública, 2ª edição, 2010, p.92
	D	Previsão
	E	Destinação das receitas
Questão 5/5 - Gestão de Finanças Públicas
“Planejar é escrever o que se pretende para o futuro. É algo que deve ser definido pelas organizações para que essas possam trabalhar/delinear um caminho a ser seguido”.
Sobre o planejamento é correto o que se afirma em:
I – O planejamento em geral deve partir do geral (planejamento estratégico) para o planejamento específico (planejamento operacional).
II – O processo de planejamento é uma atividade de extrema relevância para as organizações públicas e privadas, haja vista a necessidade de adequação às realidades sociais contemporâneas.
III – O planejamento operacional é projetado para longo prazo; implica maior interação entre a organização e os seus ambientes interno e externo; é sistêmico e envolve a organização como um todo.
Nota: 20.0
	A	I – Está correta
	B	I e II estão corretas Você acertou!
Gabarito: O planejamento ESTRATÉGICO é projetado para longo prazo; implica maior interação entre a organização e os seus ambientes interno e externo; é sistêmico e envolve a organização como um todo.
BERNARDONI, Doralice; CRUZ, June. Planejamento e Orçamento na Adminstração Pública, 2ª edição, 2010, p.26-27
	C	I e III estão corretas
	D	II e III estão corretas
	E	III está correta
 Conheça o novo AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando