Buscar

d. Penal ll Avaliando 1 e 2


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509094989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marcos, mediante grave ameaça, agride Maria praticando com esta um coito anal. Após o término do ato, mediante uma ação distinta, a submete a uma conjunção carnal. Considerando que atualmente o art. 214 do CP encontra-se revogado tendo sua redação absorvida pelo crime de estupro previsto no art. 213, a partir dos estudos realizados sobre concurso de crimes, é correto afirmar que a conduta de Marcos configura:
		
	
	concurso material de crimes
	
	crime único
	 
	crime continuado
	
	concurso formal impróprio
	
	concurso formal próprio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509205182)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
As regras do concurso formal perfeito (em que se adota o sistema da exasperação da pena) foram adotadas pelo Código Penal com o objetivo de beneficiar o agente que, mediante uma só conduta, praticou dois ou mais crimes. No entanto, quando o sistema da exasperação for prejudicial ao acusado, deverá prevalecer o sistema do cúmulo material (em que a soma das penas será mais vantajosa do que o aumento de uma delas com determinado percentual, ainda que no patamar mínimo). A essa hipótese, a doutrina deu o nome de
		
	
	concurso formal heterogêneo.
	 
	concurso material benéfico.
	
	concurso formal imperfeito.
	
	exasperação sui generis.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509609543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA após analisar as proposições a seguir: I No concurso formal há unidade de ação típica com pluralidade de resultados típicos iguais, já que a pluralidade de resultados típicos desiguais descaracteriza a aplicação do princípio da exasperação da pena. II O concurso formal próprio e a continuidade delitiva seguem a exasperação da pena como sistema de dosimetria; o concurso formal impróprio e o concurso material seguem o princípio da cumulação da pena. III A aplicação da regra do crime continuado específico não é compatível com a prática de pluralidade de crimes culposos, e a aplicação da regra do crime continuado genérico, demanda, entre outros requisitos, análise de determinadas circunstâncias judiciais.
		
	 
	Somente a II está correta.
	
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	Somente a I está correta.
	
	Somente a III está correta.
	
	Todas as proposições estão incorretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509675070)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços. Trata-se da definição legal do
		
	 
	crime continuado
	
	concurso material benéfico
	
	concurso material
	
	concurso formal
	
	concurso real
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509616640)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base nos estudos realizados sobre o tema 'Concurso de Crimes', analise a notícia transcrita abaixo e assinale a alternativa correta em relação à espécie de concurso de crimes e respectivo sistema de aplicação de penas: (Roubo e estupro em Santa Teresa - Fonte: RJTV 11/03/2009) Além de roubar dinheiro, aparelhos eletrônicos e um carro, o bando teria estuprado duas jovens, uma de 19 e outra de 24 anos. As vítimas foram encaminhadas para exame de corpo de delito, mas ainda não prestaram depoimento. Câmeras instaladas em prédios podem ter registrado a chegada e a partida dos criminosos. Peritos estiveram no casarão, onde funciona um centro cultural, e que também serve de moradia. A polícia investiga a possibilidade de que um dos moradores tenha facilitado a entrada da quadrilha. No local, não foram encontrados sinais de arrombamento. "Há algumas contradições que precisam ser esclarecidas. Por isso, os depoimentos das vítimas vão ser imprescindíveis para os esclarecimentos", afirma o delegado Marcos Antonio Silva.
		
	 
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso material homogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	 
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
		
	
AVALIANDO 2
	 1a Questão (Ref.: 201509140362)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relativamente ao sistema de aplicação de pena criminal, assinale a alternativa correta:
		
	
	a pena de reclusão, por qualquer atividade delituosa, inferior a quatro anos, sendo o réu primário e de bons antecedentes, impede ao juiz que estabeleça o início de seu cumprimento em regime fechado.
	 
	é admissível, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, a progressão de regime de cumprimento de pena antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.
	
	a pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento previsto no Código Penal é considerada para a concessão de outros benefícios, como a progressão de regimes.
	
	as causas de diminuição de pena não podem reduzir a pena aquém do mínimo legal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509048023)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à aplicação da Pena é CORRETO afirmar que: (Juiz de Direito/ MG)
		
	
	a circunstância atenuante pode reduzir a pena aquém do mínimo legal, assim como a agravante pode aumentá-la além do máximo cominado.
	
	as circunstâncias atenuantes e agravantes devem ser levadas em consideração na fixação da pena-base.
	
	se o réu é primário e de bons antecedentes, a pena deve ser fixada no mínimo legal.
	 
	é possível considerar as circunstâncias que qualificam o homicídio com as que o tornam privilegiado, desde que sejam aquelas de natureza objetiva.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509603730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na hipótese de concurso de crimes no qual o agente, através de uma ação dolosa e com desígnios autônomos, produz dois ou mais resultados criminosos é correto afirmar que se aplica ao caso:
		
	
	Crime continuado
	
	Concurso material de crimes
	
	Aberratio ictus
	 
	Concurso formal imperfeito de crimes
	
	Concurso formal perfeito de crimes
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509616629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao concurso de delitos, é correto afirmar que: (OAB/FGV Exame de Ordem Unificado. Modificado)
		
	
	O concurso material ocorre quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes com dependência fática e jurídica entre estes.
	
	O concurso formal perfeito, também conhecido como próprio, ocorre quando o agente, por meio de uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes idênticos, caso em que as penas serão somadas.
	 
	O Código Penal Brasileiro adotou o sistema de aplicação de pena do cúmulo material para os concursos material e formal imperfeito, e da exasperação para o concurso formal perfeito e crime continuado.
	
	No concurso de crimes as penas de multa são aplicadas distintamente, mas de forma reduzida.
	
	O concurso formal perfeito, também conhecido como próprio, ocorre quando o agente, por meio de duas ou mais ações ou omissões, pratica dois ou mais crimes idênticos, caso em que as penas serão exasperadas.5a Questão (Ref.: 201509703610)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC - 2010 - TCE-RO ¿ Procurador) Em matéria de concurso de pessoas,
		
	
	a coautoria prescinde da execução de comportamento que a lei define como crime.
	 
	o concurso é necessário quando o crime é plurissubjetivo.
	
	todos os concorrentes respondem pelo mesmo crime, independentemente da culpabilidade de cada qual, pois adotada em nossa legislação a teoria monista.
	
	é desnecessário vínculo subjetivo ou psicológico entre os concorrentes.
	
	a participação de menor importância constitui circunstância atenuante.