Buscar

Relatório experimento II Paquímetro

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé
	
	
	Curso: Engenharias
	Disciplina: Física Experimental
	Código: CCE0477
	Turma: 3012
 
	
	
	Professor (a): ROBSON FLORENTINO
	Data de Realização: 18/03/2014
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Nome do Experimento: 
Incerteza em medidas experimentais.
Objetivos:
Deverá saber manusear o instrumento de medição utilizado no experimento, verificar que existe uma incerteza em todas as medidas experimentais e estimar a incerteza de uma medida.
Introdução teórica: 
Não existe nenhuma técnica capaz de realizar uma medição 100% certa, toda medição está sujeita a incertezas, que podem ser causadas por diversos fatores, tais como, processo de medição, equipamentos utilizados, variáveis que não estão sendo medidas, bem como o operador. Então, se faz necessário expressar os resultados obtidos no processo de medição, de forma que as outras pessoas entendam e identifiquem o nível de confiança que o resultado foi obtido. 
A menor graduação de um instrumento representa o menor valor que ele é capaz de medir com confiança. Por exemplo, não faz sentido querer medir o diâmetro de um fio de cabelo usando uma régua graduada em milímetros; a maior precisão que se pode ter de uma medida realizada com esta régua, é uma precisão de milímetro, podendo-se ainda estimar o valor entre duas divisões da escala. 
Aparelho utilizado:
Paquímetro universal;
Resolução de 0,05mm;
Fabricante: DIGIMESS;
Código: 100.113.
Roteiro do experimento:
Utilizando o paquímetro medindo os diâmetros das esferas, bem como suas incertezas; utilizando a balança foi realizada a medição da massa das esferas, pelo professor e suas incertezas. Foi realizado o cálculo do raio das esferas utilizando a equação ; foi realizado o cálculo do volume da esfera pela equação ), calculamos a densidade das esferas pela equação, d= e calculamos a incerteza da densidade utilizando a equação . Assim, finalizando todos os dados necessários para o preenchimento da tabela a baixo: 
Dados coletados:
Diâmetro das esferas:
Esfera 1: 17,45 ± 0,05mm;
Esfera 2: 25,40 ± 0,05mm.
Massa das esferas:
Esfera 1: 22 ± 2g;
Esfera 2: 66 ± 2g.
Cálculos:
Raio das esferas: 
Esfera 1: 8,725 ± 0,05mm = 0,8725 cm;
Esfera 2: 12,70 ± 0,05mm = 1,2700 cm.
Volume das esferas: 
Esfera 1: 2,782 cm³;
Esfera 2: 8,580 cm³.
Incerteza da densidade: 
Esfera 1: 0,720 g/cm³;
Esfera 2: 0,233 g/cm³.
Análise dos resultados:
Contudo concluímos na prática que as medidas nunca são 100% precisas e todas as imprecisões devem ser mencionadas, a fim de orientar o usuário do experimento que aquela medida pode apresentar mais ou menos. Outra observação aprendida no experimento é quanto maior a quantidade de amostra, menor será a Incerteza obtida no final do experimento.

Continue navegando