Buscar

CONFLITO,FRUSTRAÇÃO E AJUSTAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONFLITO,FRUSTRAÇÃO E AJUSTAMENTO 
INTRODUÇÃO 
A personalidade, à medida que se desenvolve, enfrenta uma série de problemas e situações novas às quais se deve adaptar. Estes problemas geram estados psicológicos como conflitos, frustrações e ansiedades. Os conflitos, as frustrações e as ansiedades estão presentes na vida de todo e qualquer ser humano. Esses problemas são ligado de forma inseparável ao ser. Independentemente de quem somos e da quantidade de nossas energias psíquicas, haverá sempre motivos não satisfeitos, barreiras a superar, escolhas a fazer e situações a temer. 
CONFLITO 
Conflito é o estado psicológico decorrente da situação em que a pessoa é motivada, para dois comportamentos incompatíveis,necessidade de se fazer uma escolha. 
Kurt Lewin define conflito como sendo o resultado da oposição de duas forças igualmente fortes. 
OS CONFLITOS SÃO CLASSIFICADOS EM TRÊS TIPOS BÁSICOS: 
CONFLITO APROXIMAÇÃO-APROXIMAÇÃO, CONFLITO AFASTAMENTO-AFASTAMENTO E O CONFLITO APROXIMAÇÃO´-AFASTAMENTO. 
CONFLITO APROXIMAÇÃO-APROXIMAÇÃO, Ocorre quando um indivíduo se sente motivado para duas metas positivas que se excluem mutuamente. 
Exemplo: O recém graduado a quem se oferecer dois empregos bons. 
O conflito afastamento-afastamento, Ocorrência de duas alternativas indesejáveis. 
Exemplo : o adolescente deseja sair da casa dos pais, pois o ambiente lhe parecer por demais repressivo, mas não tem condições de enfrentar as exigências financeiras da decisão.
O conflito aproximação-afastamento envolver um mesmo objeto pelo qual nos sentimos ao mesmo tempo atraídos e repelidos. 
Exemplo: Um adolescente tímido deseja declarar o seu amor, mas tem medo da rejeição e do ridículo . 
FRUSTRAÇÃO 
O QUE FRUSTAÇÃO ?
Frustação é o estado emocional que acompanha a interrupção de um comportamento motivado. Outros pretendem não fazer menção a estados internos definindo frustração como a pura e simples interrupção no curso de um comportamento . Todos nos sofremos frustrações, ninguém pode evitar por completo as frustrações, uma vez que nem todas as nossas necessidades e desejos são satisfeitos. De onde vem as frustrações ? As fontes são muitas. Há obstáculos internos e externos, limitações provenientes de situações ambientais e pessoais. 
Telford e Sawrey admitem três situações básicas que desencadeiam as frustrações. As frustrações podem ser provocadas por demora, por entrave e por conflitos. As frustrações por demora ocorre quando o objetivo ou meta (reforço) só poderá ser atingido, decorrido determinado tempo. O individuo tem que espera, adiar o esperado reforço por tempo determinado ou indeterminado. A frustração por entrave existe quando se impede ou interrompe o curso do comportamento. 
A frustação é a inquietação. A pessoa começa a movimentar-se mais, andar de um lado para outro, rói as unhas...
A agressão sempre foi tida como uma consequência da frustração. Muitos chegaram a defender uma relação direta entre frustração e agressão: frustração, sempre gera agressão e agressão, sempre tem como a causa a frustração. Quando mais frustrado o individuo mais agressivo ele será. 
A agressão decorrente da frustração pode ser direta ou deslocada. Ela será direta, quando dirigida ao objeto causador da frustração. Ex: a criança que agride o colega porque este lhe tomou das mãos o brinquedo. 
A agressão é deslocada quando dirigida a pessoa ou objeto que nada tem a ver com a frustração. O funcionário cansado ou humilhado pelo chefe não pode agredi-lo, pois correria o risco de perder o emprego, mas ao chegar em casa pode agredir a esposa ou os filhos.
Ansiedade 
Ansiedade é um estado psíquico muito semelhante ao medo. Este, caracteriza-se por ser uma reação de defesa do organismo diante de um perigo real. O medo é uma reação do organismo que busca manter sua integridade física ou psíquica. Já a ansiedade é um medo vago, sem fundamento lógico, irracional ao objeto causador. As pessoas tomadas pela ansiedade, com frequência sente medo de um perigo vago e desconhecido, mas para elas inevitável. 
A ansiedade é um sinal de alarme dirigido ao EU serve para advertir presença de um perigo, de um impulso para que o EU possa responder com medidas adequadas.
Para Sullivan a ansiedade é o medo da insegurança. Este medo teria origens na infância e pode provir de privações e negligencias afetivas. A ansiedade é o medo do isolamento, da solidão e da falta de afeto. 
Mecanismo de defesa 
A principal função dos mecanismo de defesa é ajudar-nos manter a ansiedade e a tensão em níveis que não sejam tão dolorosos para nós.
Alguns mecanismos de defesa são:
A racionalização é uma auto justificação de aparência ética, a própria conduta.
A projeção é um mecanismo que consiste em atribuir a outros as ideias e tendências que o sujeito não pode admitir como suas. 
Repressão. Este mecanismo de defesa parece fundamentar todos os outros. Representa um esforço para retirar do consciente os pensamentos, sentimentos que foram doloroso.
Substituição. O mecanismo de substituição pode apresenta-se sob duas formas: a sublimação e a compensação.
Identificação. O individuo busca segurança e o fortalecimento do EU associando-se psicologicamente com
Outra pessoa que goza de prestigio e autoridade. 
Ajustamento 
Por que alguns conseguem ser ajustados e outros não ?
 Vai depender da correta utilização dos vários mecanismo que auxiliam na solução dos problemas psíquicos.
Os mecanismo de defesa podem ajudar no ajustamento porque?
 Através do seu uso diminui tensão e assim se evita que os problemas nos façam sossobrar 
Os mecanismo de defesa nos possibilitam novas experiencias que poderão nos ensinar novas formas de ajustamento
Os mecanismo podem nos ajudar a descobrir as verdadeiras causas de nosso
comportamento 
Muitas atividades em que nos engajamos através dos mecanismos de defesa, são atividades construtivas e úteis.
Podemos dizer que a pessoa normal manifesta comportamentos que se caracterizam por:
Manutenção de boa saúde física;
Conhecimento o mais amplo possível e aceitação de si mesmo;
Conhecimento e aceitação dos outros;
Relacionamento de confiança com outras pessoas;
Participação social efetiva;
Ocupação profissional realizadora e criativa. 
Obrigado ! 
Boa noite

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais