Buscar

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
	 1a Questão (Ref.: 201308192402)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a Declaração de Salamanca (1994) foi construída uma nova visão do papel da família e da escola em relação à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular. Assim, sob essa nova perspectiva, podemos afirmar que:
		
	
	o Orientador Educacional não deve promover a adaptação dos alunos com dificuldades educativas especiais.
	
	a escola regular não deve efetuar a matrícula de crianças cegas ou surdas, mas somente deficiência motora.
	
	a escola entende por "necessidades educativas especiais" somente o aluno com lentidão no processo de aprendizagem.
	
	a escola que possuir apenas um pavimento só pode atender ao deficiente motor.
	 
	a escola deve dar oportunidade de que possa atingir e manter o nível adequado de aprendizagem a toda criança.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308194007)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Gorgatti e Costa (2008) em seu livro Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais abordam as diferentes causas da deficiência visual, que podem ser congênitas ou adquiridas, conforme a etiologia. Assinale dentre as opções abaixo a que corresponde à resposta correta de acordo com as causas congênitas e adquiridas respectivamente.
		
	 
	Glaucoma congênita e deslocamento da retina.
	
	Glaucoma e deslocamente da retina.
	
	Deslocamento da retina e catarata congênita.
	
	Glaucoma congênita e catarata congênita.
	
	Catarata congênita e glaucoma congênita.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308193690)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Educação Física Adaptada é caracterizada como um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Das afirmações apresentadas abaixo, uma não condiz com o trabalho realizado por Profissionais de Educação Física em relação à pessoa com deficiência. Assinale-a:
		
	
	Todas as atividades de medidas e avaliação na Educação Física Adaptada devem ocorrer para a constatação de necessidades especiais e para o estabelecimento de um programa de Educação Física que seja compatível com as necessidades do praticante.
	 
	O (a) profissional de Educação Física adaptada deve estimular as atividades competitivas durante a prática do esporte adaptado, a fim de que o praticante evite lesões e não tenha agravada a sua deficiência.
	
	Somente professores habilitados em Educação Física Adaptada poderão trabalhar com as pessoas com deficiência ou necessidades educativas especiais.
	 
	Segundo Piaget, o tipo mais primitivo de brincadeira é a brincadeira prática ou do exercício. O (a) profissional de Educação Física adaptada pode e deve utilizar a brincadeira prática ou do exercício como atividades de sua aula, a fim de obter benefícios para os praticantes com deficiência.
	
	O profissional de Educação Física regular não deve atuar em programas de Educação Física Adaptada, tendo em vista que pode adotar procedimentos incompatíveis com as necessidades dos portadores de necessidades especiais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308193347)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo Munster (In: SCHWARTZ, 2004) da mesma forma que os valores, os conteúdos das vivências a serem sugeridos para as pessoas com deficiências não se diferenciam dos "convencionais" e, portanto, observa-se as mesmas áreas de interesses culturais propostas por Dumazedier (1980) e complementadas por Camargo (1998). Diante desta assertiva assinale, dentre as opções abaixo, a única que apresenta corretamente as áreas de interesse propostas por estes autores:
		
	
	artísticos, intelectuais, estéticos, esportivos, sociais e turísticos
	 
	artísticos, intelectuais, atléticos, manuais, sociais e espirituais
	
	artísticos, intelectuais, fisico-esportivos, manuais, sociais e espirituais
	 
	artísticos, intelectuais, fisico-esportivos, manuais, sociais e turísticos
	
	artísticos, intelectuais, fisico-esportivos, musicais, sociais e turísticos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308193694)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Educação Física Adaptada é caracterizada como um programa individualizado e que pode propiciar ganhos na aptidão física e motora, desenvolvimento de habilidades e padrões motores fundamentais e aquisição de habilidades tanto nos esportes aquáticos e danças, como também nos jogos e esportes individuais e coletivos. Diante desta assertiva, e em relação à Educação Física adaptada, assinalar, dentre as afirmativas baixo, as FALSAS ou VERDADEIRAS respectivamente com (F) ou (V).
		
	
	O profissional de Educação Física regular não deve atuar em programas de Educação Física adaptada, tendo em vista que pode adotar procedimentos incompatíveis com as necessidades dos portadores de necessidades especiais.
	
	Todos os recursos em termos de medidas e avaliação na Educação Física adaptada devem ser usados como forma de identificar e mensurar necessidades especiais para o estabelecimento de programa de atividades compatíveis com as necessidades e capacidades dos alunos.
	 
	Segundo Piaget, o tipo mais primitivo de brincadeira é a brincadeira prática ou do exercício. O (a) profissional de Educação Física adaptada poderá e deverá utilizar a brincadeira prática ou do exercício como atividades componentes de suas aulas, com vistas a obter benefícios para os praticantes.
	 
	Somente professores habilitados em Educação Física Adaptada devem trabalhar com as pessoas com deficiência ou necessidades educativas especiais, pois as especificidades, em termos de conhecimento, são essenciais ao planejamento e execução de aulas adequadas a este público.
	
	O (a) profissional de Educação Física adaptada deve evitar as competições durante a prática dos esportes adaptados, a fim de que o praticante evite lesões e não tenha agravamentos na(s) sua(s) deficiência(s).

Outros materiais