Buscar

RESENHA MUITO ALÉM DO PESO PARA 05 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração de Marketing
	Aluno:
	Weber Alves de Oliveira
	Curso:
	Sistemas de Informação
Resenha:
Muito Além do Peso (Way Beyond Weight, 2012) – Obesidade, a maior epidemia infantil da história
O documentário de 2013, foi dirigido por Estela Renner, tem produção executiva de Marcoss Nisti, direção de produção de Juliana borges, fotografia de Renata Usaia, Montagem de Jordana Berg e trilha sonora de Luiz Macedo. Encontra-se disponível no youtube, canal “Maria Farinha Filmes” e também no site oficial da campanha “muitoalemdopeso.com.br”. Muito além do peso, é um documentário de aproximadamente 1 hora e 25 minutos de duração, sendo uma reunião de relatos, depoimentos sobre a obesidade. O documentário é carregado de informações importantes, e críticas a respeito da alimentação da sociedade atual, e foca principalmente na alimentação infantil. 
	No início já vemos uma criança obesa que faz birra para conseguir comida industrializada dos pais, é algo assustador, mas apenas uma introdução das cenas que se seguem. Também no começo, um palestrante critica fortemente a cultura alimentar da atual geração, alertando sobre o risco de morte que a obesidade traz, e a diminuição da expectativa de vida causada pela má alimentação. Pode ser observado no filme, alguns pontos importantes sobre o tema da obesidade: as doenças, a publicidade, a rotina dos pais e filhos, o sedentarismo, e alguns mais. Diversos especialistas no decorrer do filme alertam sobre os níveis altíssimos de gordura, açúcar e sal presentes nos alimentos preferidos das crianças, componentes esses que causam diversas doenças como: diabetes, colesterol, pressão, câncer, obesidade e até depressão causada pelo bullyng e exclusão. 
	A publicidade das empresas é forte, onde trazem produtos que chamam a atenção tanto das crianças quanto dos adultos, utilizando personagens, brinquedos, cores, alegando benefícios a saúde, etc. Visando apenas lucrar com a venda de seus produtos, deixando as crianças encantadas e mascarando os efeitos negativos dos mesmos. Os pais mesmo querendo que os filhos se alimentem bem, adotam alimentos industriais, pela rapidez, praticidade, preço, etc. E por deixarem os filhos sozinhos, contribuem também com o sedentarismo, pois para eles é mais seguro a criança dentro de casa, no celular, internet e tv, e do que sair para a rua. Mas fatores como falta de segurança, também tem forte influência nesse aspecto, além do fator financeiro impedir de muitos pais pagaram atividades físicas para os filhos, e de comprar alimentos naturais que podem ser mais caros que os industriais. 
	A obesidade é ligada a diversos fatores, como os citados anteriormente, e também a problemas familiares, a cultura alimentar da sociedade, e também a tecnologia que prende as crianças e os tiras das brincadeiras infantis. Em suma a sociedade contribui para a obesidade, onde até nas campanhas contra a mesma, as empresas alimentícias têm participação. Há um alerta também sobre a falsa ideia de alimentação saudável, com sucos, carnes, polpas e leites que são vistos como naturais, mas na verdade são industrializados. O documentário encerra com a ênfase na importância da educação alimentar, dialogo familiar, e que a participação dos pais é indispensável para reverter o quadro da obesidade infantil. 
	Muito além do peso, é forte, claro e repleto de informações utéis para a sociedade. Traz alertas alarmantes sobre o perigo da obesidade infantil, e a importância de se reverter essa realidade o mais rápido possível. É recomendadíssimo para todos os públicos, pois trata de um problema mundial, e possui também uma fácil compreensão da parte de quem assiste. O alerta foi feito, agora cabe a sociedade refletir e providenciar maneiras de solucionar esse problema, visto que tal problema está como o título diz, além do peso, tem muitas faces e causas.

Outros materiais