Buscar

AULA 2 -2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Origem, prevenção e rastreamento do cÂncer
Junior pereira
2017
ETIOLOGIA
O surgimento depende intensidade e exposição das células ao agente desencadeador da doença.
As causas de lesão genética transformação neoplásica:
Fatores virais
Fatores químicos
Fatores físicos
Fatores genéticos e hereditários 
PREVENÇÃO
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.
O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer.
O objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
(INCA, 2017)
Como prevenir o câncer
Não fume! 
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
Alimentação saudável protege contra o câncer. 
A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.
Fatores ocupacionais
A má qualidade do ar no ambiente de trabalho é um fator importante para o câncer ocupacional. A exposição dos trabalhadores ao ar poluído, durante oito horas por dia, traz riscos para a saúde.
São exemplos de agentes cancerígenos em ambiente de trabalho:
• Amianto encontrado em materiais como telhas e caixas d´água
• Aminas aromáticas, utilizadas como intermediárias na produção de corantes e pigmentos e ou como pigmentos propriamente. São também usadas como intermediárias nas indústrias farmacêutica, química têxtil e fotográfica, na fabricação de borracha e em produtos cosméticos
Fatores ocupacionais
• Agrotóxicos
• Metais como arsênio, berílio, cadmio, cromo e níquel
• Formaldeído, muito utilizado em resinas sintéticas, fenólicas, uréicas e melamínicas nas indústrias de madeiras, papel e celulose; em abrasivos, plásticos, esmaltes sintéticos, tintas e vernizes; na indústria têxtil e de fundição; em adesivos, isolantes elétricos, lonas de freio
• Benzeno, encontrado no óleo cru, na gasolina e na fumaça do cigarro. Utilizado como intermediário na produção de plásticos, resinas e algumas fibras sintéticas, bem como na produção de borrachas, lubrificantes, tintas, detergentes e agrotóxicos
Mantenha o peso corporal adequado.
Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.
Pratique atividades físicas diariamente. 
A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.
Amamente.
O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, deve-se complementar a amamentação com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos. 
As alterações das células do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas. 
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. 
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. 
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 13 anos.
O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, desde 2014, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A vacinação e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.
Fatores de Risco
O termo "risco" é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolver uma doença. Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco.
O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
Vários fatores de risco podem estar envolvidos na origem de uma mesma doença. Estudos mostram, por exemplo, a associação entre álcool, tabaco, e o câncer da cavidade oral.
Nas doenças crônicas, como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de uma exposição única (radiações ionizantes, por exemplo) ou contínua (no caso da radiação solar ou tabagismo) aos fatores de risco. A exposição solar prolongada sem proteção adequada durante a infância pode ser uma das causas do câncer de pele no adulto.
FATORES DE RISCO
Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural.
Os principais fatores de risco para o câncer são:
Tabagismo
Alimentação
Peso corporal
Hábitos sexuais
Fatores ocupacionais
Bebidas alcoólicas
Exposição solar
Radiações
Medicamentos
INCA, 2017.
BIOLOGIA MOLECULAR DO CÂNCER
Oncogenes - Gene supressor de tumor - Gene de reparo do DNA
Carcinogênese: Iniciação  Promoção  Progressão
Metástase
 Perda de coesão (cadeína), motilidade, ação sobre a matriz (metaloproteinases).
 Angiogenese
 Disseminação: por implante  Via linfohematogênica, por contiguidade. (Vídeo)
ATENÇÃO A SAÚDE
Primaria – Promoção a saúde – educação, saneamento, vacinação, aconselhamento genético.
Secundária – Diagnostico por investigação e rastreamento.
Terciário – tratamento especializado, QT, RXT, cirurgia, imunoterapia, hormonioterapia. Demais especialidades.
Quaternária – reabilitação e recuperação de sequelas, reinserção à sociedade e família. Equipe multidisciplinar!
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
1. Liste as principais barreiras para a detecção do câncer de mama e para cada barreira, crie uma solução.
2. Crie um plano de atenção a saúde nas esferas primária, secundária, terciária e quaternária, de acordo com o tipo de neoplasia.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando